F1 – Red Bull corta-te as asas!

É a notícia do dia e será certamente uma das histórias do ano. Kvyat foi substituído por Max Verstappen na Red Bull e o russo irá agora competir na Toro Rosso até ao final do ano. Isto vem depois da péssima exibição do russo no GP do seu país onde deu duas “marretadas” em Vettel, acabando com a sua corrida, a de Vettel e a de Ricciardo.

Não se pode dizer que a decisão seja surpreendente, pois já tínhamos dito aqui antes que já esperávamos que Kvyat fosse o homem a “saltar fora” para dar o lugar a Max, pois Ricciardo é um excelente piloto e está a construir uma legião de fãs graças ao seu estilo descontraído e sempre sorridente. As chefias da Red Bull  queriam Max na equipa principal a todo o custo e a pressão colocada em Kvyat e Ricciardo no início do ano era a prova disso. Mas o timing em que esta decisão acontece mete muita confusão!

Daniil Kvyat, Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel - Russian GP
Desportivamente a decisão até faz sentido pois Verstappen tem um potencial muito maior que Kvyat, mas puxar o tapete ao russo assim provoca-me uma certa repulsa… a mesma que senti quando o mesmo Kvyat foi  escolhido em vez de António Félix da Costa. Esta decisão deveria ter sido feita ou no inicio deste ano ou no final. A meio da época nunca!

A Red Bull e o Sr. Marko não aprendem com os erros e Kvyat não foi mais que um passageiro nesta história toda. Foi chamado para a F1, quando apenas tinha experiência de F3 (que miúdo  diria que não à F1, com a promessa de ter todas as condições?) fez um ano bom na Toro Rosso (sem no entanto mostrar a genialidade que Horner e Marko  lhe atribuiram) e com a saída de Vettel, foi obrigado a assumir o papel de piloto principal numa das equipas de top. Da F3 à Red Bull em 3 anos. O resultado está à vista… A falta de experiência paga-se nestas alturas e a estrutura Red Bull não permitiu que o talento de Kvyat amadurecesse de forma sustentada, nem o defendeu na altura devida.

Agora os senhores da Red Bull parecem as crianças que sabem quem têm um brinquedo novo e estão mortinhos por brincar com ele, nem que para isso tenham de descartar o antigo brinquedo de eleição. Estão a cometer exactamente o mesmo erro com Verstappen. Em 3 anos, da F3 para a Red Bull. Será que por ter mais talento, Max não vai errar? Claro que vai e se calhar de forma ainda mais grave que Kvayt, pois arrisca bem mais que o russo. Só que ao contrário do Kvyat, Verstappen terá todo o apoio e defesa por parte de Horner e Marko, pois já está visto que o holandês está a ter um tratamento “à Vettel”. Mas se Verstappen voltar a fazer uma como fez no Mónaco (ou pior) todos vão torcer o nariz e pensar “hum se calhar o puto tinha ficado melhor na Toro Rosso”. É que se até Alonso faz destas de vez em quando e tem mais de 15 anos de F1 nas mãos, muito mais facilmente Verstappen se mete numa emburlhada pior. Não pomos em questão  a qualidade de Max que já mostrou que é fantástico, e não nos custa nada acreditar que possa até brilhar a curto prazo na Red Bull, mas a história de Kvyat vem confirmar que a experiência é importante na F1 e a experiência deve-se ganhar nas equipas mais pequenas para então dar o salto para uma equipa de topo. Saltar etapas raramente dá resultado.

Foto: Red Bull
Foto: Red Bull

Mas o verdadeiro motivo que me leva a escrever estas linhas de descontentamento não é o facto de Verstappen ir já para a Red Bull. É prematuro é certo, tal como foi como Vettel, que na altura em que começou era conhecido como “Crash kid”. Mas Max é de facto o maior talento jovem da F1 e tem tudo para ser um campeão. O que me causa náusea e que mais uma vez a Red Bull tratou um piloto como um objecto. A despromoção de Kvyat, que na corrida anterior até tinha subido ao pódio é incompreensível, mais ainda nesta altura tão precoce do campeonato. O erro faz parte da vida e do desporto e as pessoas que promoveram a ascensão meteórica de Kvyat deveriam ter defendido o russo depois da borrada da Rússia. Era o dever de Horner e Marko vir a praça pública e defender o mesmo piloto que apelidaram de “next big thing” há 3 anos atrás. Que motivação terá o russo para correr agora na Toro Rosso? O que eles acabaram de fazer foi dar um tiro na carreira do rapaz, tiro que pode ser fatal a médio prazo. E fica confirmado que o programa de jovens da Red Bull não defende os seus pilotos. Dá oportunidades a jovens com talento mas não os protege nem salvaguarda os seus interesses na fase decisiva da carreira… a entrada na F1.

max verstappen daniil kvyat
Já o afirmamos várias vezes que não somos fãs de Kvyat e embora tenha potencial para ser um bom piloto, não mostrou ainda capacidade para ser um verdadeiro campeão, mas lamentamos muito a situação do russo, que no ano passado até ficou à frente de Ricciardo no final do campeonato. Errou, foi penalizado, mas devia ser defendido pela equipa e deveria ter sido proporcionado uma saída com dignidade. No mínimo deveria ser-lhe concedida mais uma hipótese.

Agora teremos de ver o russo outra vez na Toro Rosso, sem motivação, um Sainz que se deve sentir um elemento estranho no meio desta história e um Ricciardo que poderá ter problemas com  a entrada de Max, pois já sabemos como funcionam as relações entre os australianos e os “meninos queridos de Marko”. No braço Ricciardo trata de Verstappen (para já), mas isto da F1 nem sempre se resolve ao volante…

Se em Portugal se deixou de beber tanto Red Bull, os russos que se ficaram a rir entendem agora e vão cortar também no touro vermelho. Cada vez gosto menos de Marko e companhia.

Daniil+Kvyat+Max+Verstappen+ivv7sDUB3fRm

Fábio Mendes

Anúncios

Um pensamento sobre “F1 – Red Bull corta-te as asas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.