F1 – GP de Espanha: FP1 e FP2 / melhorias das máquinas

Os dois primeiros ensaios antes da qualificação decorreram hoje no Circuito da Catalunha e para já na guerra das melhorias a Mercedes parece ter levado a melhor, com os flechas de prata a serem os mais rápidos nas duas sessões.

 

FP1

Na primeira sessão Hamilton foi o mais rápido, seguido de perto por Bottas, mas a mais de 0.9 segundos de Raikkonen, que foi o mais rápido dos Ferrari, mesmo com as borrachas mais duras. Vettel foi apenas 4º mas teve um problema de caixa o que o fez perder algum tempo em pista. Quanto aos Red Bull, a tão falada versão B ainda não se fez sentir nesta sessão, com Verstappen e Ricciardo a ficarem-se pela 5ª e 6ª posição, respectivamente. Os dois Haas ficaram em 7º e 8º com Magnussen a ficar à frente de Grosjean mas não por larga margem, o que mostra que as melhorias introduzidas pela equipa não são ainda muito significantes.  Hulkenberg e Sainz fecharam o top 10.

A história da FP1 foi a falha do motor Honda na primeira volta de Alonso devido a uma fuga de óleo o que mais uma vez deixou envergonhados os responsáveis da marca japonesa e Alonso irritado que foi relaxar para longe da pista.

 

 

FP2

Na segunda sessão foi novamente Hamilton o mais rápido da sessão, com Bottas a estar muito perto do andamento do britânico mas desta vez os Ferrari apresentaram um ritmo mais forte e parecem dar-se melhor com as borrachas mais macias. Quem também apresentou um andamento melhorado foram os Red Bull, mas ainda a uma distância considerável dos homens da frente. A grande surpresa da sessão foi o andamento dos Renault, com Hulkenberg e Palmer a ficarem logo atrás dos Red Bull, levando a alguma preocupação por parte dos responsáveis da Williams que viram Massa ficar em 9º, com Sainz de novo a fechar o top 10.

 

 

Para já parece que as melhorias da Mercedes, que trouxe um pacote bastante agressivo, estão a surtir efeito, como é habitual na equipa que raramente falha nas actualizações que faz, mas os homens da Ferrari mantêm a calma para já, o que pode ser um bom sinal. Facto é que a Mercedes parece estar por cima mas só na qualificação saberemos ao certo. Um destaque para a Ferrari que tem tido alguns problemas técnicos com Vettel a ficar prejudicado na primeira sessão e Raikkonen a ter de andar a meio gás na segunda. Será provavelmente a maior fragilidade do carro da Ferrari… os componentes dos motores são competitivos certo mas pouco duráveis para já.

A versão B da Red Bull não trouxe grandes inovações visíveis à primeira vista e segundo Ricciardo o carro “é praticamente o mesmo” e pelo andamento visto até agora a afirmação faz sentido. Quem está a mostrar uma subida de rendimento é a Renault que parece agora mais forte e que poderá até incomodar a Williams e a Force India, cujos tempos foram bem discretos, com o novo fundo plano ainda a não dar frutos. Do lado da Haas as melhorias parecem também poucas, com Grosjean a fazer melhor tempo que Magnussen na versão actualizada.

É claro que para já tudo não passa de suposições pois os pneus usados, as cargas de combustível e os objectivos traçados para cada stint podem influenciar muito o comportamento dos carros, mas são os primeiros “feelings” que temos das duas sessões de treinos.

 

Tudo o que precisa saber para esta prova (horários, estatisticas, etc) neste link >> https://chicanemotores.wordpress.com/2017/05/11/f1-gp-de-espanha-antevisao-2/

 

 

 

 

Melhorias:

À medida que os carros vão andando em pista os especialistas começam a ver melhor as melhorias e de facto a Mercedes foi a mais agressiva com uma redução de peso do carro graças essencialmente a um aligeiramento da caixa de velocidades. O W08 estava 6Kg acima do peso mínimo e a Mercedes tratou de tentar diminuir esse peso para assim poder conseguir ganhar mais tempo em pista assim como também manter um equilíbrio mais eficiente do carro, permitindo uma melhor gestão dos pneus. Há também melhorias na traseira do carro, especialmente no difusor traseiro mas ao nível aerodinâmico continuam as evoluções nos apêndices laterais cada vez mais complexos e trabalhados.

 

A Ferrari foi mais discreta e à primeira vista apenas a T-Wing foi alterada. A Ferrari introduziu um novo fundo plano na corrida do Bahrein e durante as primeiras corridas foram também melhorando a máquina e por isso chega a Espanha sem grande necessidade de implementar mudanças tão radicais quanto as da Mercedes. Claro que a Ferrari não ficou parada e provavelmente existirão melhorias que não são visíveis à primeira vista mas foi das equipas grandes a que menos partes novas trouxe.

 

A Red Bull trouxe melhorias como seria de esperar mas estas ficaram-se, à primeira vista, mais pela asa dianteira e as asas laterais que permitem controlar o fluxo de ar à volta do carro, tentando direccionar esse ar para a asa traseira e assim ganhar mais apoio na traseira pela asa e pelo difusor. Não foi uma revolução como se esperaria em que alguns até disseram que o carro seria tão diferente que poderia ser baptizado de RB14 mas sendo Newey o responsável pelo desenho, haverá ainda muitos pormenores por descobrir.

 

Os problemas de aquecimento dos pneus tem sido muito discutidos e na segunda sessão, depois de uma bandeira vermelha para retirar alguns detritos da pista, os pneus demoraram a voltar à temperatura ideal. Esta questão tem sido amplamente estudada pelas equipas que procuram ainda entender melhor os pneus mas começam a surgir soluções, como esta da Williams que procura usar o calor dos travões para aquecer os pneus, com dissipação do calor directamente para a roda aproveitando assim o muito calor criado pelos travões.

 

A Force India apresentou também asas repensadas e um fundo plano novo, esperando ter eliminado os problema de correlação dos dados do túnel de vento com os dados obtidos em pista, e a McLaren trouxe também alguns updates ao nivel da asa dianteira e nos apêndices laterais.

 

 

Fábio Mendes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.