WTCC – MAC3; o que é?

foto: WTCC
foto: WTCC

O WTCC vai introduzir um novo conceito no automobilismo, o MAC3 (Manufacturers Against the Clock). Uma ideia original e que tem como objectivo valorizar a luta entre construtores pelo titulo. Mas afinal o que é isto do MAC3?

Ao contrário do que possa estar a pensar, não é um concurso para ver qual dos pilotos consegue barbear-se mais rapidamente mas sim uma nova forma de competição com inspiração no ciclismo.

 

Esta competição está reservada para as equipas que participam no campeonato de construtores, que neste caso serão os Citroen, Honda, Lada. A Volvo parece estar fora deste desafio mas já lá iremos.

foto. WTCC
foto. WTCC

O MAC3 pretende colocar 3 carros da mesma marca em pista numa espécie de contra-relógio por equipas como se vê no ciclismo. O que irá acontecer é que cada marca irá designar 3 pilotos, que tripulem carros da mesma marca. Ou seja a Citroen poderá escolher qualquer um dos pilotos da Loeb Racing para se juntar aos 2 pilotos oficiais, de forma a completar o nº mínimo de pilotos. Depois da qualificação terminar, 3 carros designados terão direito a um set novo de pneus e serão reabastecidos. De seguida irão para a pista onde se colocarão paralelamente na linha de partida, para uma largada estacionária. O relógio começa a contar assim que os carros arrancarem para uma sequência de 2 voltas (apenas uma no caso de Nurburgring). O relógio pára quando o último dos 3 carro cruzar a linha de meta. Vence obviamente a equipa que fizer o menor tempo. Serão atribuídos 10 pontos aos vencedores, 8 aos 2ºs classificados,6 aos 3ºs e por ai em diante. As equipa irão para a pista pela ordem inversa que ocupam no campeonato.

 

foto: FIA WTCC
foto: FIA WTCC

Ainda há pormenores que não estão claros neste novo conceito, como por exemplo no caso da Volvo, que apenas apresentará 2 carros em 2016, não se esperando que haja privados a rodar com o novo S60 TC1. Será que podem tomar parte na competição só com 2 carros? Os regulamentos prevêem que 3 carros da mesma marca tomem parte na corrida como tal parece que a construtora sueca perde a hipótese de ganhar mais pontos no campeonato de construtores.

 

Em todos os aspectos esta nova “modalidade” é muito interessante. É um conceito diferente, pois normalmente os pilotos estão habituados tentar ser melhores que os companheiros de equipa mas neste caso terão de ajudar-se mutuamente a conseguir o melhor resultado. Depois há o factor espectáculo. Vamos ter mais tempos os carros em pista, teremos mais espectáculo e teremos a luta entre marcas em destaque. É uma excelente ideia que se for bem sucedida  poderá ser copiada noutras categorias. O WTCC está de parabéns pela iniciativa e estamos ansiosos para ver o resultado final.

 

Tem a palavra François Ribeiro:

Porquê o MAC3?

“Os fabricantes que competem nos campeonatos mundiais da FIA irá dizer-lhe que o título mais importante para levar para casa é título mundial de construtores. Paradoxalmente, o título de pilotos sempre recebe mais exposição. MAC3 é pensado para promover título de construtores do WTCC de uma maneira diferente e aumentar seu apelo. “

 

O que espera conseguir com isso?

volvo wtcc“MAC3 irá dar mais valor às equipas de fábrica do WTCC, vai dar mais espectáculo aos espectadores após a qualificação, vai oferecer novas histórias  e introduzirá um novo conceito de esforço coletivo para os fabricantes WTCC. Isso irá exigir que as equipas  alinhem três pilotos bons e consistentes que terão de pilotar juntos e ajudarem-se uns aos outros, em linha reta. Será interessante acompanhar a dinâmica dentro de cada equipe de fábrica. Houve muitas ocasiões em que temos testemunhado erros de condução no Q3. Se um piloto seleccionado é demasiado rápido em relação aos outros, irá penalizar toda a equipa. Se os pilotos estão muito distantes um do outro, a estratégia demasiado conservador pode não resultar. Quanto mais próximos uns dos outros, o risco de uma colisão aumenta. Estou curioso para ver o que estratégia que os fabricantes  irão implantar em cada circuito, especialmente em circuitos rápidos como o Nürburgring – Nordschleife e ver como os pilotos irão executar as estratégias. ”

 

MAC3 não está aberto a todos os pilotos. Porquê?

” MAC3 pretende valorizar o título de Construtores WTCC , por isso será apenas para  fabricantes oficiais . Ainda assim, as equipas de fábrica terão a oportunidade de nomear qualquer piloto que eles queiram, oficial ou privado , desde que sejam pilotos de máquinas da mesma marca . Nada impediria a Citroën de oferecer essa oportunidade a Mehdi Bennani  na sua corrida em  Marraquexe , por exemplo ” .

 

 

 

 

Fábio Mendes

 

Chicane Motores para o CIVR12705721_10204124724798777_8632576589272018153_n 1pequeno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.