Estrada – Range Rover Evoque: mais e melhor!!

Quando pensávamos que a Land Rover só fazia SUV grandes e com pretensões para o Todo-o-Terreno, a marca britânica surpreendeu-nos com o Evoque em 2011. Agora e depois de mais 100 mil unidades vendidas, surge uma nova geração do primeiro SUV urbano da marca.

Apesar de parecer quase idêntico à geração anterior, neste Evoque II nota-se que as arestas e os cantos são ainda mais redondos, e nota-se mais a forma descendente da linha do tejadilho. A juntar a isso, a Land Rover atualizou os para-choques e na dianteira há agora uns novos faróis Matrix LED, que tornam a imagem mais agressiva. Na traseira há também uma nova assinatura luminosa. Os puxadores das portas passam a ser “escondidos” como os do Velar.

Passando para dentro, a Land Rover utilizou o Velar como inspiração para este Evoque II. O painel de instrumentos passou a ser digital com um tamanho de 12,3″. Já ao centro do tablier, passam a estar os dois ecrãs táteis Touch Pro Duo com 10″ de tamanho. Como se trata de uma evolução, o novo Evoque recebeu materiais com melhor qualidade e mais luxuosos.

Como o espaço a bordo, sempre foi um pouco o calcanhar de Aquiles do Evoque, esta nova geração, assenta numa nova plataforma, e por isso, vê a sua distância entre eixos aumentar. Assim os passageiros dos  bancos traseiros, ganham cerca de 20 mm para as pernas. Já a mala também cresceu 10%, passando agora a contar com 591 l de capacidade ou 1.383 l se rebatermos os bancos. Esta nova geração só será vendida em versão de 5 portas.

O novo Evoque passa a ter a tecnologia mild hybrid em todas as motorizações, menos na versão de entrada da gama. Essa versão é a 2.0 Td4 de 150 cv, a única a vir com caixa manual e tração dianteira. A marca garante um consumo de 5,4 l/100 km, 201 km/h de velocidade máxima e 10,5s dos 0-100 km/h. Mas se optarmos pela tração integral para esta versão, o motor passa a incluir a tecnologia mild hybrid e a caixa automática ZF de 9 velocidades (mais rápida, suave e eficiente).

No início das vendas, o Evoque II vai contar com 6 motores de 4 cilindros, 3 a gasolina e 3 a gasóleo. A versão mais potente será a gasolina com 300 cv e 400 Nm, que promete 242 km/h e 6,6s dos 0-100 km/h. No final do próximo ano chegará a primeira versão híbrida plug-in do Evoque. Contará com um motor de 3 cilindros 1.5L turbo com 200 cv/280 Nm, a que se vai juntar um motor elétrico no eixo traseiro com 108 cv/260 Nm. Por baixo dos bancos traseiros ficam as baterias com 11,3 kWh de capacidade.

A nível de tecnologia, o novo Evoque dá um enorme salto e contará com todos os mais recentes sistemas de apoio à condução. A fazer a estreia está o sistema Ground View, com 1 câmara montada na grelha frontal e 2 câmaras montadas nos espelhos retrovisores, que transmitem as imagens para o ecrã principal, onde se pode ver o que está debaixo do carro em realidade aumentada. Uma ajuda fundamental, especialmente em off-road (sim o Evoque é um SUV urbano, mas safa-se bem no fora de estrada, graças ao seu ADN Land Rover). Esta função apenas funciona até aos 30 km/h.

Ainda não existem datas oficiais de quando o Range Rover Evoque II chegará ao nosso mercado. A nível de preços, a versão base 2.0 Td4 com 150 cv, caixa manual e tração dianteira deverá rondar os 50 mil euros.

Fotos: NetCarShow.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.