WRC – Quais os mais espectaculares ralis do mundo?

Há uns dias, em conversa com os meus colegas de equipa do Chicane Motores, estávamos a falar sobre ralis e sobre quais os que seriam os mais espectaculares, sonhando até um dia ir ver “in loco” alguns desses eventos mais mediáticos. Várias opiniões, muitas vontades e muito sorriso a navegar na imaginação do que seria uma “road trip” a um Monte Carlo por exemplo.

E isso também me deixou com vontade de partilhar com vocês os meus gostos e conhecer os vossos também. Deixo aqui o meu top5 dos melhores ralis do mundial, esperando pelas vossas opiniões porque aliás isto é algo pessoal, como tal cada um terá a sua própria lista.

 

5º Córsega

Para os réis dos asfalto! É um dos mais carismáticos ralis do mundo, com muitas histórias para contar, mas nem sempre com um final feliz. A ilha francesa já viu momentos de grande tristeza, depois do grave acidente de Henri Toivonen que perdeu a vida neste rally em 1986, ao volante de um Lancia Delta S4 do Grupo B, acidente esse que viria a ditar o fim da existência dos monstros do rali. Uma prova cheia de espectacularidade, em que os seus troços de asfalto alternam entre a rapidez e a técnica, onde somente os melhores especialistas na matéria conseguem ser verdadeiramente rápidos e entrar nas contas pelas vitórias. Uma das imagens de marca deste rally são as paisagens que envolvem a prova, um regalo para os fotógrafos e para as nossas vistas, proporcionando vídeos e imagens soberbas.

Didier Auriol detém o record de vitorias no rally, obtendo seis ao longo da sua carreira.

 

4º Finlândia:

Terra de voadores! Este é daqueles onde é necessário um coração enorme e uma fé infinita nas próprias capacidades e nas do seu navegador. Saltos, saltos e mais saltos e sempre a alta velocidade, médias altíssimas e se o risco nos ralis é grande, na Finlândia é maior ainda! As árvores parecem ganhar vida e ficam bem mais perto dos carros, ao mesmo tempo que a estrada parece ficar mais estreita, por meio de florestas fabulosas. Num país de pilotos míticos, este rally também tem de estar no meu top5, pois ele também é muito especial e particular. O destaque aqui vai para a especial de Ouninpohja, com os seus 33km, a serem considerados várias vezes os mais difíceis do mundial de ralis. Um autêntico desafio para pilotos e máquinas, ficando para a história a penalização a Petter Solberg em 2004 por ter excedido o limite de velocidade média por especial, com o máximo de 130k/h! Agora pensem!

Marcus Grönholm é o recordista de vitórias, obtendo sete no final da sua carreira.

 

3º Portugal:

Perdão! Sei que este deveria ser o melhor rally do mundo. E para mim é o melhor rally do mundo… é o nosso, é o que nos faz vibrar e ver de perto os melhores do mundo. Sentir de perto esta paixão, sentir de perto o cheiro de gasolina queimada e levarmos um banho de pó que tanto gostamos. Mas acima da prova portuguesa há dois que pela sua história, não podem fugir do 1º e 2º posto. Já explico.

Rally de Portugal. Só este nome já me faz arrepiar; andamos um ano a contar os dias pelo seu regresso e durante aquele fim de semana as nossas vidas mudam. Uma correria de um lado para o outro, procurar o melhor sítio para se ver os carros passar, tirar as melhores fotos, comparar quem passou mais rápido, chegar a meio de lugar nenhum e ver autênticos estádios naturais apinhados de gente a vibrar com toda esta euforia vivida durante quase uma semana. Ao longo de alguns anos a prova portuguesa desenrolou-se a sul, no Algarve, mas de há dois anos para cá, regressou onde o seu nome ficou conhecido… O norte do país. A prova portuguesa é uma das favoritas dos pilotos do mundial e é considerada uma das melhores organizações de todo o campeonato, com excelentes condições para pilotos e espectadores. Os seus troços são simplesmente espectaculares, com muita dureza é certo, mas que proporcionam momentos de condução ímpar e imagens fabulosas.

