Estrada – Homenagem ao pai com o novo Koenigsegg

Quando pensamos que os suecos da Koenigsegg não nos podem surpreender mais, eis que engolimos de volta essas palavras. Para a marca de hiperdesportivos, o Salão Automóvel de Genebra é um local sagrado para apresentar as novas criações. E este ano não foi exceção.

No stand da marca sueca encontra-se o novo hiperdesportivo apelidado de Jesko. O Koenigsegg Jesko é uma homenagem ao pai do líder da marca, Christian von Koenigsegg. E debaixo de todo o aparato estético está um motor bombástico e afinado ao mais íntimo detalhe.

Trata-se de um bloco 5.0l V8 biturbo com 1.280 cv de potência às 7.800 rpm e 1.500 Nm de binário às 5.100 rpm. Se usarmos E85 (etanol) a potência sobe para os 1.600 cv. Bloco esse que conta com a cambota mais leve do mundo (flat-plane) de apenas 12,5 kg, dois novos e maiores turbos e um novo sistema de controlo da pressão de ar.

Em relação a outros modelos anteriores, neste Jesko há uma nova caixa de velocidades LST com 9 velocidades e sistema de mudança rápida, que permite por exemplo reduzir de 7.ª para 4.ª, sem precisar de engrenar a 6.ª e a 5.ª. Impressionante!! Outra das vantagens desta caixa é que pesa apenas 90 kg em vez dos habituais 140 kg de outras já utilizadas pela marca sueca.

Para reduzir o peso na balança e acusar apenas 1.420 kg, o Jesko é construído numa monocoque de fibra de carbono e tem também umas jantes de 20″ (à frente) e 21″ (atrás) em fibra de carbono.

Koenigsegg-Jesko-2020-800-03

Para alcançar uma velocidade máxima de 482 km/h sem levantar voo, pois o Jesko é apenas um tração traseira e não integral, é preciso muita aerodinâmica e tecnologia para manter as rodas coladas ao chão. E além de uns pneus Michelin desenvolvidos especialmente para este carro, há ainda a asa traseira de perfil duplo que garante 1.000 kg de downforce a 275 km/h até um máximo de 1.400 kg, um eixo traseiro direcional, amortecedores da Öhlins específicos e milhares de sensores que controlam todos os parâmetros ao detalhe, para que tudo corra bem a estas velocidades.

Apesar de ser a primeira vez que o Jesko vê a luz do dia para se mostrar ao mundo, Christian von Koenigsegg garante que a marca sueca já está a trabalhar numa nova versão deste seu novo hiperdesportivo. Incrível!!

Fotos: NetCarShow.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.