WRC – Thierry Neuville lidera Rali da Argentina

Não é só em Portugal que tem chovido muito, pois na Argentina a chuva não para de cair. Se nos outros anos, o pó era o inimigo dos pilotos, este ano ao que tudo indica, será a lama a dar suores frios e muitos problemas.

Ott Tänak em Toyota foi o vencedor do shakedown de abertura e depois seguiu em ritmo forte e venceu também a SS1. Logo atrás veio Ogier em Citroën a 1.6s e Kris Meeke a 1.7s.

Já na SS2 os Toyota continuaram a mostrar um andamento forte, e Kris Meeke venceu a etapa fazendo menos 1s que Tänak. Já Andreas Mikkelsen em Hyundai foi o terceiro mais rápido fazendo mais 2s que Meeke. A lama em abundância começou a fazer das suas e a atrasar bastante o andamento dos pilotos. Ogier em Citroën andava no 7.º lugar à geral e Thierry Neuville em Hyundai no 11.º lugar.

A SS3 acabou por ser cancelada devido ao mau tempo que se fazia sentir. A organização não garantia as condições mínimas de segurança e acabou por anular esta etapa da prova.

Passando para a SS4, o troço continuava a ter enormes “piscinas” de lama a causar problemas aos pilotos. Mas apesar das dificuldades, a vitória da etapa sorriu a Thierry Neuville em Hyundai, seguido de Kris Meeke em Toyota com mais 2.5s e de Sébastien Ogier em Citroën com mais 6.5s. Com o sexto lugar de Tänak, Kris Meeke saltava para a liderança do Rali da Argentina.

Andreas Mikkelsen em Hyundai e Esapekka Lappi em Citroën tiveram furos lentos que os atrasou ainda mais. Os Ford da M-Sport vinham em 6.º com Elfyn Evans e em 10° com Teemu Suninen.

Antes de irem ao parque de assistência os pilotos realizaram a SS5 e todos eles optaram por um andamento cuidado, de modo a não terem nenhuma má surpresa pelo o caminho. Assim Andreas Mikkelsen em Hyundai venceu a etapa. Neuville foi segundo e Ogier terceiro, ambos a 1.8s.

Na SS6 Ott Tänak com o Yaris WRC foi o mais rápido seguido de Dani Sordo que fez mais 1s e de Andreas Mikkelsen com mais 3.1s, ambos em Hyundai. Kris Meeke mantém a liderança do rali mais apenas com 0.7s de vantagem sobre Tänak.

Tänak continuou a puxar pelo o Toyota Yaris WRC e venceu também a SS7 seguido de Thierry Neuville a 7.8s e de Sébastien Ogier a 10.2s. O francês da Citroën ainda apanhou um pequeno susto mas tudo correu bem. Já Jari Matti-Latvala em Toyota continuava mal e já perdia 30s para Tänak. Quem teve uma má etapa foi Kris Meeke que perdeu muito tempo e também a liderança do rali.

A SS8 foi a última etapa do dia e se toda a gente pensava que ia ser mais uma vitória para Tänak, a verdade é que não foi bem assim.  Um pião atirou o piloto estónio para a terceira posição. Assim a liderança do rali passou para as mãos do belga Thierry Neuville com uma vantagem de 11.9s sobre Ogier em Citroën. Esapekka Lappi destruiu o C3 WRC num despiste mas saiu ileso juntamente com o seu co-piloto.

O melhor Ford no fim do dia é Elfyn Evans, que ocupa a 6.ª posição à geral mas já a 38.2s do primeiro lugar. Nos WRC2 Pro o líder é Mads Ostberg com o Citroën C3 R5 e nos WRC2, Pedro Heller lidera com o Ford Fiesta R5.

📸 @World / a. Lavadinho / a. Vialatte / c. Lopez / R. Oliveira / G. Oyola / J. Nuñez

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.