WTCC: Macau – Lopez implacável na 1ª e o enorme azar de Monteiro na 2ª.

Corrida 1

Foto: XPB Images
Foto: XPB Images

Lopez sentiu a liderança ameaçada logo no inicio por Michelisz, que teve uma largada excelente, mas rapidamente o argentino recuperou o 1º lugar de onde nunca mais sairia. Michelisz aguentou Loeb atrás de si e Muller com uma largada horrível, viu passar os Honda como flechas.

Tarquini, mesmo doente, defendia-se bem de um Monteiro agressivo que nunca lhe deu descanso. No final da primeira volta Lopez seguia em frente com Michelisz em 2º, precedido de Loeb, Tarquini, Monteiro e Muller.

A meio da corrida, Loeb cometeu um erro na curva 5 tentando passar Michelisz, o que o fez perder a sua posição para Tarquini e Monteiro. Enquanto esta luta acontecia, Lopez ia cavando o fosso para o 2º lugar. A partir do erro de Loeb, Michelisz ficou com o 2º lugar assegurado e Monteiro atacou forte Tarquini, que não lhe facilitou a vida, ficando o italiano com o 3º lugar no final. Muller ficou em 5º e Loeb em 6º. Muller fez uma corrida muito estranha, muito fora de ritmo e pouco combativo, embora tenha se defendido o suficiente de Loeb.

Lopez mostrou muita qualidade, sendo a sua primeira vez a em Macau. Fez a pole, liderou do inicio ao fim a corrida e foi o justo vencedor. Michelisz com o 2º, mostrou que continua a ser melhor que os Honda de fábrica, o que fica muito mal à marca.

Monteiro fez uma excelente corrida. Defendeu-se muito bem dos Citroen, livrou-se da pressão dos franceses e atacou Tarquini o máximo que pôde.  É assim que gostamos de Monteiro e mostrou que é um piloto de topo.

Destaque para o acidente de Benanni que “apanhou” com piloto convidado e com pouca experiencia, que na tentativa de facilitar a passagem dos carros mais rápidos, saiu da trajectória normal e colocou-se no caminho de Benanni provocando um acidente que podia ter tido consequências bem piores. Ainda assim Benanni pagou a factura e não pôde participar na corrida 2.

Classificação corrida 1:

Lopez

foto: XPB Images
foto: XPB Images

Michelisz

Tarquini

Monteiro

Muller

Loeb

Coronel

Ma

 

 

Corrida 2

foto: XPB Images
foto: XPB Images

Não há palavras para descrever a desilusão. Monteiro com um arranque fenomenal, agarrou a 1ª posição e foi pressionado por Huff e Muller que fez uma recuperação espantosa de 7º para 3º. Até à ultima volta Monteiro segurou com classe a liderança,defendendo-se de Huff e cavando um fosso de mais de 2 segundos para o britânico, que passou a contar com a pressão de Muller. Mas um erro de Ma a 2 voltas do fim, obrigou a entrada do Safety Car e levou à adição de mais uma volta à corrida. Foi na entrada para a última volta que o Honda resolveu estragar a festa mais que merecida de Monteiro. A direcção começou a ter problemas e fez o português perder muitas posições. Uma injustiça do tamanho do mundo. Monteiro foi espectacular durante as duas corridas, mas o azar voltou em grande e pregou uma enorme partida ao português. A vitória quase garantida de Monteiro tornou-se num 16º e confirmou a perda do 4º lugar para Michelisz na geral do campeonato. Demasiado injusto. Ainda assim uma prestação excelente do português.

 

Huff fez o “milagre” de aguentar Muller e conseguir a vitória para a Lada, algo que ninguém esperaria. Huff consegue assim a 7ª vitória em Macau. Fantástico.

Hugo Valente conseguiu fechar o pódio. Depois de um inicio mau e de muitos erros, conseguiu recuperar e subir ao pódio.

Destaque para a desistência de Tarquini que não conseguiu fazer a 2ª corrida por estar doente e sem condições para lutar.

 

Classificação da 2ª corrida:

Huff

foto: XPB images
foto: XPB images

Muller

Valente

Michelisz

Lopez

Loeb

Chilton

Coronel

 

O desporto motorizado é mesmo assim. Huff mereceu a vitória pelo que fez para aguentar Muller, mas Monteiro dominou toda a 2ª corrida e se não fosse a falha na direcção, estaríamos a falar de uma vitória lusa. Mas Monteiro esteve em grande e merece o nosso aplauso. Macau é mesmo isto. O circuito mais difícil do mundo proporciona também as corridas mais emocionantes. Este ano não foi excepção.

 

Fábio Mendes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.