WRC – Rally da Córsega: Quem será o mais forte na ilha francesa?

 

O Rally da Córsega é a próxima paragem do Mundial de Ralis, naquele que é um dos mais emblemáticos ralis da história da modalidade. Ali brilharam grandes nomes, ali alguns perderam a vida a fazer o que mais amavam neste mundo. Foi neste rally que foi decretado o fim, dos carros do Grupo B no fatídico acidente que vitimou Henri Toivonen e o seu navegador Sergio Cresto no “Tour de Corse” de 1986, acidente esse que viria a mudar para sempre as história dos ralis.

Mas nem só de tristes memórias  se faz a história desta prova. Também por aqui se assistiram a grandes batalhas que ficaram para sempre gravadas na memória de quem viu e de quem ama este desporto.

Afastado do WRC entre 2009 e 2014, o Rally da Córsega voltou a fazer parte do calendário na temporada passada, com Jari Matti Latvala a ser o  grande vencedor, juntando o seu nome a outros “monstros” da modalidade, como Sebastien Loeb, Petter solberg, Colin McRae, François Delecour, Carlos Sainz e o recordista de vitórias na Corsega, Didier Auriol, que já por seis vezes subiu ao lugar mais alto do pódio, entre tantos e tantos nomes que fizeram história nos ralis ao longo de décadas.

Sebastien Ogier

A traçado deste ano terá apenas 10 especiais cronometradas, mas não é por isso que terão menos quilómetros para fazer. São mais de 300km contra o cronómetro, o que faz com que tenhamos troços muito longos entre as montanhas da ilha “rochosa”, obrigando pilotos e navegadores a momentos de total concentração durante muito tempo, pois o mínimo erro pode ditar o fim de prova… Os muros estão sempre muito próximos da estrada e não costumam perdoar grandes falhas.

Quem parte para esta prova com uma grande motivação é o actual líder do campeonato, Sebastien Ogier, que sendo francês e um verdadeiro especialista neste tipo de pisos e este um dos poucos ralis onde ainda não conseguiu vencer. Além disso, quer manter a boa distância que tem para o segundo classificado no campeonato, Andreas Mikkelsen, como tal terá mesmo de encontrar uma relação “razão/coração” que o leve ao sucesso tão desejado, sendo ele o óbvio candidato a vencer.

Mas no seio da equipa terá forte concorrência de Latvala, que venceu aqui há precisamente um ano. Tem rapidez suficiente para pôr em sentido o tri-campeão, naquela que promete ser uma luta muito interessante de seguir. Mikkelsen terá dificuldade em acompanhar o ritmo dos seus colegas, embora já nos tenha surpreendido pela positiva várias vezes.

A Hyundai apresenta uma equipa também muito forte nos pisos de asfalto, com Dani Sordo e Thierry Neuville a serem as grandes dores de cabeça para os homens da Volkswagen. O I20 WRC já provou ser um carro muito competitivo no asfalto e estando nas mãos de dois grandes pilotos, tudo poderá acontecer o que acrescenta ainda mais emoção a uma prova fantástica de seguir. Paddon também marca presença na Córsega, mas sabendo das suas limitações neste tipo de pisos, tudo o que seja fechar perto de um top5 será um bom resultado, num aspecto ainda com muito a melhorar no jovem piloto Neozelandês.

Quanto à M-Sport arriscamos dizer que teremos de novo uma prova bem complicada para os pupilos de Malcolm Wilson, pois Mads Ostberg sempre teve muitas dificuldades nos ralis de asfalto, se compararmos às suas performances em ralis de terra, enquanto Eric Camilli tem tido uma temporada muito complicada na sua estreia no WRC, com muitos abandonos e poucos pontos. Tem aqui a oportunidade de correndo em casa, dar um ar da sua graça e quem sabe aparecer a rodar em bom nível. Seria benéfico para ele, até porque se não começar a demonstrar serviço, tem a sua vida muito complicada dentro da equipa na próxima temporada.

Quem está de regresso aos ralis no WRC é a Citroen Racing, trazendo dois carros até a Ilha da Córsega. Kris Meeke e Craig Breen são os pilotos, dois nomes a ter em conta na luta pelos lugares cimeiros, claro com ascendente para o piloto da Irlanda do Norte que sempre que entra em acção tem o objectivo de vencer. Certamente não será diferente desta vez. Talvez possamos estar a ver a dupla que a marca francesa irá apresentar na próxima temporada. Meeke é o chefe de fila sem grandes margens para dúvidas e Breen já deu boas indicações nas provas que fez esta temporada, deixando no ar que pode ser a segunda escolha de Yves Mattons para 2017.

Quanto aos privados, apenas Ott Tanak e Lorenzo Bertelli marcam presença. Se para o italiano, terminar seria um bom resultado, Tanak (que tem vindo a realizar boas exibições nos últimos ralis) tem mais uma oportunidade continuar a sua evolução nos pisos de asfalto, onde ainda não é tão competitivo como em terra. Vermos onde se posicionará perante a concorrência.

Teremos então 12 World Rally Cars presentes na Corsega, para um rally que promete grandes emoções e duras batalhas pela vitória final, com vários pilotos a colocarem o seu nome entre os favoritos, mas apenas haverá espeço para dois no lugar mais alto do pódio.

A prova tem início na sexta-feira, correndo-se dois troços, com dupla passagem por Acqua Doria – Albittreccia (49,72km) e Plage du Liamone – Sarrola-Carcopino (29,12km). Sábado os pilotos terão pela frente mais quatro especiais, com mais duas duplas passagens por Orezza – La Porta – Valle di Rostino (53,72km) e Novella – Pietralba (30,80km).

O rally fecha no domingo com os dois troços, o mais longo de toda a prova, Antisanti – Poggio di Nazza (53,78km) e a fechar a power stage em Porto-Vecchio – Palombaggia (10,42km).

Num rally com poucas especiais, mas com muitos muitos quilómetros contra o cronómetro, os pilotos terão três troços acima dos 50km, por isso mesmo vai ter como grande influência no desfecho os níveis de concentração e a regularidade dos pilotos, onde um erro pode deitar tudo a perder.

Amanhã estamos de volta para o início dos “trabalhos” na Córsega, com a realização do Shakedown, para desta forma também nos começarmos a tirar as primeiras ilações.

Até lá…if in doubt flat out!

 

 

Carlos Mota

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.