Estrada – Audi e-tron, o rival 100 % elétrico do Mercedes EQC

Com a chegada anunciada do novo Mercedes EQC, o primeiro carro 100% elétrico da Mercedes-Benz (já aqui falamos nele, podem ver o artigo aqui), a Audi não podia ficar atrás e anunciou também para breve a chegada do e-tron. Será assim mais um rival para a luta direta com o Tesla Model X e o Jaguar I-Pace.

A Audi equipou este seu SUV 100% elétrico com dois motores assíncronos, um em cada eixo, que garantem assim a tração integral. Os motores fazem dois níveis de potência, ou seja, no modo normal o e-tron conta com 360 cv e 561 Nm, mas no modo Boost, os motores desenvolvem 408 cv e 660 Nm.

Isto faz com que a aceleração dos 0-96 km/h no modo normal seja de 6,4s e no modo Boost desça para os 5,5s. A velocidade máxima em ambos os modos é limitada aos 200 km/h. As baterias têm uma capacidade de 95 kWh, que segundo os responsáveis da marca alemã, podem dar uma autonomia de quase 450 km ao e-tron, segundo já os novos testes de homologação.

As baterias podem ser carregadas até aos 80% de capacidade em apenas 30 minutos em postos de carregamento rápido com 150 kW. Já com uma Wallbox em casa com uma corrente de 11 kW, o e-tron precisa de 8,5 horas para carregar a 100% as baterias. A Audi instalou também um novo sistema de recuperação de energia, que em desaceleração e em travagem consegue carregar a bateria até aos 30% de capacidade. Nada mau!

A nível de design e imagem, este Audi e-tron segue a mesma filosofia do resto dos modelos da marca. A frente tem a enorme grelha cromada, habitual agora nos novos carros da Audi e na traseira destaca-se a grande linha luminosa que liga as duas luzes. Na minha humilde opinião, este é um dos elétricos com melhor cara e com uma imagem mais parecida aos carros ditos normais. As outras marcas têm de aprender com a Audi, pois consegue-se fazer um carro elétrico, bonito e elegante, em vez de ficar a parecer um Alien.

Uma das novidades neste modelo é que não há espelhos retrovisores. Em vez disso, foram instaladas câmaras, que passam as imagens captadas, para ecrãs junto das portas no interior. A Audi garante que com este sistema se poupa 2,2 km de autonomia nas baterias. O interior é muito semelhante ao de outros modelos da marca, claro está com alguns apontamentos diferentes por ser um modelo elétrico.

Este novo Audi e-tron vai ser produzido em Bruxelas, na Bélgica e chega ao mercado ainda antes do fim do ano. Para já ainda não foram divulgados os preços.

Fotos: NetCarShow.com

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.