TCR Europe: Francisco Abreu optimista para o futuro

Depois de se ter sagrado campeão ibérico e vice-campeão nacional em 2017, Francisco Abreu deu o salto para a internacionalização e apostou no TCR Europe. Inserido num projecto oficial, o piloto da Madeira defende agora as cores da Peugeot, ao volante do novo 308 TCR. A primeira ronda do campeonato europeu foi de adaptação ao campeonato e a nova máquina que está também em fase de maturação:

“Foi um fim de semana produtivo ao nível do andamento demonstrado. Ainda estamos numa fase de adaptação ao carro e tivemos de nos adaptar também à pista, mas no geral o balanço é positivo. Na primeira corrida mostramos um bom andamento. O arranque não foi o que desejávamos mas conseguimos subir várias posições e a minha melhor volta no final da prova, o que mostra o potencial do carro, que permite manter um andamento consistente. A segunda corrida ficou marcada por um toque logo no arranque que nos danificou o carro na frente e nos fez perder alguma performance. Com a ameaça de chuva, arriscamos os pneus de chuva mas a aposta não deu os frutos desejados. Tendo em conta os danos do carro valia a pena arriscar e tentar algo diferente.”

 

Nesta fase os resultados ainda não são uma prioridade e com o carro ainda com uma margem de progressão grande, o piloto madeirense destaca a aprendizagem, quer pessoal, quer da equipa e olha para o futuro com optimismo:

“Foi um fim de semana em que aprendemos muito sobre o carro. Senti-me bem na primeira corrida e vimos que temos potencial para alcançar bons resultados, mas ainda há trabalho para fazer, como é normal nesta fase. No entanto os primeiros sinais são encorajadores. Teremos sempre o handicap de não conhecer as pistas o que atrasa sempre um pouco a obtenção da melhor afinação possivel, mas temos uma excelente equipa e vamos progredir a cada prova. Temos de começar desde já a preparar Zandvoort, uma pista muito exigente.”

 

O piloto não quis aprofundar as comparações com a sua anterior máquina (Golf GTi TCR) mas apontou algumas diferenças:

“O carro tem uma boa base, é estável e senti-me muito bem. Ao nível da gestão dos pneus conseguimos resultados interessantes. Comparar o Golf ao 308 é injusto pois um já é um produto acabado e outro está ainda numa fase muito precoce. O motor 1.6 é um dos elementos mais diferenciadores do carro. Como temos Anti-Lag Sistem não sentimos falhas na potência mas há ainda alguma diferença em relação ao Golf que pilotei. O BoP ainda não é o mais favorável para o nosso carro e espero que essa situação possa mudar em breve. Mas estou a trabalhar com dois engenheiros da Peugeot e sabemos que o carro ainda tem muito para dar. Estou num projecto aliciante onde posso ajudar a Peugeot a desenvolver um carro novo. Estou muito feliz e entusiasmado com esta fase da minha carreira. “

 

Os primeiros apontamentos da nova máquina da Peugeot são um misto. Se por um lado achamos que há muito potencial e a ideia de usar um motor mais pequeno é interessante, os resultados são para já pouco reveladores do que pode ser esta máquina. Depois das prestações do 308 Cup no ano passado estávamos à espera de um início mais fulgurante da marca do Leão no TCR,  mas há ainda muito trabalho a ser feito no carro. Quanto a Abreu, basta ver o onboard da corrida 1 para ver que o homem está em forma. Um dos melhores pilotos a nível nacional que tem agora um projecto muito interessante que o pode levar até outros voos. Se depender apenas dele, o 308 vai andar nos lugares da frente. Mas o caminho faz-se caminhando e é preciso dar mais algum tempo para ver o que realmente este carro pode dar.

A próxima prova está marcada para 20 e 21 de maio.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.