Estrada – Peugeot 208: de gatinho a leão dos citadinos!!

A Peugeot revelou as primeiras informações sobre a nova geração do seu citadino 208, que vai ser apresentado no Salão Automóvel de Genebra, já a partir de dia 5 de março. E não se esperava outra coisa!! Uma mudança radical, que segue a linha de design dos outros modelos da gama francesa. Se pusermos a geração que sai agora de cena e a nova, lado a lado, é como um gatinho ao lado de um leão!!

Ora a nova geração do 208 assenta na nova plataforma CMP que é 30 kg mais leve que a atual. Também a nível aerodinâmico os benefícios são muitos. Esta plataforma permite ao 208 ter um fundo plano e entradas de ar na frente com abertura eletrónica.

Esta nova geração é mais baixa, mais comprida e mais larga que a atual e isso permite ao novo 208 uma postura muito mais vincada e com um ar desportivo e emotivo. A parte frontal faz lembrar o 508 com as luzes diurnas verticais e na traseira destaca-se a faixa preta que une os dois faróis, com as luzes em forma de garra, como os 3008/5008. A nível de imagem este novo 208 destaca-se ao longe no meio de todos os seus concorrentes de segmento, sem dúvida nenhuma!!

Passando para o interior, o novo 208 também dá um enorme salto. O volante continua a ser pequeno mas agora é achatado na parte de cima, facilitando assim a visão para o painel de instrumentos, que passa a ser 100% digital. A meio do tablier continua a estar um ecrã tátil que consoante a versão escolhida, pode ter 5″, 7″ ou 10″ de tamanho.

A Peugeot promete mais espaço nos lugares traseiros e a possibilidade de levar mais à larga três pessoas no banco traseiro. A nível de qualidade de construção, a Peugeot promete mais materiais moles e agradáveis ao toque no tablier e nas portas. Os bancos também têm um novo desenho para serem mais confortáveis.

A marca francesa vai ter os níveis Access, Active, Allure, GT Line e GT para o novo 208. Nos níveis superiores contamos com faróis full-LED, travão de mão elétrico e até bancos com forro em Alcantara de série. Tudo para que o novo 208 seja muito mais premium que a versão atual.

Já a nível de tecnologia e assistências à condução, o novo 208 dá também um enorme passo à frente. Passamos a ter disponível sistemas como o cruise control adaptativo, estacionamento automático (só com caixa automática), assistente de faixa de rodagem, travagem de emergência com deteção de piões e ciclistas de dia e de noite, deteção de sinais de trânsito, deteção de fadiga no condutor, luzes de máximos automáticas, deteção de ângulo morto, sistema de navegação TomTom com informações de trânsito em tempo real, carregamento de smartphone por indução e integração com smartphones.

A nível de motorizações, a Peugeot disponibiliza uma grande gama de motores logo desde do começo das vendas. A gasolina o 208 vai ter disponível o 3 cil. 1.2l com 75 cv (caixa manual de 5v), 100 cv (caixa manual de 6v ou caixa automática de 8v) e 130 cv (caixa manual de 6v ou caixa automática de 8v). A diesel vai estar disponível o 1.5 BlueHDi com 100 cv (caixa manual de 6v).

Também de início vai estar disponível o e-208 com uma motorização 100% elétrica. Conta com um motor de 136 cv (100 kW) e 260 Nm. A bateria de 50 kWh está arrumada debaixo dos bancos da frente e de trás, de modo a não roubar muito espaço na mala e para contribuir para uma boa distribuição de pesos.

A Peugeot garante uma autonomia de 340 km já segundo os novos testes WLTP. A nível de carregamentos, se forem feitos numa tomada doméstica demora 16h a carregar, se for numa Wallbox de 11 kW demora 5h15 e se for num carregador rápido de 100 kW demora apenas 30 minutos para ter 80% de carga. Este e-208 conta com três modos de condução (Eco, Normal e Sport) e ainda dois níveis de regeneração para as baterias.

Para terminar referir só que esta nova geração do Peugeot 208 vai estar à venda ainda antes do fim deste ano. Para já ainda é cedo para se saber os preços que irá ter, mas devido ao aumento da qualidade a bordo e da dotação de equipamento, prevê-se uns preços um pouco superiores aos atuais.

Fotos: NetCarShow.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.