Top 10: os carros mais bonitos de F1.

A escolha é sempre difícil e depende dos gostos de cada um. Muitos foram os carros que foram equacionados para esta lista, mas que tiveram de ser retirados por só caberem os 10 que mais nos fazem arrepiar. Foram máquinas rápidas em pista, mas que deixaram uma marca indelével na memoria de quem os viu e quem os vê.

#10. Ferrari F2004

f2004-ferrari-2004-schu
foto in: f1technical.com

Um Ferrari é sempre um Ferrari. Os carros vermelhos do “Cavallino Rampante” fazem parte da história da F1 desde os primórdios da modalidade. De todos os modelos um destacou-se como um dos melhores de sempre. O F2004 foi uma máquina imparável e foi dos carros de F1 mais bem sucedidos de sempre. Com o “Barão Vermelho” M. Schumacher e “Rubinho” Barrichello ao volante, o F2004 não deu hipóteses a ninguém. Foram 15 as vitórias conquistadas nesta máquina que poucas evoluções sofreu para o ano seguinte. A prova que a performance normalmente acompanha a beleza.

 

 

 

#9 Williams FW14

Nigel Mansell Williams FW14B 01_03
foto in: enterf1.com

Neste género de top é sempre muito provável encontrar um Williams. Qualquer um dos Williams BMW poderia estar aqui,e mesmo nos anos 80 a equipa conseguiu fazer carros bem apelativos. O mais recente exemplo disso é o Williams Martini racing de 2014 que, não fosse o nariz mal arranjado, poderia facilmente estar nos 3 mais bonitos. Mas como temos de ser selectivos, escolhemos um que para além de bonito é importante para a história da equipa. O FW14 foi o percursor do reinado do início dos anos 90 da equipa. Na altura eram Mansell e Patrese os pilotos. Mansell só venceu com o modelo FW14B de 92 o campeonato, pois em 91 um tal de Ayrton Senna ainda dominava as pistas. Mas foi graças a este carro que a hegemonia da Williams se iniciou.

 

 

#8 McLaren MP4/14

http://www.autogaleria.hu
foto in: autogaleria.hu

A McLaren é uma das equipas com mais história da F1 e essa história foi sempre feita de carros bons e de pilotos excelentes, nem sempre combinados na mesma altura, infelizmente. São vários os grandes pilotos que passaram pela equipa mas que não tiveram uma máquina à altura da sua qualidade. A McLaren sempre conseguiu tornar os seu carros nos mais apetecíveis do grid. O MP4/14 é um dos casos onde o talento do piloto se aliou à qualidade do monolugar. Mikka Hakkinen conquistou o seu bi-campeonato ao volante desta máquina, tendo como companheiro de equipa David Coultard. São 7 vitórias no currículo desta beleza. Um piloto excelente e uma máquina bonita. A McLaren devia ter feito mais vezes isto.

 

 

#7 Ferrari F138

-_13_-_Italian_F1_Open-wheel_car_-_Ferrari_-_monoposto_-_Alonso_su_Ferrari_F138
foto in: wikimedia.org

O último dos V8 da Scuderia não foi o suficiente para chegar a Vettel e ao seu ultra rápido Red Bull. Mas ainda assim, depois de vários anos com carros com pouca performance e pouca “pinta”, a Ferrari resolveu tratar da parte “estética”. O F138 de Fernando Alonso e Felipe Massa poderia ter sido um dos melhores de 2013, mas a sua evolução foi penosa e lenta. Os resultados não surgiram e um cada vez mais frustrado Alonso continuou a levar o carro onde teoricamente não mereceria estar. Neste top merece e não precisa das mãos mágicas de Alonso para tal.

