Estrada – Renault Mégane R.S Trophy, conseguirá fazer frente ao Civic Type-R?!

Desde há muitos anos atrás que o Mégane R.S e o Civic Type-R se batem pelo o título de ser o tração dianteira mais rápido do Mundo. A Renault conseguiu ser a primeira desse campeonato durante muito tempo, mas com o lançamento do novo modelo japonês o caso mudou de figura. O novo Honda Civic Type-R tem quebrado recordes nos mais emblemáticos circuitos por todo o lado e a nova geração do Renault Mégane R.S não consegue acompanhar isso.

Pelo menos até agora foi assim, pois a Renault Sport não quis continuar a ser a “outra” desta relação e por isso acrescentou uns pózinhos mágicos ao R.S de modo a ter mais armas para esta luta. A nível de motor, o 4 cilindros com 1.8L de cilindrada viu a sua potência aumentar até aos 300 cv e o binário chega agora aos 400 Nm com caixa manual ou aos 420 Nm quando equipado com a caixa automática.

Renault-Megane_RS_Trophy-2019-800-07

Como as novas normas antipoluição entram em vigor já a partir de 1 de setembro, a Renault Sport teve que instalar um filtro de partículas, que fez aumentar a contrapressão no escape. Para solucionar esse problema, os franceses fizeram o turbo com um rolamento em cerâmica, o mesmo usado na Fórmula 1, que é mais leve, resistente e tem menos fricção. Reduzindo assim o tempo de resposta do turbo quando carregamos a fundo no pedal da direita.

Mas como não só a potência é importante nesta renhida disputa, a Renault Sport equipa esta nova versão Trophy com o chassis Cup. Que junta ao já de série sistema 4 Control e aos batentes hidráulicos da suspensão, uns amortecedores 25% mais firmes, um autoblocante Torsen, umas molas 30% mais firmes e umas barras estabilizadoras mais rígidas.

Renault-Megane_RS_Trophy-2019-800-0f

Como se corre melhor com uns quilos a menos, a Renault Sport equipa este Mégane Trophy com travões bimatéria da Brembo que reduz 1.8 kg por roda em massa não suspensa e umas novas jantes de 19″ mais leves com pneus Bridgestone Potenza S001. Mas em 2019 estará disponível em opção umas outras jantes de 19″ que reduzem ainda mais o peso, cerca de 2 kg por roda, envolvidas em pneus Bridgestone Potenza S007 (com mais aderência e mais durabilidade em condução de faca nos dentes).

O peso total em vazio fica nos 1.419 kg. Para dar aquela “pica” extra à condução, a Renault Sport instalou um novo sistema de escape desportivo, que conta com dois modos (mais calado ou mais barulhento). A marca francesa promete assim uma aceleração dos 0-100 km/h em 5.7s e uma Vmax de 260 km/h com caixa manual.

Renault-Megane_RS_Trophy-2019-800-06

Será este novo Renault Mégane R.S Trophy capaz de apanhar e voltar a estar por cima do Honda Civic Type-R?! O hot hatch japonês conta com um motor 4 cilindros 2.0 Turbo VTEC com 320 cv e 400 Nm, que permite fazer o 0-100 km/h em 5,7s e atingir 272 km/h de velocidade máxima também com caixa manual. Já o peso total em vazio fica nos 1.380 kg.

Com estes dados, no papel a luta parece que será muito renhida com o Honda a ter mais 20 cv, menos 39 kg e mais 12 km/h de velocidade máxima. Será que estes detalhes vão fazer a diferença?! Vamos ter que esperar mais uns meses até ao fim do ano, quando chegar o Mégane Trophy ao mercado, para ficarmos a saber quem será o tração dianteira mais rápido do Mundo …

Fonte: Renault Sport

Fotos: NetCarShow.com

Anúncios

Um pensamento sobre “Estrada – Renault Mégane R.S Trophy, conseguirá fazer frente ao Civic Type-R?!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.