WRC – Rali da Suécia: Ogier com queixas, Neuville líder

Um dia francamente mau para as cores da M-Sport, mas com muitas queixas de Sebastien Ogier e até de Ott Tänak. O melhor piloto da equipa de Malcom Wilson é Teemu Suninen 6º classificado da geral, mas a verdade é que Ogier perdeu, por exemplo na última especial do dia, mais de 20s para o vencedor da SS8, quando na mesma classificativa, o sexto piloto a sair, que por acaso foi Elfyn Evans, tirou mais de 9s ao tempo do francês.

Mas olhando para o que se passou durante o dia em relação aos tempos, o grande vencedor do dia foi Thierry Neuville. O belga da Hyundai apenas venceu a segunda etapa do dia, a SS3, e tornou-se líder. Depois de ter chegado à liderança da geral, Neuville andou sempre no top 5 dos tempos por etapa, excepção feita na SS5, em que terminou na 6ª posição. Um bom dia para o belga e para a Hyundai. Todos os 3 pilotos do i20 WRC venceram etapas durante o dia de hoje, com Paddon a vencer duas das 7 especiais. Com isso, o neozelandês ultrapassou Craig Breen no pódio da geral no final do dia, tendo a Hyundai os seus pilotos no top 3 do rali.

Breen também foi uma das figuras do dia, com duas vitórias em etapas. É 4º da geral, apenas ultrapassado pelos Hyundai e a pouco mais de 12s do líder Neuville. O irlandês é também, o melhor piloto da Citroën. A marca francesa tem outro piloto no top5: o regressado Mads Ostberg, que ontem se mostrou surpreendido pelo ritmo do Shakedown, ocupa a quinta posição a menos de 1s de Breen e a 13.2s de Neuville, tendo uma vantagem de mais de 16s para Suninen que é 6º. O norueguês pode estar mais confortável para amanhã e tentar o assalto ao pódio.
Já o terceiro piloto da Citroën, Kris Meeke ocupa apenas a 10ª posição, a 1:43.6s do primeiro lugar e quase 15s de Tänak, que é 9º, e com uma vantagem de quase 1 minuto para Evans que é 11º. Amanhã Meeke só pode melhorar… queremos crer! 

Nas 7ª, 8ª e 9ª posições aparecem os homens da Toyota. Esperava-se mais deles, mas o trio, liderado por Lappi, teve um dia que até começou bem. Tänak foi o mais rápido na SS2, depois de o ter sido no Shakedown de ontem. Depois disso, apenas Lappi conseguiu manter algum ritmo da parte da manhã e com isso, ainda se manter nos 3 primeiros lugares. De tarde, Lappi não foi tão eficaz, assim como os seus colegas, e baixou para 7º. Latvala é 8º com um dia discreto e Tänak 9º. Serão outros pilotos que poderão melhorar amanhã e aproveitar a neve calcada pelas passagens dos outros pilotos?

Como já referimos, Meeke fecha o top 10 com Evans e Ogier fora das primeiras dez posições. Podemos ter amanhã a “vingança gelada” de Ogier e da M-Sport? E a Toyota consegue colocar os seus pilotos, bem conhecedores da condução na neve, nos lugares cimeiros? E a Hyundai conseguirá manter este domínio, quase avassalador, no Rali da Suécia? E Breen e Ostberg, que mostraram estar na Suécia para discutir o pódio, conseguirão bater a armada coreana?

Tantas perguntas e as respostas começarão a ser dadas a partir das 6.54h (hora nacional) com mais 8 etapas para serem percorridas pelos competidores.

Suécia

Em WRC2, o japonês Katsuta lidera ao volante de um Fiesta R5 da Tommi Mäkinen Racing, com 4s de vantagem para Tidemand e 7.2s para Veiby, ambos em Skoda Fabia R5.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “WRC – Rali da Suécia: Ogier com queixas, Neuville líder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.