Parte 4 – Salão Automóvel de Genebra 2018

Jaguar I-Pace

A marca britânica levou ao 88º Salão Automóvel de Genebra o seu primeiro automóvel 100% elétrico. O I-Pace surge assim como um rival direto do Tesla Model X. Com dois motores, um em cada eixo, este Jaguar anuncia 400 cv de potência e 696 Nm de binário, que permite assim realizar a aceleração dos 0-100 km/h em apenas 4,8 segundos. A Jaguar equipou este I-Pace com umas baterias de iões de lítio com 90 kWh, que permite uma autonomia máxima de 480 km.

Este Jaguar segue os mesmos traços de design da restante gama. O interior é espaçoso, apesar das curtas dimensões exteriores, tendo lugar para cinco ocupantes e uma mala com 656 litros de capacidade. Este I-Pace vem equipado com muitas tecnologias novas, como por exemplo, o novo sistema de info-entretenimento com inteligência artificial. No nosso país já pode comprar este I-Pace com preços a começar nos 80.416€. O rival direto é o Tesla Model X 75D com 333cv e que custa 95.550€.

Ruf SCR 2018

Parece um Porsche 964? Parece sim, mas as parecenças acabam logo aí. Esta criação da Ruf assenta num chassi monobloco feito em fibra de carbono, e a carroçaria feita também em fibra de carbono é reforçada por uma roll-cage. O peso total deste novo SCR é de apenas 1.250 kg. Na ligação à estrada este Ruf conta com uma suspensão push-rod de competição.

A nível de motor, nada melhor que um flat-six de 4.0L de cilindrada atmosférico com 510 cv de potência às 8.270 rpm e ainda 469 Nm de binário. A cereja no topo do bolo é a escolha de uma caixa manual de 6 velocidades para ligar todo o conjunto. No interior conte com duas bacquets desportivas, tudo forrado a Alcantara e nada de sistemas modernos que nos possam distrair da condução. A nível de preços, nada se sabe, mas espera-se um valor bem elevado, para condizer com o restante nível desta belíssima criação.

01-2018-ruf-scr-geneva-1

Lamborghini Urus

A marca do touro levou à Suíça o seu novo SUV, o Urus. Depois da criação do LM002 em 1986 e com apenas 328 unidades produzidas até 1993, esperava-se que a Lamborghini tivesse ganhado juízo e não fizesse mais modelos deste tipo. Mas com o boom deste segmento a marca italiana decidiu voltar a atacar o mercado dos “jipes”. Este Urus assenta na plataforma MLB do grupo VW (Audi Q7, Porsche Cayenne e Bentley Bentayga).

Conta com um motor V8 biturbo de 4.0L de cilindrada  com 650 cv de potência e 850 Nm de binário. Apesar das duas toneladas de peso que acusa na balança, o Urus alcança os 100 km/h em apenas 3,59 segundos e atinge os 305 km/h de velocidade máxima. No interior encontra-se um ambiente luxuoso e desportivo ao estilo Lamborghini. Nos bancos de trás pode-se optar por dois ou três lugares. A bagageira conta com 616 litros de capacidade.

MAT Stratos

Em 2010 o multimilionário Michael Stoschek apresentou uma reinvenção do Lancia Stratos tendo por uma base um Ferrari 430 Scuderia. O mundo ficou louco e surgiram logo os interessados em tal automóvel, mas a Ferrari não gostou da ideia e boicotou o projeto. Mas agora a ideia ganhou nova vida e o carroçador italiano Manifattura Automobili Torino, vai produzir 25 unidades da nova interpretação do Stratos.

Para a magia acontecer, basta o interessado comprar um Ferrari 430 Scuderia em 2ª mão e levá-lo às instalações da MAT para se proceder à transformação. A MAT usa a plataforma do Ferrari mas reduz a distância entre eixos em 200 mm. Conta ainda com o vão dianteiro mais curto e com o radiador numa posição diferente. Já o motor é o do Ferrari, ou seja, um V8 de 4.3L de cilindrada com 540 cv de potência às 8.200 rpm e 519 Nm de binário às 3.750 rpm.

Com a introdução de uma caixa sequencial de seis velocidades, este novo Stratos garante uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 3,3 segundos e uma velocidade máxima de 330 km/h. Haverá três versões diferentes e o carroçador conta já com 12 pessoas interessadas em adquirir este novo Stratos. O preço final de tal obra de arte é elevado, pois a transformação custa 500 mil euros a que teremos que juntar o preço que custará o Ferrari 430 Scuderia em 2ª mão.

Estejam atentos e não percam a quinta parte deste resumo às novidades presentes no Salão Automóvel de Genebra 2018. Vejam ou revejam os artigos anteriores deste especial:

Parte 1: https://wp.me/p5bAts-9LY

Parte 2: https://wp.me/p5bAts-9Me

Parte 3: https://wp.me/p5bAts-9Nx

Flat Out. Boas Curvas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.