WEC – Os detalhes da nova classe que vai substituir os LMP1 híbridos

A FIA e a ACO já revelaram os principais pontos da nova classe que irá substituir os LMP1 híbridos já para a temporada 2020-2021. Para começar os carros desta nova classe ainda sem nome definido, terão de ter linhas de design parecidas a automóveis de estrada de cada marca participante no campeonato. A nível de custos, estes novos “protótipos” só vão poder custar um quarto do que atualmente é gasto com os LMP1 híbridos, para um programa de dois carros por equipa.

Depois haverá um pouco mais de liberdade tanto a nível de design, como a nível de motores, pois pode ser usado um motor de qualquer tipo (com turbo ou naturalmente aspirado), e com um qualquer número de cilindros. A nível de peso, esta nova classe só pode pesar 980 kg, e terá o fluxo de combustível e outros aspetos a nível da eficiência controlados pela ACO, de modo a evitar que se gaste muito dinheiro em desenvolvimento.

2020-1

Ao motor de combustão será acoplado um motor elétrico com um máximo de 200 kW de potência, que dará uma tração integral a estes “protótipos”. Os dois motores juntos só podem gerar 520 kW de potência. Em comparação aos atuais LMP1, estes vão ter um habitáculo maior, com dois lugares, um para-brisas grande e outros detalhes, para se parecerem mais com carros de estrada.

As equipas oficiais vão ser obrigadas a disponibilizar os motores às equipas privadas, mediante um custo definido pela FIA/ACO. Mas cada equipa (oficial ou privada) vai poder construir o seu motor híbrido como quiser, mediante a homologação da FIA/ACO. Estima-se que esta nova classe seja um pouco mais lenta que os atuais LMP1 e por isso podem fazer uma volta em Le Mans, apenas na casa dos 3:20 minutos.

Este novo regulamento será válido até à temporada 2024-2025. Com a apresentação do Toyota GR Super Sport Concept por parte da Gazoo Racing e do E-Tron Vision Gran Turismo por parte da Audi (com muitas das ideias deste novo regulamento), pode-se supor que algumas marcas já se estão a adiantar no desenvolvimento e que vão apostar nesta nova classe.

 

Fonte: Sportscar 365

Fotos: FIA WEC / John Dagys / NetCarShow.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.