F1 – GP da Malásia: Os melhores e os piores da corrida

Excelente corrida na última prova no traçado de Sepang. Esta pista tem oferecido excelentes espectáculos ao longo dos anos e é uma pena que saia do calendário. Rumores existem que as chefias do Circuito de Sepang podem mudar e que os pretendentes ao lugar olham para a F1 de forma mais positiva. Teremos de esperar para ver.

 

Quanto à corrida, Hamilton liderou os primeiros metros mas Verstappen fez um ataque fulgurante e arrecadou o primeiro lugar, com Hamilton a mostrar pouca vontade de arriscar, estando focado noutras contas. Atrás, Bottas não conseguiu segurar Ricciardo, que se instalou confortavelmente na 3ª posição. O grande ponto de interesse dos fãs era a recuperação de Vettel, que subiu muitas posições e à 31ª volta chegou ao 4º posto. O ritmo do Ferrari era excelente mas o ataque final a Ricciardo não deu frutos e pelos vistos Vettel não teve combustível para tentar novamente o último lugar no pódio (ficou no ar que poderia ter chegado a Hamilton). Excelente corrida de Verstappen que dominou de forma estupenda. A chuva não apareceu mas não foi isso que impediu Max de vencer.

 

Top +

#1 – Verstappen / Red Bull

Max deu um pontapé no azar e mostrou que em condições normais tem qualidade e capacidade para vencer regularmente. Uma corrida imaculada, sem erros e com uma excelente gestão do carro. A Red Bull apresentou um carro fantástico, que provou ser mais rápido que os Mercedes (quem diria!). Ricciardo “despachou” Bottas e ainda tentou ameaçar Hamilton, que por sua vez não foi capaz de responder a Verstappen. Excelente evolução dos Bulls e para a semana em Suzuka poderá haver mais surpresas. A Red Bull apresentou excelentes evoluções ao nível da aerodinâmica, copiando um pouco a Ferrari, e os resultados tem sido muito animadores. Dois homens no pódio é um resultado notável e a equipa vai ter saudades da Malásia, onde foram rei e senhores nos últimos dois anos.

#2 – Vettel

Que grande recuperação, de 19º para 4º! Vettel aproveitou bem a capacidade da sua máquina e “dizimou” meio pelotão em 6 voltas. Se tivesse largado dos lugares cimeiros seria o grande favorito à vitória mas dado o azar de ontem, teve de minimizar os estragos. Estará a torcer para que o toque com Stroll no final não implique trocar a caixa e a consequente penalização de 5 lugares. A luta pelo campeonato está cada vez mais complicada e mesmo que o carro pareça ser o mais forte do grid, os incidentes das duas últimas corridas comprometeram as aspirações da equipa e do alemão. Nota para a sua insatisfação quando Alonso não lhe facilitou a passagem no final da prova: “Pensei que eras melhor que isso!” disse Seb. Com alguma razão.

 

#3 – Sergio Perez

Mais uma exibição à Perez. O mestre da gestão de pneus fez durar as suas borrachas mais que ninguém e conseguiu a melhor estratégia com isso. 5º lugar e mais um excelente resultado para a Force India (Ocon acabou também nos pontos). Merece estar neste top pois esteve diminuído fisicamente o fim de semana todo, com uma indisposição, e estava de rastos no final (admitiu que ponderou desistir). Acabar a corrida mais exigente do ano, doente, em 5º lugar? Que grande Checo!

#4 – Stoffel Vandoorne

O jovem da McLaren passou por uma fase menos boa no início mas nunca duvidamos que é um talento. Hoje mostrou que quando tiver uma máquina que lhe permita outros voos não vai desperdiçar. Acabou em 7º, enquanto o seu colega de equipa acabou em 11º. Vandoorne afirmou que foi a melhor corrida que fez até agora na F1 e concordamos. Vai brilhar ainda mais.

 

#5 – Williams

Ambos os carros no top 10, quando se esperava que não seria assim tão fácil. Um bom resultado para a equipa que precisava urgentemente de pontos para as contas do campeonato. Massa e Stroll foram competentes, mas Stroll borrou a pintura com uma distracção, depois de ver a bandeira de xadrez. Esqueceu-se de olhar para o retrovisor e quem levou por tabela foi Vettel. O Williams não teve danos de maior mas o Ferrari… pode ter danos que comprometam a corrida de Suzuka.

Top –

#1 – Ferrari

O problema no turbo de Vettel ontem foi uma dor de cabeça e hoje viu-se que o alemão podia ter vencido. Hoje Kimi também teve problemas no turbo e ficou de fora da corrida, ainda ela não tinha começado. O carro vermelho é  actualmente o mais rápido mas a equipa não está a aproveitar o potencial. Erros que se pagam caro e podem custar campeonatos. Uma pena a Scuderia não aproveitar o potencial todo da sua máquina.

 

#2 – Mercedes

A cara de Wolff era sintomática. A poderosa Mercedes ficou muito atrás da Red Bull e da Ferrari em ritmo de corrida. Se fosse num dia normal, sem dramas nem desistências, os Mercedes teriam apontado para o 5º lugar sem capacidade para mais. Mas é a segunda corrida em que são mais lentos que a concorrência e que conseguem fazer mais pontos. A sorte é também fundamental neste negócio e a equipa tem conseguido encontrar as melhores soluções para os problemas.

#3 – Valtteri Bottas

O piloto está a passar por uma fase negativa e as suas prestações tem sido uma desilusão. O próprio já admitiu que está com menos confiança e a equipa já o avisou que tem de se aprumar. Hoje esteve longe de toda a concorrência e precisa fazer melhor.

 

#4 – Renault 

Pensávamos que os franceses iram ser uma verdadeira ameaça à Force India mas hoje Hulkenberg não se deu bem no meio do trânsito e Palmer parecia que tinha chegado a um baile de verão, tantas foram as “piruetas” que fez em pista. Um dia para esquecer para quem se apresentou como candidatos a lutar com a Force este fim de semana.

5# Sainz 

Parecia lançado para mais um resultado positivo mas o motor resolveu não cooperar. Uma desistência que custou caro à equipa, que precisa de pontos para se manter na luta no meio da tabela. Já se fala inclusive que Gasly pode falhar a final da Super Formula, onde luta pelo titulo, para dar prioridade à Toro Rosso. Parece que Kvyat é mesmo passado.

 

 

 

 

Fábio Mendes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.