WRC – Rally da Finlândia: Tudo aos “saltos”, em novo episódio da novela das “limpezas”!

Corre-se a partir de amanhã mais uma etapa do Campeonato do Mundo de Ralis, a 8ª prova da temporada, aquela que marca a viragem da época.

Na Finlândia voltamos a ter em cima da mesa o grande assunto que tem gerado muita polémica ao longo da presente temporada, que é a regra de abrir a estrada nos dois primeiros dias de prova, destinada ao líder do campeonato. No caso, Sebastien Ogier tem pela frente, de novo, mais uma tarefa complicada, pois prepara-se para o fazer durante os dois primeiros dias do rally. Veremos como se vão desenrolar as coisas neste campo e até que ponto vai sair prejudicado nos rápidos troços finlandeses por ter as “honras da casa”. A certeza é uma, se Ogier vencer estará tudo bem, caso não vença teremos de novo a história “da abertura de estrada” como tema da próxima semana, mas para isso cá estaremos para falar mais tarde.

foto: Volkswagen Motorsport
foto: Volkswagen Motorsport

Vamos ao que interessa, que é estrada, os pilotos e a prova, uma das mais espectaculares de toda a temporada e uma das mais míticas da história dos ralis. A Finlândia oferece aos pilotos troços muito rápidos e recheados de saltos, numa combinação de carrossel a alta velocidade em que mais nenhum sítio do mundo se encontra algo do género.

A prova terá 24 especiais cronometradas, contabilizando 333,60km contra o cronómetro de intensidade e espectacularidade. Se em ralis tudo pode acontecer até ao último metro de prova, neste rally mais ainda. A sua especificidade e as suas características assim o mostram, não dá para ninguém festejar antes de cortar a linha de meta e muito terão de andar para poderem chegar ao final deste fantástico, mas muito difícil rally.

Quanto à lista de inscritos é bem composta. Teremos 20 carros WRC à partida da prova, sendo certo que parte deles não contam para o “totobola”. Não deixa de ser um número muito interessante e com previsões de espectáculo garantido em várias lutas distintas.

A Volkswagen alinha com a sua equipa habitual: Ogier lidera o campeonato e por isso mesmo será ele o primeiro na estrada; Andreas Mikkelsen sendo o 2º na geral, sai na mesma posição nos dois primeiros dias; quanto Jari-Matti Latvala, sendo o 4º no campeonato faz com que os três carros da marca alemã tenham ordens de saída menos favoráveis que os seus adversários. Veremos o que isto poderá querer dizer na discussão pela vitória no rally, onde estes três nomes são crónicos candidatos. Todos eles já venceram esta temporada; Ogier por duas vezes e os seus colegas de equipa tem uma vitória cada um, com Mikkelsen a chegar à Finlândia motivado pelo vitória na última ronda, na Polónia.
A curiosidade aqui é mesmo S. Ogier, que já leva 5 ralis sem vencer, sendo inclusive apenas 6º classificado na última ronda, algo completamente inédito desde a sua entrada na Volkswagen. Veremos se será desta que o francês volta a subir ao lugar mais alto do pódio, mas a tarefa que se avizinha não prevê grandes facilidades. Quanto a Latvala a correr em casa, quererá perante o seu público e os seus fãs, garantir a segunda vitória da época, sendo este sem dúvida um rally bem ao seu estilo.

foto: Hyundai Motorsport
foto: Hyundai Motorsport

A Hyundai teve um revés para esta prova, já que não pode contar com Dani Sordo que se encontra lesionado, depois de um violento acidente que teve durante uma sessão de testes para o rally da Finlândia, sendo desta forma K. Abbring promovido para o lugar do Espanhol. As expectativas são cada vez maiores para a equipa coreana, que mostra cada mais competitividade no seu carro e um claro aproximar das forças entre si e os homens da Volkswagen, aumentando também desta forma a responsabilidade dos seus pilotos. Claro está que é em Paddon e Neuville que recai a fatia maior das esperanças em alcançar um bom resultado na Finlândia, sendo que depois de todas as provas de evolução notória do I20 WRC e um melhor lugar de saída para a estrada por parte dos seus pilotos, faz com que todas as provas sejam encaradas de forma positiva e com a ambição clara de vencer. Paddon é a nosso ver, um dos grandes candidatos a vencer este rally, um piloto cheio de velocidade que pode pôr em sentido toda a concorrência. Veremos se não leva isso como excesso, como em outros ralis, onde transformou a rapidez em saídas de estrada bem violentas.

A M-Sport, terá de novo uma tarefa complicada para acompanhar as outras marcas oficiais. Não vemos nesta equipa nem carro, nem pilotos capazes de conseguir ombrear com os mais rápidos ou que em condições normais possam rodar em lugares que os façam andar na luta pela vitória no rally. Eric Camilli e Mads Ostberg estão longe das expectativas criadas à volta da equipa no início da temporada, mas esperamos que saibam contrariar as nossas previsões da M-Sport para este rally. Seria uma óptima noticia. Veremos!

Quem está de volta ao campeonato é a Citroen, que inscreve três carros para esta prova e daqui até pode vir um dos grandes animadores do rally. Kris Meeke regressa assim, ao palco do WRC e com rótulo de candidato a vencer. É rápido, conhece este rally, tem um bom carro e uma excelente ordem de saída para a estrada. O regresso do britânico pode trazer consigo mais um bom resultado para a marca francesa, tendo tudo a seu favor para ser um dos grandes animadores. Para além de Meeke a Citroen traz para a Finlândia o jovem Craig Breen e o “boss” Khalid Al-Qassimi.

