O nome pode soar a algo estranho ou de outro planeta, mas acreditem que este super desportivo americano, promete meter-se na luta com os “big boys” deste segmento. A SSC North America, nasceu da extinta Shelby SuperCars Inc., e é a empresa responsável por fazer nascer este supercarro.
Depois de uns longos 7 anos de planeamento, a SSC vai começar a produzir o Tuatara já este ano. À primeira vista, os primeiros dados parecem ser promissores. Todo o chassis, carroçaria e jantes são praticamente construídos em fibra de carbono. A SSC anuncia um peso em vazio de apenas 1.247 kg.
Mas, mais importante ainda é o coeficiente aerodinâmico. Pois, pode ter um motor muito potente, mas se o coeficiente for mau, vai custar a “cortar” o ar e a ganhar velocidade. Neste Tuatara, o coeficiente aerodinâmico é de apenas 0.279. Se compararmos com os outros rivais de estrada, o Bugatti Chiron anuncia 0.36, e o Hennessey Venom F5 e Koenigsegg Agera anunciam 0.33. Por isso, o SSC ganha neste duelo.
Passando ao motor que equipa este super desportivo, o Tuatara traz um grande V8 biturbo com 5.9L de cilindrada, que debita 1.350 cv de potência, usando gasolina de 89 octanas, ou 1.750 cv se usarmos gasolina E85 com Bioetanol.
O objetivo de tantos cavalos de potência para a SSC é atingir (ou até superar!!) os 480 km/h de velocidade máxima. Se isso acontecer, esta pequena empresa americana, supera carros de marcas bem maiores e com mais fama nestas andanças.
Se ficou com agua na boca e está interessado em comprar um SSC Tuatara, fique a saber que apenas vão ser produzidas 100 unidades e com um preço a rondar os 545 mil euros. Por isso, não se atrase!!