WRC – Chega ao fim o Rali de Portugal: Thierry Neuville é o vencedor

Chega ao fim mais uma edição do Rali de Portugal e os grandes vencedores foram os belgas Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul da Hyundai Motorsport. Foi um rali muito duro para todos os pilotos. As estradas estavam muito secas e com muitas pedras que fizeram das suas logo no primeiro dia a sério.

Tanak e Latvala foram os primeiros a cair, seguidos do campeão do mundo Sébastien Ogier, Hayden Paddon que liderava o rali na altura e de Mikkelsen. No dia a seguir calhou a Kris Meeke abandonar também o Rali de Portugal. Apenas Meeke não voltou ao abrigo do Rali 2.

A partir daí Neuville pegou na liderança do rali e nunca mais a largou. Manteve sempre um bom ritmo, conseguiu fugir dos perigos que havia na estrada e a desistência de quase todos os rivais mais diretos foi também uma boa ajuda. Termina assim no lugar mais alto do pódio e sobe também ao primeiro lugar na luta pelo o título. Fica agora com uma vantagem de 19 pontos para Sébastien Ogier.

No 2º lugar termina Elfyn Evans que estava a ter um rali difícil mas com a desistência dos pilotos da frente, o piloto da M-Sport Ford foi subindo na classificação. Tentou atacar e por pressão em Neuville mas a diferença entre ambos foi sempre muita. Termina o Rali de Portugal a 40 segundos do primeiro lugar.

Já no 3º lugar terminou Teemu Suninen também da M-Sport Ford. No seu primeiro rali em Portugal consegue assim o seu primeiro pódio da carreira. Esapekka Lappi termina na 4º posição final, sendo o melhor Toyota em Portugal. Este rali foi um desastre para a equipa Toyota Gazoo Racing.

Já Dani Sordo termina o Rali de Portugal na 5º posição, depois de ter liderado a prova logo ao início. Mas algumas más escolhas de pneus, uma penalização por ter danificado a chicane na Power Stage do Porto e alguns erros, tiraram o piloto espanhol das três primeiras posições.

A Power Stage final com o salto de Fafe como ponto alto, foi ganha por Lappi que arrecada assim os 5 pontos, seguido de Neuville e de Dani Sordo como terceiro classificado. Ogier ficou apenas com o 8º tempo, visto que quando passou a estrada ainda não estava bem limpa e isso impediu outro andamento por parte do frânces.

No WRC 2 o grande vencedor foi Pontus Tidemand em Skoda Fabia R5, seguido de Lukasz Pieniazek e de Stéphane Lefebvre. O melhor piloto português em prova foi Armindo Araújo, que venceu também a prova destinada ao Campeonato de Portugal de Ralis, subindo também ao primeiro lugar do mesmo.

Classificação Final do Rali de Portugal:

img_6319

Fotos: WRC / @World / Thierry Neuville Facebook

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.