Top 10: os melhores pilotos de rally de todos os tempos

A história dos ralis está recheada de grandes momentos, protagonizados por grandes pilotos, carregados de talento, com conduções diferentes, com diferentes estilos tanto dentro como fora dos carros de competição. Vários deles ficaram para todo o sempre relembrados, uns pelos seus feitos ou títulos conquistados, outros mais pela mística e pelas boas recordações que nos deixaram para todo o sempre. Mas há sempre aqueles nos marcaram mais,que marcaram uma era ou mesmo toda a história dos ralis. É desses que falamos hoje, o nosso top 10 dos melhores pilotos de rally de todos os tempos começa agora:

#10 Henri Toivonen1985 Sam Remo Lancia 037 Rallye Henri Toivonen (1)

É o único da nossa lista a não fazer parte dos consagrados como campeão do mundo de ralis, mas tem lugar não só no nosso “top” como um lugar especial nos nossos corações. Henri Toivonen foi um dos primeiros e míticos “finlandeses voadores”. Com um estilo de condução inconfundível e arrojado, o piloto que se notabilizou na Lancia marcou uma geração épica dos ralis, domando quase como ninguém os monstros do Grupo B, fazendo célebres exibições ao volante do épico Lancia Delta S4, como por exemplo no Rally de Portugal de 1986, onde rodou no circuito do Estoril na habitual volta de treinos que antecedia o rally português, realizando um tempo que lhe daria o 6º lugar da grelha no GP de Portugal de F1 nesse mesmo ano. Henri acabaria por perder a vida nesse mesmo ano no Rally da Córsega, quando liderava a prova, num acidente fatal que ditou também o fim da era dos carros do Grupo B. Toivonen partiu sem ter conquistado um título mundial, mas foi sem dúvida uma referência a todos os níveis, e aqui para nós, foi o melhor piloto que alguma vez conduziu os “monstros do Grupo B.

#9 Richard Burns2000tapburns02  #####

O piloto britânico sagrou-se campeão do mundo em 2001 depois de já ter conquistado dois vice-campeonatos. Era daqueles pilotos de quem facilmente gostávamos, pois o seu estilo de condução era simplesmente contagiante num misto de irreverência com algum autocontrole. Burns era um piloto inteligente na forma como geria os ralis, escolhendo os momentos certos para atacar. Numa carreira com 104 provas, venceu 10 ralis e conquistou um título mundial. Há quem diga que o britânico caminhava para o segundo ceptro mundial, que poderia conquistar em casa no ano de 2003, quando dias antes do inicio da prova, lhe é detectado um tumor cerebral que acabaria por ser fatal para o piloto, falecendo exactamente dois anos mais tarde. Para sempre e de forma inesquecível, estará sempre entre nós.

#8 Tommi Mäkinenmitsubishi-lancer-evolution-5-tommi-makinen

O senhor irreverente. Portador de uma condução agressiva, mas sempre muito eficaz, Mäkinen deu continuidade à bela lenda dos Finlandeses Voadores, de tal maneira que marcou para todo o sempre o final do seculo XX, onde dominou de 1996 a 1999, vencendo quatro campeonatos consecutivos, todos eles pela Mitsubishi. Tommi Mäkinen será para sempre um nome incontornável dos ralis, mais do que um piloto é uma lenda.

#7 Ari Vatanenacropole 81

Outro piloto mítico pelo belo domínio dos carros do Grupo B, onde se notabilizou na Peugeot, ao volante do 205 T16. Ainda assim foi ao volante de um Ford Escort RS1800 que em 1981 se sagrou campeão do mundo de ralis. Em 1985, a sua carreira iria dar uma volta de 180º, quando após um grave acidente no Rally da Argentina, o piloto finlandês esteve entre a vida e a morte. Daí em diante nada mais voltou a ser igual. Os números deste piloto versátil,são elucidativos da sua qualidade: 101 ralis, 10 vitórias e 27 pódios, além de várias participações no Paris-Dakar, bem como na mítica subida em Pikes Peak, onde também venceu. Mais um finlandês que sabia voar, foi o nosso nº 7.

#6 Walter RohrlRohrl

Este piloto era um perfeccionista por natureza, não deixava nada ao acaso e isso mesmo lhe valeu dois títulos mundiais. Portador de uma condução suave, tendo em conta os carros da altura, Rohrl ousou na altura bater os poderosos Audi, levando o Fiat 131 Abarth em 1980 e o Opel Ascona em 1982 ao título nesses mesmos anos. Foram 14 vitórias em 74 ralis e 31 pódios, os números de um senhor, que será para sempre o “senhor Rally”.

# 5 Markku Alen9a69b248

Mais um finlandês a marcar presença na nossa lista dos dez mais e outro que também não conquistou o título mundial de pilotos. Alen foi coroado como campeão do mundo mas apenas por 11 dias, pois a Peugeot protestou à FIA, tendo lhe sido dado razão, o que  fez com que o piloto da Lancia perdesse o título, já após o final do campeonato. Ainda assim é um nome que merece este destaque, pois a forma como pilotava, a sua rapidez a as inúmeras vitórias fazem dele, sem dúvida, um dos melhores de todos os tempos. Mais um rei sem coroa que guarda para eternidade 19 vitórias e 56 pódios no mundial de ralis.

