12h de Bathurst: Breve análise

 

Não há como não gostar das 12 horas de Bathurst. A cada ano que vemos gostamos mais e ficamos com mais vontade de ir ver. Deve ser algo de especial percorrer Mount Panorama e ver a prova ao vivo (deve ser também exigente para o fígado dada a fama dos australianos). A edição 2018 não terá ficado na memória como a de 2015, que teve um final de cortar a respiração mas mais uma vez as surpresas foram o prato do dia.

Para começar a surpresa no vencedor. O Audi #37 tinha muito talento ao volante mas não mostrou andamento para ser o grande favorito. Esse papel coube ao #22 e ao #74 que ficaram fora de prova perto do fim. Os outros favoritos, o BMW #43 e o #100 também não conseguiram levar a sua candidatura à vitória até a bandeira de xadrez. Como muitas vezes acontece no endurance, foi o carro que mais escapou aos problemas que venceu e não forçosamente o mais rápido. Frijns, Leonard e Vanthoor têm motivos para festejar pois deram à Audi uma vitória que escapava desde 2012 e toda a gente sabe como ficam os germânicos quando não vencem durante muito tempo. A titulo de curiosidade este Frijns que é um sr piloto que tem vitórias em praticamente todas as competições onde entrou.

 

Quem esteve muito bem na corrida foram os Porsches, graças a sua poupança no combustível. Além de fazer um som vindo do céu, os 911 GT3 conseguiram aguentar a sede durante mais tempo o que os colocou numa posição privilegiada no final da corrida. Não fosse aquele horroroso acidente e se calhar o vencedor teria sido outro.

Os Mercedes tiveram prestações mistas, mas pareceram, tal como os Porsche, mais à vontade em corrida do que em qualificação. Ainda suspeitamos que fosse um fim de semana de má memória para os flechas de prata mas tiveram dois carros na luta pela vitória. Infelizmente não foi o #56 de Parente, que era para nós um dos grandes favoritos (nacionalismos à parte) mas que devido a um toque desnecessário (ainda por cima de outro Mercedes) ficaram desde cedo afastados da luta que interessava. Lamy por nunca pareceu ter carro para se intrometer por lutas maiores a não ser que sobrevivessem sem problemas até às últimas duas horas, o que não aconteceu.

BMW, Bentley e McLaren tiveram apenas o azar típico destas corridas. Os BMW foram a par dos Audi  o pacote mais completo este fim de semana mas penalizações, toques e paragens nas boxes mais demoradas complicaram sobremaneira a tarefa. A Bentley também deve ter dado guarida a um gato preto, com o #18 a ter um furo, uma saída de pista violenta e uma troca de caixa e o #17 que tinha escapado ao azar todo mas não conseguiu fugir ao toque de Mostert no M6 #43 que arruinou a corrida para ambos os lados. A McLaren teve sobreaquecimento num dos carros e problemas no motor de arranque no outro (é o que dá não chamar o Futre para as corridas).

 

Da malta que foi parar ao hospital (3 pilotos, dois com fracturas múltiplas e outro apenas por precaução) um deles festejou a soro a vitória na categoria Am e todos os três atestaram por si próprios que  estas máquinas para além de rápidas são muito seguras. E relembraram-nos que nas corridas o risco está sempre presente.

Das categorias inferiores… não temos muito a dizer sinceramente a não ser que quando os GT4 pegarem moda a sério, vamos ter corridas catitas e que ficamos fãs do MARC II, com aquele aspecto de Mustang bravo.

 

 

Resultados aqui

Lista de inscritos aqui

Se não tiver mais nada que fazer pode rever a corrida toda aqui… ninguém o vai censurar:

 

 

 

E já agora a qualificação:

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.