Pódio do Fim de Semana

Enquanto nos centros comerciais já se fazem filas para as compras de Natal ou se fala do confronto entre Ronaldo e Messi, os fãs, os aficionados do desporto motorizado tiveram mais um fim de semana espectacular, com lutas “no braço”, roda com roda. Ogier venceu o Rally de Gales e em Macau o fim de semana passou a voar… literalmente para o piloto de F3 que ficou em cima das barreiras de protecção. Mais palavras para quê? O nosso Pódio do Fim de Semana:

#1 Anthony Davidson & Sébastien Buemi (Toyota)

foto:Richard Washbrooke - AdrenalMedia.com
foto:Richard Washbrooke – AdrenalMedia.com

Os dois Campeões do Mundial de Endurance! Os pilotos da Toyota conseguiram bater os homens da sempre candidata Audi e da nova rival, Porsche. Se em 2013 a Audi venceu o campeonato de pilotos e o de construtores, em 2014 a Toyota deu uma coça na concorrência. Davidson e Buemi venceram 5 das 7 provas já disputadas no WEC… é de valor!

Os dois pilotos são conhecidos dos fãs de Fórmula 1: Davidson foi piloto da Bar-Honda, da Super Aguri e piloto de testes da Mercedes e da Brwan; Buemi é ainda piloto de testes da Red Bull, juntamente com António Félix da Costa e foi piloto da Toro Rosso até 2011. São agora os novos Campeões Mundiais de Endurance, mesmo terminando em 11º lugar na corrida deste fim de semana, as 6h do Bahrain, onde o seu Toyota TS 040 – Hybrid ficou a 18 voltas dos vencedores, também da Toyota, Wurz/Sarrazin/Conway.

#2 Sébastien Ogier

foto: Volkswagen Motorsport
foto: Volkswagen Motorsport

O campeonato ainda esteve em lume brando, mas a capacidade que este senhor tem de conseguir ganhar ralis nas últimas etapas é fenomenal. O Rally de Gales nem foi tão difícil de vencer como alguns este ano: terminou com 37.6s de vantagem para Hirvonen, com apenas 4 especiais ganhas.

Sim, Ogier tem o melhor carro da temporada, sim, o seu colega de equipa, Latvala, de vez em quando facilita o trabalho do francês, como foi o caso em Gales, mas ainda assim o piloto já deu provas suficientes de ser um dos melhores pilotos de rali. Pode secar tudo à sua volta, mas é eficiente e o que a marca quer são títulos e isso Ogier sabe dar.

# Rob Huff

foto: XPB Images
foto: XPB Images

O piloto da Lada, no WTCC, venceu a corrida 2 de Macau, com um bocadinho de sorte à mistura, já que Tiago Monteiro seguia à sua frente mas teve problemas de direcção e perdeu várias posições. Ainda assim, o britânico não deixou passar Müller com o ultra-competitivo Citroën. Foi tal a proeza, que merece destaque neste fim de semana de corridas.

Huff conseguiu a segunda vitória este ano, depois de ter ganho a corrida 2 de Pequim. A Lada tem muito a agradecer ao piloto britânico, já que conseguiu terminar a época no 10º lugar. Os outros dois pilotos da Lada terminaram na 15ª e 16ª posição, o que diz muito do esforço de Huff esta época.

Drive Through – Honda WTCC

Motor Racing - WTCC - Rounds 23 and 24 - Macau, China
foto:XPB images

É uma pena quando as equipas não conseguem capitalizar os bons pilotos que contratam, este é o caso da equipa Honda no WTCC e a última corrida do ano foi mais uma prova. Não escrevemos isso por um dos pilotos ser apenas um dos melhores pilotos portugueses da actualidade, mas dizemos isso porque ficamos mesmo muito irritados com os problemas  que atingem Tiago Monteiro em quase todas as corridas.

O caso não é para menos: o melhor piloto não-Citroën no campeonato mundial, durante toda a época, não foi aquele que terminou em 4º, depois dos 3 Citroën. Quem terminou em 4º foi um privado, com o mesmo modelo de carro do português, Norbert Michelisz. Ou seja, o que andam a fazer os engenheiros da equipa Honda? Será que se esqueceram de tudo o que aprenderam até agora? Ou os melhores escaparam para as outras equipas?

Se tudo correr bem e forem confirmadas as entradas previstas da Alfa Romeo e da Volvo no campeonato, a Honda a continuar assim, passará de equipa a lutar pelo campeonato a equipa a lutar pelo meio da tabela. Com dois experientes pilotos.

Veremos se os responsáveis pela equipa aprendem a lição e preparam um carro competitivo o suficiente para 2015.

Pedro Mendes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.