F1 – GP do Azerbaijão: Red Bull parece estar com ideias

No final do primeiro dia em que as máquinas andaram em pista ficamos com a clara impressão de que a Red Bull está com vontade de dar nas vistas. Mais ainda, temos quase a certeza que Ricciardo está a fazer o seu “valor de mercado” subir ainda mais. O australiano pareceu ser o homem que melhor se deu com os ares de Baku e com as ruas da cidade.

 

 

Na FP1 foi Bottas o homem mais rápido no final da sessão mas a forma como Ricciardo se apresentava na secção mais sinuosa do traçado dava a entender que o seu RB14 era a melhor máquina em pista e apenas a falta de cavalos do seu motor o impedia de estar na frente. Basta ver que o seu tempo ficou a 0.035 de Bottas, e o finlandês usou os ultramacios enquanto Ricciardo se ficou pelos supermacios. O destaque desta sessão foi para Verstappen. O holandês continua a dar nas vistas e não pelos melhores motivos e o seu monolugar pregou-lhe uma partida de mau gosto. A traseira fugiu-lhe e na tentativa de “ir buscar” a máquina, corrigiu de mais e foi parar as barreiras. O carro morreu logo ali e previa-se o pior (troca de caixa). Também Raikkonen teve um final de sessão antecipado com problemas de aderência no seu Ferrari. Mas a montagem da suspensão traseira é tão complexa que os mecânicos tiveram de desmontar a caixa de velocidades para fazer o trabalho. Os Renault não tiveram a melhor sessão com ambos os carros a ficarem de fora mais cedo devido a falhas nas travagens que deixaram os pneus quadrados.

Na FP2 tivemos Ricciardo de novo em destaque e nas simulações de qualificação foi mesmo o mais rápido, seguido de perto por Kimi Raikkonen e Max Verstappen que graças ao trabalho árduo dos mecânicos “apenas” perdeu mais 20 de tempo de pista. Os Mercedes apresentaram-se bastante discretos e Bottas conseguiu fazer melhor tempo do que Hamilton. Vettel também ficou longe dos melhores tempos com a sua tentativa a sair gorada devido ao intenso trânsito nas ruas de Baku. Nas simulações de corrida foram Kimi e Max a fazer os tempos por volta mais conseguidos, com Vettel e Ricciardo por perto. Os Mercedes ficaram a 1 seg. do andamento dos homens da frente. Os Flechas de Prata degradaram os ultra muito rapidamente e à 5 volta da simulação estavam a perder tempo.

Os destaques vão claramente para a Red Bull e Ricciardo. Se tivessem um motor Mercedes seriam uma aposta segura para este fim de semana, mas assim têm de fazer os melhores tempos possíveis nos dois primeiros sectores, para compensar as perdas do terceiro. A Ferrari também está na luta e Kimi mostrou estar acima de Vettel. Já os Mercedes estão ainda a alguma distância deste duo e terão de melhorar muito para se chegarem ao pódio. Os Force India mostraram algo mais e as melhorias introduzidas parecem estar a surtir algum efeito. A equipa dá-se bem nesta pista e estão claramente com melhor andamento. A McLaren também apresenta algumas melhorias e na simulação de qualificação Alonso ficou em 6º. A Haas e a Renault estão também na luta pelo top10.

Os Williams estão mais perto do top10 mas as deficiências do carro mantêm-se e será difícil aos pilotos segurarem as máquinas ao longo da prova. Toro Rosso está a sentir o peso do motor Honda e a maior recta do calendário não os beneficia em nada.

Está tudo em aberto para amanhã e a pista ainda vai melhorar pois a falta de aderência e a sujidade ainda eram significativas. Pode ser que com mais grip, a Mercedes consiga subir de nível. Mas para já a vantagem está do lado da Red Bull.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.