MotoGP – O que podemos esperar da temporada 2019?!

É já neste fim de semana que começa mais uma temporada do MotoGP. No domingo teremos a corrida no Qatar às 17h00 (hora portuguesa) e o grande destaque para nós portugueses vai ser Miguel Oliveira. O piloto de Almada vai fazer a sua estreia na categoria rainha do motociclismo e será algo que ficará para sempre na história do desporto em Portugal.

E com o que podemos contar para a temporada deste ano?! Pois bem, depois de todos os testes de pré-época, as coisas parecem que vão ser muito renhidas e ninguém quer ser o favorito à vitória, para já. Veremos como se desenrola o desenvolvimento das motas depois das primeiras corridas, algo que vai fazer toda a diferença.

Para começar temos o favorito à vitória, quer se goste ou não dele, Marc Márquez em Honda, que depois de vencer três campeonatos seguidos, vai à procura do quarto, com o seu estilo de condução, digamos de faca nos dentes, para não entrarmos em picardias com os seus fãs mais fervorosos.

Marc Marquez

Mas se Dani Pedrosa era um cordeirinho ao lado de Márquez, já Jorge Lorenzo não o vai ser com toda a certeza!! O novo piloto da Honda vai mostrar do que é capaz para vencer de novo um título, e avizinha-se alguns tête-à-tête com Márquez. Dois Alfas na mesma equipa nunca dá bom resultado e a Yamaha que o diga. Lorenzo pode não começar a todo o gás por ainda não estar a 100% depois da operação, mas depois disso vai dar faísca!!

Depois de uma época de 2018 para esquecer, a Yamaha voltou a sorrir nestes primeiros testes do ano, onde Maverick Viñales foi o mais rápido. Veremos se a boa forma e os bons resultados voltam à equipa japonesa que com toda a certeza quer lutar pelo o campeonato. Se a Yamaha estiver mesmo bem afinada, acredito que vamos ver Valentino Rossi a lutar por vitórias e talvez até pelo o título, com os seus 40 anos de idade. Seria algo de extraordinário se acontecesse.

Monster Energy Yamaha MotoGP 2019

Já a Ducati também tem que ser incluída na luta pelo o campeonato depois de ter levado Andrea Dovizioso a ser vice-campeão no ano passado. A marca italiana quer fazer esquecer alguns momentos menos bons da sua mota, no passado recente. Para fazer parceria com Dovizioso vai estar Danilo Petrucci.

Uma equipa que pode surpreender na luta pelos pódios nas corridas será a SRT, a equipa satélite da Yamaha. Pois além de utilizar a mesma mota que a equipa principal, terá Fabio Quartararo e Franco Morbidelli que mostraram bons andamentos nos treinos.

Quem surpreendeu bastante nos treinos foi Álex Rins com a Suzuki. Rápido e certeiro em todas as condições de pista. Joan Mir será o segundo homem da Suzuki.

A KTM foi buscar Johann Zarco para se juntar a Pol Espargaró e fazerem crescer a RC16 da marca austríaca a um bom ritmo. Veremos como corre. A chegada de Dani Pedrosa como piloto de testes também ajudará e muito no crescimento da mota.

A Aprilia também vai ter muito trabalho pela frente para desenvolver a sua mota e conta com Andrea Iannone e Aleix Espargaró para isso.

Na Alma Pramac Racing com a Ducati vamos ter o campeão do ano passado de Moto2, Francesco Bagnaia e Jack Miller. Na LCR Honda contamos com Cal Crutchlow e Takaaki Nakagami. Na Avintia Racing com a Ducati teremos Tito Rabat e Karel Abraham.

Agora para nós portugueses, o piloto mais importante da grelha será Miguel Oliveira. Depois do vice-campeonato no ano passado em Moto2, o piloto português será o primeiro “tuga” a pisar a categoria principal do MotoGP. Vai ser companheiro de Hafizh Syahrin na equipa satélite da KTM, a Tech3.

Miguel Oliveira Red Bull KTM Tech3 2019 MotoGP

Não vamos ter pódios nem vitórias como Miguel Oliveira nos habitou até agora, pois será um ano de adaptação e aprendizagem. Mas nos testes de pré-epoca Oliveira foi mais rápido que o seu colega de equipa que vai para a segunda temporada na classe rainha, e isso é um ótimo sinal. Vamos todos apoiar o nosso piloto e esperar que depois de meia temporada um top10 seja possível de alcançar. Bora lá Miguel!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.