F1 – Análise da época até agora: Williams

Continuando com a análise de meio da época, hoje vamos abordar a Williams.

Williams: A desilusão de 2015

foto: Williams
foto: Williams

Já andamos a torcer há tanto tempo para que a Williams mostre mais do que tem feito até agora, que já nos doem os dedos. Mas pelos vistos é em vão. A equipa britânica prometeu muito em 2014, foram a equipa que mais evoluiu em relação a 2013 e na segunda metade da época marcaram mais pontos do que qualquer outra equipa, excepto obviamente a Mercedes, que estava numa liga aparte. Em 2015 esperava-se que a evolução trouxesse ainda mais e que a Williams conseguisse ameaçar verdadeiramente a Mercedes. Tal não aconteceu e para piorar, viram a Ferrari ficar com o lugar que deveria ser deles. A incapacidade de colocar temperatura nos pneus foi o principal handicap no inicio de 2015 e foram dados bons passos para resolver a situação, mas a equipa continua a falhar ao nível estratégico, com algumas decisões no mínimo duvidosas e que custaram muitos pontos e pódios.  É complicado quando a equipa se dificulta a própria tarefa de melhorar.

O carro do ano passado parecia ter mais potencial que o deste ano. Pelos vistos o novo nariz prejudicou muito a eficiência aerodinâmica e este ano a supremacia em velocidade em recta não se faz sentir tanto. É uma pena que a equipa não esteja a capitalizar o bom motor que tem e a boa dupla de pilotos. Silverstone mostrou que a Williams ainda pode ter uma palavra a dizer em 2015, pois aí foram rápidos o suficiente para segurar os Mercedes e se não fosse a chuva e um erro nos tempos de entrada na Box e talvez a história fosse outra. No entanto é preciso colocar esse potencial em pista.

foto: facebook Williams
foto: facebook Williams

Valtteri Bottas tem estado ao seu nível. Piloto frio, muito regular e que raramente falha. No entanto quando é preciso arriscar e atacar também o consegue fazer e bem. É uma combinação que pode render títulos num carro mais competitivo. Bottas sabe disso e quer dar esse salto. A constante associação do seu nome à Ferrari é sinal disso. Bottas parece que está de saída da Williams e se Raikkonen sair da Ferrari, será o seu natural sucessor.  Enquanto o futuro não se decide continua a trazer pontos para casa e mesmo com uma corrida a menos já é 4º no campeonato. Terá de ter cuidado pois a lesão que teve na primeira corrida que lhe afectou a zona lombar terá efeitos durante toda a carreira e o piloto já admitiu que terá de fazer exercícios específicos até ao final da carreira para evitar complicações. Será que isso poderá colocar travão no interesse das equipas? Uma coisa é certa, não é um piloto espectacular e tende a ser tão discreto dentro como fora de pista. Mas que tem qualidade para ser campeão isso não há dúvida.

 

Foto: Williams
Foto: Williams

Felipe Massa voltou ao que era. Rápido, constante, traz a dose de experiência que a equipa precisa. A luta com o seu colega de equipa tem sido equilibrada e está apenas a 3 pontos de Bottas… com mais uma corrida. Massa é bom piloto não há duvida disso, mas falta-lhe algo. Algo que perdeu naquele acidente em Hungaroring. É rápido, tem capacidade para fazer melhor mas o seu tempo também começa a esgotar-se na F1. Ainda é muito útil à equipa e basta ver o que ele tem feito nos últimos tempos. Mas já não parece ter capacidade para sacar um coelho da cartola e fazer algo que faça a diferença. Bottas consegue isso. No entanto acreditamos que ainda vamos ver muita coisa boa de Massa este ano. A Williams está satisfeita com o desempenho do piloto e segundo os ultimos relatos, o piloto superou as expectativas. Mais uma vez, Massa tem estado bem, mas se calhar somos exigentes em demasia… Continuamos a achar que tem capacidade para fazer melhor. Mas por enquanto está de parabéns.

 

Comparativo Bottas vs Massa

foto: Williams
foto: Williams

Corrida: 5 – 4

Qualificação: 4 -6

 

Valtteri Bottas: 77 pontos, 4º lugar

Nota 8

 

Felipe Massa: 74 pontos, 6º lugar

Nota 7

 

Williams: 151 pontos, 3º lugar

Nota 7

 

 

Avaliação Mercedes neste link

Avaliação Ferrari neste link

 

Fábio Mendes

Anúncios

8 pensamentos sobre “F1 – Análise da época até agora: Williams

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.