R1T: Não é nome de medicamento… é uma pickup eléctrica

Terão os norte-americanos ficado rendidos aos veículos eléctricos? Poderão os EV’s substituir os grandes motores de combustão que os senhores do outro lado do “pântano” tanto gostam?

Parece-nos que ainda não, mas é provavelmente o país que mais empresas independentes tem a trabalhar no futuro da mobilidade eléctrica e nalguns casos, como é este da Rivian que vos apresentamos, bastante interessantes.

A Rivian é uma empresa fundada por RJ Scaringe, seu CEO e licenciado no M.I.T.. Desde a sua fundação, cerca de uma década atrás, a startup tem vindo a trabalhar sossegadamente e sem dar muito nas vistas, no desenvolvimento da sua plataforma, mas no corrente Salão de Los Angeles apresentaram o resultado final.

E o resultado de cerca de 10 anos de trabalho chama-se Rivian R1T e é uma pickup de 4 portas que promete trazer o que de melhor se faz na área dos veículos eléctricos. Com um pacote de baterias de 180 kWh para podermos percorrer cerca de 440 Km e 4 motores que perfazem 750Cv de potência, os produtores do R1T afirmam que o modelo vai dos 0 aos 100Km/h em 3 segundos. O desing modular da pickup é pensado para poder fazer um upgrade e colocar radar, GPS, LIDAR (tecnologia óptica de detecção remota… procurem no tio Google, porque percebemos pouco disso!) e o software que permite condução autónoma.

E já agora, quantos quilos pode puxar o R1T, já que é uma pickup, perguntam os leitores? Cerca de 5 toneladas, um pouco menos que a Ford F-150 de 2018 e que é a pickup norte-americana que mais peso pode puxar, cerca de 6000Kg.

As versões mais caras do R1T podem já ser compradas e as restantes ficarão disponíveis pouco depois do lançamento, com o preço inicial deste “burro de carga” norte-americano a atingir os 69000$, cerca de 62 mil €.

Conheçam também o R1S, o SUV da Rivian:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.