Estrada – Sabias que a Opel já teve um automóvel com propulsão a foguete?! E um avião?!

Estávamos no ano de 1927 quando o engenheiro Fritz von Opel, neto do fundador da marca, Adam Opel, decide juntar-se ao astrónomo austríaco Max Valier, para porem em prática o sonho de que a propulsão a foguete era controlável e podia ser adaptada a um automóvel.

Com a ajuda de Friedrich Sander, dono de uma fábrica de foguetes de sinalização, os três começaram a construir um carro movido a foguete. Logo em março de 1928, os três construem o Opel RAK 1, o primeiro protótipo, assente na plataforma do Opel 4/12, sem motor nem transmissão, mas com 12 foguetes de 40 kg de material explosivo na traseira e com umas pequenas asas laterais. No dia 11 de abril, este primeiro protótipo atinge os 100 km/h, no primeiro teste efetuado nas instalações da Opel em Rüsselsheim.

RAK 2 celebrated 90th birthday

Como todos os testes foram um sucesso, a Opel decide aumentar a parada e construir um carro capaz de bater recordes e é então que surge o Opel RAK 2. Construído sobre a plataforma do Opel 10/40, este carro era maior e muito mais potente que o primeiro modelo. Tinha um comprimento de 4,88 m, duas asas laterais de grandes dimensões e 24 foguetes de combustível sólido com capacidade de impulsão de seis toneladas.

“Carreguei no pedal de ignição e ouvi os foguetes rugirem atrás de mim, empurrando-me violentamente para a frente. Carreguei no pedal outra vez, outra vez e – com um efeito avassalador – uma quarta vez. Dos lados, tudo desapareceu. A aceleração foi brutal. Deixei de pensar. Passei a guiar por instinto até cruzar o ponto estipulado”, relatou “Rocket Fritz” após o sucedido.

RAK 2 celebrated 90th birthday

Em apenas três minutos, o Opel RAK 2 atingiu os 238 km/h e quase que levantou voo, logo na primeira curva da pista de Avus em Berlim, pois as asas laterais apesar das grandes dimensões, não geravam carga aerodinâmica suficiente para manter o “carro-foguete” colado ao chão.

A partir daqui a marca alemã nunca mais parou de sonhar. Logo no mês a seguir, com o Opel RAK 3, Fritz von Opel atinge os 256 km/h, mas desta vez com o carro assente em carris. Seguiu-se a Opel Motoclub, a mota com motor foguete e mais tarde, a 30 de setembro de 1929, o voo do Opel-Sander RAK 1, o primeiro avião da marca alemã, com motor de propulsão a foguete.

RAK 2 celebrated 90th birthday

Com a chegada da Grande Depressão, estes projetos e os sonhos mais inimagináveis foram esquecidos e postos de parte, para a Opel se focar em construir automóveis para o dia-a-dia das pessoas. Para quem desconhecia estes factos, é sempre bom conhecer um pouco mais da história das marcas e saber de onde vem a inspiração para a construção dos automóveis de hoje em dia …

Fonte/Fotos: Opel Portugal

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.