WRC – Thierry Neuville vence o Rali da Córsega

Hoje foi o último dia do Rali da Córsega deste ano, com apenas duas etapas para cumprir, uma delas era a Power Stage final. Antes de começar o dia, Thierry Neuville em Hyundai trazia uma vantagem de 4.5s sobre Elfyn Evans em Ford e de 44.8s sobre Sébastien Ogier em Citroën. Por isso a vitória do rali, se nada de anormal acontece-se estava destinada a Neuville ou Evans.

Sem nada a perder e com uma enorme vontade de vencer, a M-Sport deu tudo o que tinha para pôr o Fiesta WRC de Evans nas melhores condições possíveis. A equipa britânica instalou novos amortecedores e travões, reviu o motor de uma ponta à outra e retirou todo o peso “desnecessário” como as ferramentas de reparação. Era tudo ou nada pela vitória final!!

Na SS13 e com o Fiesta WRC de alma lavada, Elfyn Evans ganhou a etapa seguido de Ott Tänak em Toyota e de Teemu Suninen também em Ford. Já Neuville perdeu muito tempo e foi apenas o quinto mais rápido, perdendo a liderança do rali para o piloto da M-Sport.

Se tudo se encaminhava para a primeira vitória da temporada para a M-Sport, as coisas depressa mudaram. Evans arrancou para a derradeira etapa do rali da Córsega com uma vantagem de 11.5s sobre Neuville mas a meio do caminho um furo fez o piloto do Fiesta perder muito tempo e também a vitória do rali. Tendo que se contentar apenas com o terceiro lugar do pódio.

Assim a vitória final sorriu a Thierry Neuville que desta vez teve a sorte do seu lado. Há que destacar também que o piloto belga da Hyundai não começou da melhor forma mas atacou a fundo no último dia e isso compensou.

Já Sébastien Ogier terminou no segundo lugar. Nada mau para uma prestação fraca do francês que passou quase todo o rali no meio da tabela, sem andamento e a queixar-se que era impossível por o C3 WRC com a afinação correta.

A Power Stage foi ganha por Kris Meeke em Toyota que levou assim os 5 pontos, seguido de Tänak, Suninen, Neuville e Ogier.

Já Elfyn Evans merece um abraço de apoio, pois o piloto mostrou que os carros da M-Sport podem lutar por vitórias mesmo não tendo um condutor de topo dentro da equipa. Mostrou também que quando não comete erros, é um bom piloto e que os outros têm que contar com ele.

De resto e num apanhado geral, Sébastien Loeb em Hyundai teve um rali para esquecer terminando no oitavo lugar. Pareceu muitas vezes um novato, com várias saídas de estrada e piões que o fizeram perder tempo e partir a suspensão. Esapekka Lappi em Citroën não foi além do sétimo posto, depois de nunca ter conseguido encontrar a afinação certa para o C3 WRC. Kris Meeke começou bem com a vitória no shakedown de abertura, mas um furo, uma suspensão partida e problemas nos amortecedores não o deixaram ir além do nono lugar.

Já Jari-Matti Latvala em Toyota teve mais um rali para esquecer. Começou com problemas nas notas, nunca teve os apontamentos corretos, um andamento muito lento e uma enorme falta de confiança em si, fizeram que termina-se a Córsega apenas no décimo lugar. Mais para cima, Dani Sordo em Hyundai terminou no quarto lugar e apenas problemas nos travões impediram-no de talvez ir mais longe.

Teemu Suninen em Ford teve sempre um ritmo calmo para não cometer erros e andou quase sempre no Top-5. Terminou o rali na quinta posição. Já Ott Tänak chegou a liderar o rali e a lutar ferozmente com Elfyn Evans mas vários furos fizeram-no terminar apenas no sexto lugar.

29558618-0F7B-4E40-BFE8-FB411506A018

Já em WRC2 a vitória sorriu ao italiano Fabio Andolfi em Skoda Fabia R5. O piloto de 25 anos venceu com uma margem de 3.9s sobre Nikolay Gryazin. Andolfi chegou a ter 31.6s de vantagem mas um problema na transmissão quase deitava tudo a perder. Em terceiro ficou Kajetan Kajetanowicz em VW Polo R5 a 2m49s de Gryazin.

Em WRC2 Pro a vitória foi para Lukasz Pieniazek em Ford Fiesta pois não havia mais ninguém. Eram apenas dois inscritos nesta classe e Kalle Rovanperä em Skoda foi obrigado a abandonar no dia de ontem depois de ter danificado a roll cage numa saída de estrada.

A próxima prova do campeonato mundial de ralis é na Argentina e realiza-se entre os dias 25 e 28 de abril.

📸 @World/A.Lavadinho/A.Vialatte/C.Lopez/G.Makai/R.Oliveira

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.