Renault Mégane R.S: Agora sim todos os detalhes

Já aqui tínhamos falado do novo Renault Mégane R.S na altura do seu lançamento no Salão Automóvel de Frankfurt, mas a marca francesa pouco revelou nessa sua apresentação. Todos os dados mais técnicos, as especificações e os preços só foram revelados totalmente agora, pareceu uma novela este lançamento até agora.

De forma resumida, vou tentar dizer-vos tudo o que precisam de saber sobre a nova geração do Renault Mégane R.S, sem vos maçar muito, neste domingo que está quase a acabar.

 Motor:

O Mégane R.S chega ao mercado com um motor de 1.8L de cilindrada turbo de injeção direta, com 280 cv de potência às 6.000 rpm e 390 Nm de binário entre as 2.400 e as 4.800 rpm. Motor esse desenvolvido pela Renault Sport e pela divisão da equipa na F1. No final deste ano ou no principio do próximo ano chega a versão Trophy, com o mesmo motor mas com a potência aumentada para os 300 cv e com 400 Nm de binário.

Chassis:

Pela primeira vez no Mégane R.S o cliente poderá escolher entre dois tipos de chassis para o seu exemplar. Há o chassis Sport (desportivo mas ao mesmo tempo mantém bons níveis de conforto a bordo) ou o Cup (muito desportivo, focado unicamente para curvar bem e depressa, e inclui ainda um autoblocante Torsen, uma rigidez aumentada em 10% e batentes hidráulicos nos amortecedores).

O Sport será para quem não pretende abusar muito do R.S, para uso em boas estradas e com muito bom piso. Já o Cup será a escolha certa para quem quer usar e abusar do Mégane R.S, na estrada ou em circuito, pois só com este chassis é que se consegue por no chão e aproveitar os 390 Nm de binário ao máximo, sem andar sempre com o carro a fugir de frente, pois o autoblocante ajuda e de que maneira nisso.

De série nos dois tipos de chassis surge o sistema 4Control que melhora a agilidade e a estabilidade a baixas e a altas velocidades, pois as rodas de trás, dependendo da velocidade a que se circula, podem virar no sentido contrário ou no mesmo sentido que as rodas da frente.

Caixa de Velocidades:   

Pela primeira vez também num Mégane R.S, o comprador poderá escolher entre uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática EDC de dupla embraiagem também com 6 velocidades. É de louvar e de agradecer à Renault Sport por disponibilizar a escolha de uma caixa manual, visto que estão a começar a desaparecer em quase todos os veículos mais desportivos e mesmo sabendo que pouca gente vai comprar com caixa manual. (Um carro assim quer-se com caixa manual para se espremer toda a potência ao máximo, mas os tempos mudam, e há quem ache uma perda de tempo e uma trabalheira, mudar as mudanças numa caixa manual!!)

Exterior:

Passando para o design exterior, este Mégane R.S é mais largo que o modelo mais civil da gama, tem um para-choques dianteiro com umas grandes entradas de ar e as luzes R.S Vision, que em combinação com as óticas frontais em Full LED, permitem um alcance de 460 metros. Na traseira tem um spoiler que gera força descendente e um grande difusor no para-choques com a saída de escape no meio. Pode-se escolher entre jantes de 18″ e 19″. Esta nova versão traz uma nova cor, apelidada de Tonic Orange, para este Mégane dar ainda mais nas vistas.

Interior:

No interior a coisa é mais soft, mas mesmo assim contamos com inscrições R.S um pouco por todo o habitáculo, costuras em vermelho e aplicações em carbono. Além de uns bancos desportivos de série, onde podemos escolher se queremos o forro em tecido ou em Alcantara. A meio do tablier temos o típico ecrã R-Link 2 da gama Renault, onde podemos alterar o temperamento deste desportivo francês entre 5 modos diferentes (Comfort, Normal, Sport, Race e Perso).

Já a telemetria R.S Monitor foi atualizada e além de todos os gadgets de medição das nossas performances em pista, por exemplo, agora é possível ligar uma câmara ao carro e depois poder sobrepor os dados da telemetria às imagens obtidas e até partilhar nas redes sociais. Inclui também um novo Launch Control e o ESP desliga-se mesmo a 100%.

Performances:

A Renault Sport anuncia para o seu novo Mégane R.S uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 5,8 segundos tanto com a caixa automática EDC, como com a caixa manual e uma velocidade máxima de 255 km/h. Com a caixa manual e o motor de 280 cv, a marca francesa promete um consumo médio de 7,2 L/100 km (algo que só com muito cuidado e muita paciência será atingido).

Renault-Megane_RS-2018-1280-66

Preço:

No nosso país o novo Renault Mégane R.S irá custar a partir de 40.480€ para a versão de 280 cv com chassis Sport e caixa automática EDC, disponível já a partir do mês de maio. A versão com 280 cv, chassis Sport e caixa manual irá custar a partir de 38.780€ e só estará disponível lá mais para o meio do ano.

Fonte: Renault Portugal / Renault Sport

Fotos: NetCarShow.com

Flat Out. Boas Curvas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.