Estrada – Novo Dacia Duster será Classe 1 em Portugal

O nosso país continua com o problema das classes de veículos nas portagens. Muito se tem falado, muito se tem discutido, muito se tem prometido, mas até agora ainda nada se fez e tudo continua na mesma. Isso tem trazido muitos problemas a várias marcas, especialmente com os novos SUV e Crossovers que recentemente têm saído para o mercado.

O novo Dacia Duster depois de sofrer algumas mudanças na suspensão, será taxado como Classe 1 nas portagens portuguesas, desde que equipado com o dispositivo de Via Verde e apenas na versão com tração dianteira (4×2). Apesar disso, ainda não se sabe quando chegará ao mercado nacional, nem os preços que terá.

O novo Duster chegará com uma imagem nova, pois sofreu uma renovação profunda e não só uns pequenos retoques (foi à “faca” e retirou as gorduras e as imperfeições todas). Na frente há agora uma grelha mais larga, com uns novos faróis com luzes diurnas em LED e há uma proteção em plástico mais saliente.

Dacia-Duster-2018-1024-83

O para-brisas está agora mais inclinado, com a sua base a avançar cerca de 100 mm. Na traseira, há uns novos faróis e destaca-se também a proteção em plástico de maiores dimensões como na dianteira.

No interior o Dacia Duster foi também renovado para ser mais apelativo, apesar de ser um produto “low-cost” como a marca se afirma. Há agora melhores materiais do que antes. O sistema multimédia MediaNav Evolution está agora numa posição mais alta, para o condutor não ter que desviar muito o olhar da estrada.

Os bancos da frente têm agora mais regulações e o comprimento foi aumentado em 20 mm, para uma melhor retenção do corpo. A mala conta com 478 litros de capacidade na versão com tração dianteira (4×2) e 467 litros na versão 4×4. Com os bancos de trás rebatidos, a capacidade de carga sobe para os 1623 litros.

Viajar no novo Dacia Duster é agora mais tranquilo, pois o ruído foi reduzido. Há mais material insonorizante no motor e os vidros aumentaram de espessura. Passando para a condução, o Duster comporta-se agora melhor em estrada. Recebeu uma nova direção assistida, agora com mais estabilidade e que filtra melhor o que se passa na estrada. Já as novas longarinas com uma maior espessura, permitem mais segurança a velocidades mais elevadas.

Dacia-Duster-2018-1024-62

A versão 4×4 está também bem adaptada para superar os terrenos mais duros. O Duster conta com uma altura ao solo de 210 mm, um ângulo de ataque de 30°, um ângulo de saída de 33° e um ângulo ventral de 21°.

Há também câmaras à volta do carro, para se ter a certeza que não se bate em nenhuma pedra ou algo do género. Inclui ainda o sistema de controlo de descida (Hill Descent Control), um menu específico no sistema de infoentretenimento, onde se pode consultar uma bússola e os ângulos que estamos a fazer no momento.

Nas motorizações temos os motores a gasolina, SCe 115 cv (4×2 e 4×4) e TCe 125 cv (4×2 e 4×4) com uma caixa manual. O motor SCe 115 cv está também disponível em versão GPL. Nos motores a gasóleo contamos com o motor dCi 90 cv (4×2) e o motor dCi 110 cv (4×2 e 4×4), disponíveis com uma caixa manual também. Já o motor dCi 110 cv na versão 4×2, pode ser equipado com uma caixa automática EDC de dupla embraiagem.

Para terminar, referir que a Dacia melhorou a segurança a bordo deste novo Duster. O SUV da marca romena conta agora com mais e novos airbags, pré-tensores nos cintos, fixação ISOFIX nos bancos traseiros e sistema de alerta de ângulo morto.

Fonte: Groupe Renault: Renault Portugal

Fotos: NetCarShow.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.