Estrada – Battista, o primeiro desportivo da Pininfarina

Para quem não sabe, a Pininfarina é uma das casas de design automóvel mais famosas de sempre. Foi nestes ateliers em Itália que foram desenhados mais de uma centena de Ferraris além de carros para outras marcas como a Lancia, a Maserati, a Alfa Romeo e muitas mais.

Depois de desenhar para os outros, a Pininfarina decidiu agora construir um carro com a sua marca. Como está agora na moda, este atelier italiano criou um superdesportivo elétrico. À primeira vista, a nível de design este Pininfarina Battista (recebe o nome do criador da empresa) parece-se muito com o Ferrari 488, pelo o menos na dianteira. Foi a primeira coisa que me veio à cabeça, mal vi a primeira foto deste carro.

Ora como fazer um superdesportivo não é uma tarefa fácil, a Pininfarina contou com a ajuda dos croatas da Rimac. Quem não se lembra do acidente de Richard Hammond no The Grand Tour ao volante de um Rimac!!

O Battista foi apresentado ontem no Salão Automóvel de Genebra e já faz furor junto da imprensa especializada. Com quatro motores elétricos, um em cada roda, este superdesportivo debita 1.900 cv de potência e 2.300 Nm de binário. A marca italiana garante que a aceleração é mais rápida que num monolugar de F1. O Battista nem precisa de 2s para atingir os 100 km/h e precisa apenas 12s para chegar aos 300 km/h. Já a velocidade máxima fixa-se nos 350 km/h.

Este primeiro modelo da Pininfarina conta com um conjunto de baterias com 120 kWh colocado sobre o túnel central e o eixo traseiro. Há ainda uma aerodinâmica ativa e discos de travões de 390 mm com pinças de 6 pistões, para garantir a estabilidade e o controlo deste bólide elétrico a altas velocidades.

Para todos aqueles que reclamam que os carros elétricos não fazem barulho, a Pininfarina criou um sistema que produz um som artificial, para que o Battista ronque e rosne como se tivesse um motor de combustão com mais de mil cavalos.

Este modelo terá uma produção de apenas 150 unidades e chega ao mercado em 2020, ano em que se festeja os 90 anos da criação da Pininfarina.

Fotos: NetCarShow.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.