O ponto alto é sem dúvida a passagem pelo mítico troço de Fafe – Lameirinha, onde temos três pontos fortes nestes 11.2km de extensão, o Salto da Pereira, a descida do Confurco com a passagem pelo famoso asfalto e por último o salto da Pedra Sentada.

Aqui se vive os momentos mais espectaculares de todo o rally, com milhares e milhares de fãs a deslocarem-se a estes sítios sagrados, para embelezarem ainda mais uma prova já por si belíssima. Uma moldura humana simplesmente impressionante que não deixa os pilotos indiferentes. Um dos momentos mais forte de toda a temporada do WRC sem dúvida.

Markku Alen é o recordista de vitorias com cinco no total.

 

 

 

2º Wales Rally:

O Rally do País de Gales é simplesmente incrível! As condições meteorológicas inconstantes, com troços belíssimos no meio das florestas britânicas, são um cenário perfeito de um dos mais clássicos e mediáticos ralis do mundo. Aqui McRae brilhou quando na temporada de 1995 venceu o seu único titulo de campeão, num duelo com Carlos Sainz, onde deu um verdadeiro recital de condução, no meio de uma tempestade de chuva, vento e muita lama. McRae simplesmente voou sobre os troços em muito mau estado, mas que proporcionaram momentos incríveis, para gáudio dos seus milhares de fãs.

Mais tarde, em 2001 era Richard Burns outro herói local a festejar um título “em casa”. Embora não tenha vencido esse ano o rally, subiu ainda ao lugar mais alto do pódio no três anos anteriores, vencendo entre 1998 e 2000.

O Rally Britânico é um ponto ímpar de toda a temporada, juntado sempre um leque de pilotos de grande nível, sendo dos mais concorridos de toda a época. Basicamente ninguém gosta de ficar fora deste rally. Os seus troços são traiçoeiros, mas certamente dão muito gozo a quem neles compete. As constantes alterações no estado do tempo, interferem e muito na escolha de pneus e esse factor torna-se um dos principais handicaps da prova.

Na lista dos notáveis temos vários nomes, mas Petter Solberg ainda detém o record de vitorias, quatro, em igualdade com Hannu Mikkola. Burns venceu por três vezes, as mesmas que McRae, e mais recentemente Loeb e Ogier também já registaram três vitorias cada uma em Gales.

Sem dúvida um dos “monumentos” deste campeonato!

 

1º Monte Carlo:

Monte Carlo é Monte Carlo! Todos os fãs sonham em ir ver “o monte”, todos os pilotos de ralis sonham em correr “o monte”, é simplesmente o momento da temporada, não só porque abre a época, mas por que é o rally de todos os sonhos!

Numa especial, os pilotos podem apanhar piso seco, piso molhado, piso com neve, piso com gelo e têm que escolher um jogo de pneus para fazer 20km nestas condições! É como jogar ao “placard dos ralis” mas a valer tempos.

Monte Carlo tem uma mística que mais nenhum rally a nível mundial tem, ou virá a ter. Isso não explica, simplesmente sente-se e quando falamos em ralis vamos sempre começar pelo “Monte”.

Um dos pontos altos da temporada e da prova é sempre a passagem pelo Col du Turini, uma das mais mediáticas e difíceis especiais de todo o mundo. É como andar num carrocel, onde começamos, à medida que subimos a montanha. a ver cada vez mais neve até ao cume da montanha e aí começa a verdadeira aventura. Descer o Turini repleto de neve, é um dos momentos mais complicados para os pilotos em toda a época. Imagens incríveis e gente por todo o lado. Simplesmente único! Monte Carlo sem neve e sem Turini, não é Monte Carlo!

Nesta prova o grande dominador foi sempre Sebastien Loeb que já venceu por sete vezes ao longo da sua carreira, sendo grande especialista nesta prova tão especial para todos os amantes dos ralis.

O sonho comanda a vida e este era sem dúvida um dos meus, ver um Rally de Monte Carlo ao vivo!

 

Esta é a minha lista de preferências, gostava também de saber as vossas escolhas e os vossos gostos, afinal de contas este é a nossa paixão!

Carlos Mota

 

Anúncios

Um pensamento sobre “WRC – Quais os mais espectaculares ralis do mundo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.