Estrada – Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC, o 1º carro 100% elétrico da marca

Como os SUV estão na moda e vendem tão bem como as bolas de Berlim numa praia portuguesa, a Mercedes-Benz lançou o seu primeiro automóvel 100% elétrico assente numa plataforma de SUV, claro está. Pois bem este carro 100% elétrico da Mercedes surge com uma imagem de gosto discutível.

Como todos sabemos os carros elétricos e híbridos vêm o seu design ser sacrificado para poderem ser o mais eficiente possível, mas na minha humilde opinião, este EQC 400 roça o feio, especialmente a parte da frente. Já li comentários do público em sites estrangeiros do tipo “a Mercedes roubou o design à SsangYong” e coisas do género. É feiote, pronto está dito!!

Mercedes-Benz-EQC-2020-800-12

Na dianteira deste SUV com 4761 mm de comprimento, 1884 mm de largura e 1624 mm de altura, sobressai um painel negro que circunda os faróis de LED e a grelha frontal. De noite, vai-se ver uma linha branca de uma ponta à outra e cada farol. O mesmo acontece na traseira, onde haverá luz de um lado ao outro. No seu interior, o EQC 400 segue a mesma linha de toda a gama Mercedes, apenas com alguns traços diferenciadores para sabermos que estamos a bordo de um elétrico.

Passando para a potência este SUV 100% elétrico vem equipado com dois motores, um em cada eixo, que perfazem uma potência de 300 kW, ou seja 408 cv e 765 Nm de binário. Isto garante uma VMax limitada de 180 km/h e uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 5,1s (segundo a marca). O peso total do EQC 400 supera como era de esperar as duas toneladas.

Mercedes-Benz-EQC-2020-800-28

Com uma bateria de iões de lítio de 80 kWh, a Mercedes anuncia uma autonomia de mais de 450 km, segundo o ciclo NEDC. Mas é aí que a “porca torce o rabo”. Pois as medições em ciclo NEDC deixaram de ser utilizadas a 1 de setembro. E segundo os especialistas, com os novos testes agora em vigor, o WLTP, este novo modelo não fará mais de 320 a 390 km com uma carga completa. Mas como este modelo só entrará em produção no próximo ano, até lá a Mercedes tem tempo de melhorar a autonomia e igualar os seus rivais.

Mercedes-Benz-EQC-2020-800-48

Com uma ligação rápida de 110 kW, o EQC 400 carrega dos 10% até aos 80% em apenas 40 minutos. A marca alemã disponibiliza em opção uma Wall Box que acelera o carregamento em tomadas domésticas. Este SUV da estrela conta com 5 modos de condução (Comfort, Eco, Max Range, Sport e Individual). Vem também equipado com um assistente que ensina o condutor a ter uma condução mais relaxada e a utilizar bem a carga da bateria. Este é o primeiro carro 100% elétrico da marca mas mais modelos estão já a caminho.

Fotos: NetCarShow.com

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Estrada – Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC, o 1º carro 100% elétrico da marca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.