ERC – Rally Sata Açores 2014 (antevisão). Açores recebe cartaz de luxo, com candidatos portugueses.


O Europeu de ralis está de volta à estrada, com a 5ª prova do campeonato a ser em terras lusas, com a realização de um dos mais belos ralis do mundo, o Sata Açores, que oferece belas paisagens a quem se dirigir à ilha de S. Miguel, ou a quem assistir em directo às transmissões da Eurosport, principal promotor deste campeonato.
À partida para esta espectacular prova, temos um bom cartaz de inscritos, capaz de proporcionar uma grande luta pela vitória. Claro que neste lote incluímos a boa lista de pilotos portugueses presentes nos Açores, com boas máquinas e com capacidade para rodar entre os mais rápidos.
Entre a armada que de forma regular se apresenta nas provas do ERC, o grande destaque vai para a ausência dos pilotos da Skoda Oficial, Esapekka Lappi (FIN), actual líder do campeonato e Sepp Wiegand (ALE), na prova portuguesa. Lappi que tem dominado o campeonato, aproveita a boa vantagem que dispõe para a concorrência, para de certo modo fazer uma contenção de custos, não estando assim inscrito.
Mas o interesse da prova não irá de todo ficar afectado por esta ausência, pois CRAIG BREEN e KEVIN ABBRING, ambos da equipa PEUGEOT RALLY ACADEMY, marcam presença com o novíssimo PEUGEOT 208 T16, o que suscita sempre muito interesse em volta da marca francesa. Quem ainda não se estreará ao volante da moderna montada da Peugeot é B. Magalhães, a cumprir a sua segunda prova, do seu programa de 6 que tem previstas para esta temporada, e volta a fazê-lo ao volante do habitual 207 S2000. Teoricamente poderá ter desvantagens face à concorrência, que possuem montadas bem mais modernas, ainda assim B. Magalhães pelo conhecimento que tem deste rali e pela experiência, onde já venceu por duas ocasiões em 2008 e 2010, curiosamente ambas ao volante do mesmo modelo da Peugeot com que se apresenta na edição de 2014.
Vasily Gryazin ao volante de um Fiesta S2000, actual 4º no campeonato, Kajetan Kajetanowicz (Fiesta R5), 5º no campeonato, Jaroslav Orsák (Skoda Fabia S2000), Robert Consani (Peugeot 207 S2000), Giacomo Costenaro (Peugeot 207 S2000), Jean-Michel Raoux (Skoda Fabia S2000) e Antonin Tlustak (Skoda Fabia S2000) são outros dos pilotos internacionais que decerto andarão entre os mais rápidos.
Todos eles vão ainda assim ter que se bater com a armada de pilotos portugueses, que está muito bem representada e irá ser um osso duro de roer para os habituais presentes no ERC. Ricardo Moura a estrear a sua nova “máquina”, o Fiesta R5 comprado recentemente à M-Sport, a correr em casa, será sempre um piloto a ter em conta, ainda que a falta de experiência ao volante do Ford possa ser um entrave a um bom lugar na geral. Se R. Moura tem pouco conhecimento sobre o Fiesta, já B.Sousa tem que chegue para ser um sério candidato à vitória final.  O piloto madeirense apresenta-se nos Açores ao volante do habitual Fiesta RRC, e será decerto um piloto a ter em conta na discussão da vitória no rali. Pedro Meireles actual líder do campeonato nacional de ralis, aparece nos Açores mais motivado do que nunca, pois esta temporada tudo tem corrido a seu favor. A verdade é que o piloto minhoto já não necessita dos azares alheios para vencer face a Moura e companhia. Tem agora uma boa oportunidade de se mostrar perante pilotos internacionais, e fazer valer toda a motivação num bom resultado. J. Barros e D. Salvi também estarão no rali açoriano, nos habituais Fiesta R5, ambos com objectivos diferentes. Se Barros ambiciona um lugar de destaque entre o top10, Salvi, irá continuar o seu processo de aprendizagem neste mundo difícil que é os ralis.
Adruzilo Lopes em Subaru Impreza R4 e Ricardo Teodósio em Mitsubishi Lancer EVO IX, também são os portugueses em destaque à partida do rali.
Confira aqui toda a lista de inscritos completa:

Horário:
Dia1 15 de Maio:
SS 1 VILA FRANCA SÃO BRÁS -1  12,10km   – 16.49h
SS 2 COROA DA MATA                    8,22km    –  17:28h
SSS 3 GRUPO MARQUES -1            3,45km    – 18:12h
Dia2 16 de Maio:
SS 4 BATALHA GOLFE -1                    7,82km – 9:48h
SS 5 FETEIRAS -1                              7,46km  – 10:34h
SS 6 SETE CIDADES -1                   23,90km – 11:07h (directo Eurosport)
SS 7 LAGOA MEO -1                         7,38km  – 12:24h
SS 8 BATALHA GOLFE -2                 7,82km –  15:48h
SS 9 FETEIRAS -2                             7,46km –  16:34h
SS 10 SETE CIDADES -2                23,90km  – 17:07h (directo Eurosport)
SS 11 LAGOA MEO -2                       7,38km – 18:24h
Dia3 17 de Maio:
SS 12 GRAMINHAIS -1                     20,80km – 10:08h
SS 13 TRONQUEIRA -1                     21,30km – 11:07h (directo Eurosport)
SSS 14 GRUPO MARQUES -2            3,45km – 12:41h
SS 15 VILA FRANCA SÃO BRÁS -2   12,10km – 15:16h
SS 16 GRAMINHAIS -2                       20,80km – 16:08h
SS 17 TRONQUEIRA -2                      21,30km – 17:07h (directo Eurosport)

Ficam portanto as primeiras impressões do Rally Sata Açores 2014, aguardado com muita expectativa pelos pilotos portugueses, numa batalha que promete ser das melhores dos últimos anos entre portugueses, pois o cartaz é de luxo, e as expectativas são de facto as melhores. Nós deste lado, acompanharemos tudo a par e passo, com informações e com os resumos no final de cada dia de prova, com todas as incidências deste tão aguardada rally.
Fique atento ao nosso facebook e ao nosso blogue, “Chicane Desportos Motorizados”, com notícias de tudo o que se passar no mundo dos “motores”.
Até lá…direita média mais passa a fundo e …if in doubt flat out!!!
Fotos:
google.pt
Carlos Mota

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.