F1 – Susie Wolff retira-se no final desta época

f1-suzie-wolff-cockpit-williams-inA piloto britânica Susie Wolf, neste momento piloto de reserva da Williams anunciou hoje que irá deixar de competir no desporto motorizado no próximo ano e que a Race of Champions será a sua ultima prova.

A competir desde os 8 anos, idade em que começou nos karts, foi considerada a melhor piloto britânica de karts em 1996, 1997 e 1998. Em 2001 ingressou na Formula Renault britânica, onde competiu até 2004 e em 2005 correu na Fórmula 3 britânica. Passou para o DTM de 2006 a 2012 onde correu sempre com a Mercedes, tendo obtido como melhor classificação um 10º lugar.

Passou para piloto de testes da Williams em 2012 e por ai ficou até este ano. Teve oportunidade de testar em 2014 e 2015, tendo feito duas saidas em cada ano nas sessões de treinos livres. 

Temos de ser sinceros e dizer que a F1 não perde um grande talento. Susie não foi mais que uma piloto mediana, sem grandes resultados para mostrar. A influência de Toto Wolf na sua entrada na equipa (numa altura que fazia parte da Williams) não pode ser descurada.

Motor Racing - Formula One Testing - Test Two - Day 1 - Barcelona, SpainO ponto que provavelmente levou esta decisão foi quando a equipa procurou um substituto para Bottas que estava lesionado, esquecendo por completo Susie. Mas não podemos dizer que foi excluída por ser mulher. Se tivesse talento indiscutível, seria a primeira escolha da equipa.

Mas Susie abriu portas para outras mulheres que queiram e possam triunfar na F1. A F1 não tem de ser um desporto so de homens, mas sim de pessoas com talento não importando o sexo. Há jovens muito promissoras a dar os primeiros passos no desporto motorizado. Quem sabe alguma mostra que é boa o suficiente para chegar à F1. Susie provou que as mulheres têm iguais condições para fazer um bom trabalho. O grande mérito de Susie foi acabar com a ideia que a F1 é um desporto de homens. E isso é algo que não pode ser esquecido.

 

“Gostaria de agradecer à Williams a oportunidade que me deram ao longo dos últimos anos, permitindo-me realizar o meu sonho de conduzir um carro de Fórmula 1”.

“Foi uma grande aventura trabalhar com todos na equipa, em Grove e nas pistas. Fecho um capítulo mas estou ansiosa para abraçar novos desafios no futuro”

 

Fábio Mendes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.