Quanto aos privados, o grande destaque tem de ir todo para Ott Tanak, o piloto sstónio quase “foi feliz” na Polónia, onde dominou todo o rally, mas um furo na penúltima especial retirou-lhe aquela que seria a sua primeira vitória no mundial de ralis. Vai querer vingar-se! Por isso é de contar com um Tanak de ataque, a rodar entre os mais rápidos, sendo ele conhecedor desta prova e um dos mais rápidos do plantel do Mundial de Ralis. Veremos é se evita os azares, pois aqui é tudo tão fácil de acontecer.

A lista de privados é longa, conta ainda com nomes como o habitual L. Bertelli, Valeriy Gorban no seu Mini WRC ou o piloto da casa Matti Koskelo, que em Ford Fiesta RS WRC tentará pelo bom conhecimento dos troços, uma surpresa.

Lista de inscritos WRC:

1 S. OGIER
J. INGRASSIA
VOLKSWAGEN MOTORSPORT
VOLKSWAGEN POLO R WRC
M RC1 1
2 J. LATVALA
M. ANTTILA
VOLKSWAGEN MOTORSPORT
VOLKSWAGEN POLO R WRC
M RC1 1
3 T. NEUVILLE
N. GILSOUL
HYUNDAI MOTORSPORT
HYUNDAI NEW I20 WRC
M RC1 1
4 H. PADDON
J. KENNARD
HYUNDAI MOTORSPORT
HYUNDAI NEW I20 WRC
M RC1 1
5 M. OSTBERG
O. FLOENE
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
M RC1 1
6 E. CAMILLI
B. VEILLAS
M-SPORT WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
M RC1 1
7 K. MEEKE
P. NAGLE
ABU DHABI TOTAL WORLD RALLY TEAM
CITROËN DS3 WRC
RC1 1
8 C. BREEN
S. MARTIN
ABU DHABI TOTAL WORLD RALLY TEAM
CITROËN DS3 WRC
RC1 1
9 A. MIKKELSEN
A. JAEGER
VOLKSWAGEN MOTORSPORT II
VOLKSWAGEN POLO R WRC
T RC1 1
12 O. TÄNAK
R. MOLDER
DMACK WORLD RALLY TEAM
FORD FIESTA RS WRC
T RC1 1
14 S. AL QASSIMI
C. PATTERSON
ABU DHABI TOTAL WORLD RALLY TEAM
CITROËN DS3 WRC
RC1 1
15 M. LIGATO
R. GARCIA
MARCOS LIGATO
CITROËN DS3 WRC
RC1 1
20 K. ABBRING
S. MARSHALL
HYUNDAI MOTORSPORT N
HYUNDAI NEW I20 WRC
T RC1 1
22 V. GORBAN
V. KORSIA
EUROLAMP WORLD RALLY TEAM
MINI JOHN COOPER WORKS WRC
RC1 1
30 Y. AL RAJHI
M. ORR
YAZEED RACING
FORD FIESTA RS WRC
T RC1 1
37 L. BERTELLI
S. SCATTOLIN
F.W.R.T.
FORD FIESTA RS WRC
RC1 1
81 O. TAMRAZOV
N. ARENA
OLEKSII TAMRAZOV
FORD FIESTA RS WRC
RC1
82 S. AL QASSIMI
S. LANCASTER
SHK ABDULLA AL QASSIMI
FORD FIESTA RS WRC
RC1
83 A. NICOLAS
L. SUAYA
ALBERTO NICOLAS
CITROËN DS3 WRC
RC1
84 M. KOSKELO
R. SUORSA
MATTI KOSKELO
FORD FIESTA RS WRC
RC1

 

Horários:

28/07

PE1    Harju 1           2.31 km                     17h

29/07

PE2    Mökkiperä 1  13.84 km                   05:13h

PE3    Halinen           7.07 km                     05:46h

PE4    Jukojärvi 1     21.24 km                   07:02h

PE5    Surkee 1        14.95 km                   8:39h

PE6    Horkka 1        15.01 km                 9:32h

Assistência

PE7    Äänekoski-Valtra     7.39 km          12:10h

PE8    Mökkiperä 2  13.84 km                   13:08h

PE9    Jukojärvi 2     21.24 km                   14:38h

PE10  Surkee 2        14.95 km                   16:15h

PE11  Horkka 2        15.01 km                   17:08h

PE12  Harju 2           2.31 km                     18:30h

2ª Etapa 29/07

PE13  Ouninpohja 1 33.00 km                   06:08h

PE14  Päijälä 1                   23.50 km                    07:11h

PE15  Pihlajakoski 1           14.51 km                   8:34h

PE16  Saalahti 1                  4.23 km                     9:52h

Assistência

PE17  Ouninpohja 2 33.00 km                   12:48h

PE18  Päijälä 2                   23.50 km                    12:51h

PE19  Pihlajakoski 2           14.51 km                   15:14h

PE20  Saalahti 2                  4.23 km                     16:32h

3ª Etapa

PE21  Lempää 1                 6.83 km                      06:28h

PE22  Oittila 1                   10.15 km                      07:21h

PE23  Lempää 2                 6.83 km                      9:15h

PE24  Oittila 2 [Power Stage]        10.15 km     11:08h

Estão dadas as primeiras informações sobre o Rally da Finlândia, a 8ª ronda do WRC de 2016 e uma das provas mais aguardadas da temporada. Emoção, velocidade, adrenalina e incerteza até ao fim é sem dúvida o que podemos contar de amanhã até domingo.

Acompanhe a par e passo todas as incidências da prova na nossa página de facebook e no nosso site, como sempre a cada final de etapa, o resumo com tudo o que se passar de importante ao longo do dia.

Até lá..if in doubt flat out!!

Carlos Mota

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.