Estrada – Ford Kuga, um Focus de botas altas

A Ford apresentou ontem em Amesterdão a nova geração do Kuga. Uma geração totalmente nova, assente na plataforma C2, a mesma do novo Focus. E a primeira coisa em que se repara ao olhar para as fotos desta terceira geração do Kuga, é que o seu design é bastante inspirado e copiado do novo Focus.

Principalmente na frente, com uma grelha igual e bastantes “feições” iguais às do Focus. Já na traseira a história repete-se. Parece quase um Focus mas a “calçar” umas botas com um grande salto! Se querem saber a minha opinião quanto ao desenho deste novo Kuga, até gosto bastante da traseira mas a parte da frente ainda estou a ver se consigo digerir tais mudanças. Mas para já ainda me faz doer a barriga!!

Em comparação com a geração que sai de cena, este novo Kuga é 90 kg mais leve e cerca de 10% mais rígido. Também a nível de medidas, é 89 mm mais comprido, 44 mm mais largo e a distância entre eixos aumentou também 20 mm. Já a altura foi reduzida em 20 mm, mas não comprometeu o espaço a bordo para as cabeças, antes pelo o contrário.

Quando abrimos a porta e entramos, vemos que o interior é decalcado do novo Focus. A única grande diferença é o painel de instrumentos que neste modelo é 100% digital com 12,3″ de tamanho.

Por dentro há agora mais espaço para a toda a família. Nos lugares da frente há agora mais 57 mm a nível da anca e mais 43 mm a nível dos ombros. Nos lugares de trás, temos mais 35 mm para a cabeça, 20 mm para os ombros e 36 mm a nível da anca.

A nível de equipamento o novo Ford Kuga oferece o já habitual nos novos modelos da marca. Contamos com sistema de som da B&O, head-up display, sistema SYNC3 com ecrã tátil de 8″, carregamento wireless. No campo da segurança, o Kuga traz cruise control adaptativo, Lane Keeping System, reconhecimento de sinais de trânsito, Active Park Assist e sistema de pré-colisão com deteção de peões e ciclistas.

A nível de motores, o novo Kuga surge como o modelo da Ford com mais escolhas neste momento. Há versões para todos os gostos. Desde dos motores a gasolina e a diesel, a que se juntam uma versão híbrida, híbrida plug-in e mild-hybrid.

Começando pelos os motores convencionais e mais “sujos” temos disponível a gasolina o 1.5 EcoBoost com 120 e 150 cv de potência. A versão de 150 cv conta com sistema de desativação de cilindros. Nos diesel contamos com o 1.5 EcoBlue de 120 cv e o 2.0 EcoBlue de 190 cv, que pode equipar com tração integral.

Já a versão mild-hybrid está associada ao motor diesel 2.0 EcoBlue com 150 cv. Troca o alternador por um sistema de arranque/gerador por correia e um sistema elétrico de 48V. Assim segundo a Ford, esta versão faz um consumo de 5l/100 km e 132 g/km.

Passando aos motores mais limpos, o novo Kuga vai ter disponível uma versão híbrida normal, combinando um motor 2.5l a gasolina em ciclo Atkinson, um motor elétrico e uma bateria de iões de lítio. A Ford anuncia consumos de apenas 5.6l/100 km e 130 g/km. Chega ao mercado em 2020.

Já a versão híbrida plug-in combina um motor 2.5l a gasolina em ciclo Atkinson, um motor elétrico e uma bateria de 14.4 kWh de capacidade. A Ford promete 225 cv de potência e uma autonomia em modo 100% elétrico de 50 km. Quanto a consumos este modelo promete 1.2l/100 km e 29 g/km. Já a bateria demora cerca de quatro horas a carregar numa tomada de 230V. Esta versão vai estar disponível logo desde do lançamento do Kuga no mercado.

Como é costume com todos os modelos da Ford, o novo Kuga vai estar disponível com os níveis ST-Line, Titanium e Vignale. Para já ainda não há data certa para esta terceira geração do SUV da Ford chegar ao nosso mercado nem os preços que irá ter.

Fotos: NetCarShow.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.