 

 

#6 Brabham BT45

John Watson ((GB), Martini Racing BT45. 1977
foto in:favcars.com

Este poderá causar alguma celeuma, pois acreditamos que não é fácil gostar deste carro. O BT45 não tem linhas fluídas e nem sequer teve muito sucesso no seu tempo. Mas o carro tem um pouco de nave espacial, que o colocava num patamar à parte no seu tempo.Ficamos indecisos entre este e o BT52 para representar a Brabham, mas optamos por este, usando um pouco da filosofia “hipster” na escolha. Podem não concordar mas o carro quanto a nós tem muita pinta. E é um Martini Racing e o motor é Alfa Romeo. Só isso chega não?

 

 

 

#5 McLaren MP4/26

changhai-f1-wallpaper-2011-13
foto in: f1-site.com

2011 foi último ano onde a McLaren foi de facto competitiva. O domínio Red Bull não foi interrompido nesse ano devido à falta de fiabilidade do carro da equipa de Woking, pois ao nivel da velocidade, o MP4/26 tinha “cabedal” mais que suficiente para os Bull´s. Nessa época, Button estava em grande, Hamilton não esteve ao nível do companheiro de equipa mas também não teve a sorte do seu lado. Mas quando um carro não é fiável não há velocidade que o valha. Podia ter sido um ano em grande para a McLaren. Desde aí foi sempre a descer. A única coisa positiva quando o carro parava com problemas é que se podia ver com mais facilidade a beleza das linhas. E o prateado fica-lhe tão bem.

 

 

#4 BAR Honda 006

Jenson_Button_2005_Canada
foto in: wikimedia.org

Somos fãs dos BAR. Tirando o 1º, que realmente não tinha um esquema de cores que o favorecesse, todos os outros eram bonitos, mas este 006 tem algo de especial. Foi neste carro que a equipa conseguiu o melhor desempenho, com Jenson Button a conseguir o 3º lugar no campeonato de pilotos e a BAR a fazer 2º no campeonato de construtores, numa época em que só quando a Ferrari não ganhava se fazia noticia. O branco com laivos de vermelhos a fazer lembrar outros tempos dão-lhe um apelo especial. E naquela época ser o melhor a seguir aos Ferrari já é só por si um prémio.

 

 

#3 Lotus 98T

lotus98t
foto in: areadeescape.wordpress.com

Este é… Especial. A cor preta, com amarelo do John Player Special, com o amarelo do capacete de Senna faz arrepiar os fãs ainda hoje. Não foi o mais fiável dos carros, mas é provavelmente aquele que todos se lembram quando se mistura Senna e Lotus. Há carros que não precisam de muita descrição. Apenas precisam de ser admirados. Este é um deles.

 

 

 

#2 Eagle T1G

Eagle-T1-G-Weslake_2
foto in: ultimatecarpage.com

Este provavelmente será pouco conhecido. Da equipa americana Eagle, que competiu de 66 a 69, conseguindo nesse período 2 pódios, um dos quais contando como vitória. Será provavelmente o carro com menos história para contar de todos desta lista, pela passagem efémera da equipa pela modalidade, mas tínhamos de escolher um carro daquela época para este top e este parece ser um digno representante. De referir que pelos Eagle passaram Phil Hill e Bruce McLaren.

 

 

 

#1 McLaren MP4/6

3gEQFYo
foto in: redditweekly.com

Não queríamos abusar dos McLaren, mas este tinha de estar aqui. Por ser, quanto a nós, o mais bonito e por representar um pedaço da história da F1 que deverá ser para sempre lembrado. Naquela altura a McLaren dominava e a luta Prost vs Senna fez vibrar milhões. Foi um dos duelos mais quentes de sempre, com dois enormes pilotos a lutarem pela glória como se calhar mais ninguém o fez. As suas armas seriam os magníficos monolugares branco e vermelho, que muitos de nós recordam ainda com saudade. É inevitável desligar a beleza do simbolismo dos carros e como se pode ver por esta lista quase todos os carros estão associados a grandes feitos. Mas este fica associado a um pedaço de história. O último carro em que o grande Senna foi campeão. Só por isso merece ser 1º.

 

 

Fábio Mendes

Anúncios

Um pensamento sobre “Top 10: os carros mais bonitos de F1.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.