Estrada – Hyundai i30N Fastback: um N com estilo!!

Todos nós aqui no Chicane gostamos e muito do Hyundai i30N. Já vimos e revimos dezenas de vezes, os vídeos sobre este carro na internet. Mas falta-nos pôr as “mãos na massa” e conduzi-lo, para sentirmos na pele, tudo o que de bom dizem deste primeiro hot hatch coreano.

Estivemos a segundos de conduzir um, mas a oportunidade esfumou-se. Ficou no ar a promessa de que seria para uma próxima vez, caso estivesse mais algum disponível. Continuamos a aguardar para vos trazer tal experiência, na esperança de que não seja uma promessa que o vento levou. Mas promessas à parte, vamos passar ao que interessa.

Já aqui tínhamos falado do i30N e de todos os seus detalhes, que podem consultar clicando na hiperligação. A Hyundai não está para brincadeiras e quer colocar uma versão N em outros segmentos, sem ser o dos hot hatch “puros e duros”. Com o lançamento da versão Fastback para a gama i30, uma carroçaria tipo 3 volumes, que muitas marcas aboliram ao longo dos anos, este novo N chega ao mercado sem concorrentes diretos no seu segmento.

Hyundai-i30_Fastback_N-2019-800-3f

Por fora e visto de frente, este i30N Fastback é igual à versão hatchback. Mas quando começamos a olhar do meio para trás, a linha de altura vai descendo e acaba numa “asa bicuda” que faz os efeitos de um spoiler. Parece quase um coupé de 4 portas. Muito na moda por estes dias. Como se costuma dizer, a beleza é algo subjetivo, mas eu gosto muito desta traseira. Atrevo-me até a dizer que gosto mais desta versão Fastback do que da versão normal do i30N. E como esta versão é 21 mm mais baixa e 120 mm mais longa que a versão hatchback, o coeficiente aerodinâmico melhorou imenso (uma versão TCR baseado no Fastback seria maravilhoso). Assim o coeficiente baixou dos 0,320 Cd para os 0,297 Cd.

Por dentro tudo se manteve igual. Um habitáculo sóbrio, bem construído, com bons materiais, com alguns apontamentos mais racing que um i30 normal e ainda uns bancos de estilo desportivo. Onde tudo muda, e na bagageira. Pois esta versão Fastback conta com 450l de capacidade, ou seja, mais 55l que na versão hatchback. Se procuram mais espaço a bordo no i30N, escolham o Fastback.

 

O i30N Fastback conta com toda a magia de Albert Bierman, o ex-chefe da divisão M da BMW, que agora está a fazer maravilhas no departamento desportivo da Hyundai. Apenas a suspensão deste Fastback, recebeu uma afinação mais macia, para que no modo Normal, a condução seja mais suave e menos “saltitão”, tudo para que a família a bordo não se queixe. Mas, nos modos de condução mais desportivos, a acutilância e o feeling de devorador de curvas mantêm-se.

Torna-se assim numa versão mais civilizada e agradável para o dia-a-dia, mas por baixo, nas miudezas, continua a ser um hot hatch desportivo. Mas não se preocupem, pois o escape desportivo, cheio de “pops e bangs” está lá na mesma, para nos alegrar a alma. Há raters para todos os gostos!!

 

Por baixo do capot, está o mesmo motor 2.0 T-GDi, que conta com dois níveis de potência. No Pack Standard, o motor debita 250 cv de potência, enquanto que no Pack Performance é capaz de expressar 275 cv.

A versão de 250 cv acelera dos 0-100 km/h em 6,4 segundos, já a versão de 275 cv demora apenas 6,1 segundos a cumprir a mesma medição. Ambas as versões têm um binário máximo de 353 Nm (378 Nm em overboost) entregue às rodas da frente. Como é um carro virado para as emoções ao volante, contamos com uma caixa manual de 6 velocidades com função de Launch Control.

 

Se já estão encantados com esta versão Fastback, como eu estou, saibam que chega ao nosso país em março, com um preço de 42.000€ para a versão Standard e de 45.500€ para a versão com Pack Performance.

Fotos: NetCarShow.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.