Estrada – A lei das portagens mudou … mas pouco!!

A antiquada lei das classes de portagens em Portugal, que tantas dores de cabeça tem dado aos construtores de automóveis, foi alterada. Mas não contêm com grandes alterações (estamos em Portugal, nunca nada é mudado a 100%). Foi aprovado na semana passada, em Concelho de Ministros, uma nova medida que pretende alargar os critérios para um carro ser taxado de classe 1.

Resumindo, a altura máxima do capot, medido na vertical ao eixo dianteiro, passa a ser de 1,30 m em vez dos atuais 1,10 m. Ou seja, muitos dos novos SUV e Crossovers do mercado vão passar a ser taxados de classe 1, sem as marcas terem que alterar as suspensões para baixar a altura ao solo.

Também em relação ao peso houve mudanças. Um classe 1 nas portagens portuguesas passa a poder ter um peso bruto de 2.300 kg, independentemente do número de lugares que tenha.

Mas como tudo no nosso país tem um “mas” escondido nas entrelinhas, estas novas alterações só podem ser aplicadas a carros que cumpram pelo o menos a norma ambiental Euro 6. Ou seja, apenas os carros mais novos (matriculados a partir de 1 de setembro de 2015) é que vão beneficiar desta mudança na lei.

Só que o governo português não se lembrou (ou fingiu-se de esquecido) que o parque automóvel em Portugal tem uma idade média de 12,5 anos. Não quero entrar em teorias da conspiração, mas se tem um carro que cumpre estas novas medidas, mas se quer ser taxado a classe 1 e não cumpre a norma Euro 6, há que comprar um carro novo. Palpita-me que é mais uma medida do governo para ganhar dinheiro com os  impostos que um carro novo dá.

Outra coisa que não ficou esclarecida foi se os carros com tração integral (4×4) mesmo cumprindo estas novas medidas podem ser taxados de classe 1, ou se esta nova medida apenas se aplica aos carros com tração dianteira. Mais uma vez ficam coisas por mudar e por esclarecer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.