# 4 Carlos SainzCarlos Sainz 1

Carlos Sainz foi sem dúvida dos mais carismáticos pilotos de todos os tempos, que marcou toda a sua geração não só pela forma sublime como conduzia, mas também pela forma sempre simpática como se apresentava fora dos troços de rally. Uma figura que fará sempre parte dos melhores vídeos desta vertente de desporto motorizado, pois a sua condução era simplesmente espectacular e eficaz, como provam os dois títulos mundiais em 1990 e 1992, vencendo 26 provas ao longo da sua carreira. Sem mais demoras, senhoras e senhores Carlos Sainz é o nosso 4º da lista.

# 3 Juha Kankkunenimages

E como os finlandeses são de facto voadores nesta área, sai da cartola para o 3º posto do nosso top mais um: Juha Kankkunen, pois claro. Uma carreira recheada de grandes momentos, grandes vitórias e belas imagens. A este finlandês nada faltou para ser hoje uma lenda dos ralis. Foram 4 campeonatos do mundo conquistados, em 161 ralis disputados contando com 23 vitórias, 75 pódios e 700 vitórias em especiais cronometradas. O senhor do “bigode” será sempre um histórico e nós nunca, jamais, em circunstancia alguma, o poderíamos esquecer. Foi o nosso nº3.

# 2 Colin McRaeColin McRae 2002-  Ford Focus - Action

O nosso nº2 vai para… o senhor “flat out”, Colin McRae claro está. Foi sem dúvida um dos maiores ícones do desporto mundial, fazendo magia ao volante de carros de rally. Conhecido pela sua irreverente condução, onde a forma de controlar uma prova era…atacar, pois claro! O seu nome para sempre ficará conhecido, até pelos menos entendidos na matéria. Colin McRae será sempre o nome de um campeão recordado por todos com uma imensa saudade. Campeão do mundo em 1995, Colin venceu ao longo da sua carreira 25 provas e conquistou 42 pódios, além do muito espetáculo que durante anos o britânico ofereceu aos fãs de rally. Obrigado por teres existido!

# 1 Sebastien Loebimages (1)

Senhoras e senhores, meninos e meninas, abram alas ao melhor de todos os tempos, o nosso nº 1…Sebastien Loeb! O francês simplesmente pulverizou em vitórias a sua era nos ralis, vencendo tudo e todos que se opuseram ao seu domínio, carimbando 9 títulos mundiais consecutivos (de 2004 a 2012), batendo todos os records que se possam imaginar. O francês simplesmente não deixou nada para ninguém e os seus números bem o provam, em 167 ralis disputados, venceu 78, conseguindo 116 pódios e vencendo 899 especiais cronometradas ao longo de 14 anos no WRC. Agora já podem fechar a boca e aplaudir de pé ao melhor de todos os tempos, Sebastien Loeb.

Carlos Mota

Anúncios

16 pensamentos sobre “Top 10: os melhores pilotos de rally de todos os tempos

  1. Carlos Sainz ganhou 2 titulos e perdeu outros 2 de forma incrível ! Ele foi muito importante no desenvolvimento do Toyota, Subaru e recentemente da VW, ele deveria ser o #2 dessa lista sem duvidas.

    Gostar

  2. A Loebmania não para de me surpreender… lol

    Ser “pluri-campeão” numa década atípica do mundial de ralis com o melhor carro, na melhor equipa, e com pouca oposição “é fácil”, já participar durante quase trinta anos no mundial de ralis, guiar para sete marcas distintas e ser penta-campeão ao serviço de três delas defrontando os melhores pilotos durante esse período ( Waldegard, Mikkola, Blomqvist, Salonen, Alen, Mouton, Darniche, Ragnotti, Rohrl, Vatanen, Toivonen, Bettega, Biasion, Auriol, Sainz, Delecour, Mcrae, Eriksson, Makkinen, Liatti, Burns, Gronholm, Solberg, Martin) isso para mim é que é de dar valor!

    KKK é o verdadeiro rei dos ralis!

    Gostar

    1. Caro Hugo, mais uma vez reafirmamos a parcialidade deste top. Por certo deverá entender que nem sempre cabem todos os pilotos que queremos. Mas não passa apenas de expormos a nossa opinião à vossa critica e assim podermos relembrar outros pilotos. Mas como deverá saber, Loeb já mostrou qualidade no WRC, defendendo-se de um Hirvonen em grande forma por exemplo. Loeb e detentor do record de Pike Peaks. Mostrou qualidade nos Gt´s e este ano no WTCC. Não querendo menosprezar os pilotos que muito bem indicou, não devemos menosprezar também o talento de Loeb.

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Gostar

    1. Caro Soares, de facto agora a concorrência no WRC é menor. É um mal que atinge esta modalidade mas que acreditamos possa mudar em breve com a entrada de novas equipas. Mas mesmo assim não se deve pensar que o que Loeb atingiu tem menos valor por isso. Ser o melhor 9 vezes não é para qualquer um.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Gostar

  3. para min sem duvida alguma, quem deveria estar ai entre os 10+ seria a magnifica Michele Mouton , tb muito importante no rally , presente também em Pikes Peaks , com viaturas indomaveis, nao tao controladas como as de hoje. de qualquer maneira as de hoje em dia tambem e necessário um bom kit unhas para as agarrar 🙂

    Liked by 1 person

  4. Mas que bela lista!! Realmente Sebastian Loeb foi o maior de todos e na minha opinião o maior piloto entre todas as categorias em sua era, superando fácil os pilotos de F-1! Bela lembrança de Henri Toivonnen também e o espetacular Grupo B!

    Gostar

  5. Só acompanho o wrc desde a década de 90. Tommi Makkinen foi de longe o que mais me impressionou. Ganhou em todas as superfícies, aliando rapidez com consistência e discutindo as vitórias com outros grandes campeões ( CM, CS, KKK, RB, DA) 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.