Estrada – Eis o novo Ford Focus ST

Depois de muitos meses de testes e afinações, eis o novo Ford Focus ST. Só vai chegar ao mercado durante o verão, mas a Ford já revelou todos os detalhes, só para não ficarmos ogados até lá!!

Ora então a nova versão ST do Focus vai contar com dois motores, um a gasolina e outro a diesel, como a versão anterior que saiu de circulação. A gasolina vamos ter debaixo do capot, o bloco 4 cil. 2.3l EcoBoost com 280 cv às 5.500 rpm e 420 Nm entre as 3.000 e as 4.000 rpm. A Ford promete uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 6s.

Já o motor a diesel, para quem prefere consumos mais moderados, e talvez o mais usado para a variante carrinha, contamos com o bloco 4 cil. 2.0l EcoBlue com 190 cv às 3.500 rpm e 400 Nm entre as 2.000 e as 3.000 rpm. O motor a gasolina pode ser acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades de curso curto ou a uma caixa automática de 7 velocidades, já o motor a diesel só conta com a caixa manual.

Esta nova geração do Focus ST conta muita tecnologia vinda de outros carros desportivos da marca americana. Desde do sistema anti-lag no motor 2.3l EcoBoost (nos modos Sport e Track), que mantém o turbo sempre cheio, ao sistema de rev-matching na caixa manual que faz o ponta-tacão automaticamente, ou ao diferencial autoblocante electrónico (apenas no motor 2.3l EcoBoost), para melhorar a tração e podermos colocar toda a potência no chão. Há ainda travões de maior dimensão e pneus Michelin Pilot Sport 4S.

A Ford manteve a mesma suspensão adaptativa do Focus dito normal, com novos modos de condução (Normal, Sport, Slippery/Wet e Track), diminuiu a altura ao solo em 10 mm e aumentou a firmeza das molas 20% na dianteira e 13% na traseira. Tanto por fora, como por dentro, o novo Focus ST não “transpira” tanta agressividade como outros modelos deste segmento.

A Ford manteve um design simples e agressivo q.b (nova grelha, novas jantes em 18” ou 19”, dupla saída de escape e difusor traseiro) mas sem muitos apetrechos demasiado racing. Os mais distraídos podem até pensar que se trata de uma simples versão ST-Line. Por dentro destacam-se os bancos da Recaro, pedais cromados e aplicações em prata acetinada.

O novo Focus ST passa assim um pouco despercebido pela estrada, mas com uma agilidade soberba, superando os seus antecessores, até em circuito, segundo os responsáveis da marca da oval azul.

Fotos: NetCarShow

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.