Estrada – O Soul está de volta em modo elétrico

A KIA apresentou agora mais uma nova proposta para o mercado dos automóveis elétricos. O novo KIA e-Soul, é nada mais nada menos que a terceira geração do Soul EV. A marca coreana fez a este modelo uma grande transformação, tanto por fora como por dentro, para o tornar numa proposta séria para este segmento.

A nível do design a KIA tornou este e-Soul num carro com um ar mais jovem e futurista, em algumas partes, talvez futurista de mais, mas como se costuma dizer, gostos não se discutem. A nível de tamanho, o e-Soul cresceu bastante. Aumentou 55 mm no comprimento, 30 mm na distância entre eixos e 5 mm na altura.

Por dentro, este modelo está mais cómodo que a geração anterior, tendo melhorado a acústica a bordo. Passa a haver três tipos diferentes de revestimento, além de acabamentos em 3D nas portas. Contamos ainda com dois ecrãs digitais, um para o painel de instrumentos e outro de 10,25″ ao centro, que controla todo o sistema multimédia.

Inclui Apple Car Play, Android Auto, além de outras aplicações conectadas à internet, que nos permite saber como está o tempo ou o trânsito em tempo real. Em opção podemos equipar o e-Soul com extras como o sistema de som da Harman & Kardon, carregamento de smartphones por wireless, bancos aquecidos e refrigerados, entre muitos outros.

A bagageira conta com 315l de capacidade que aumenta para os 1.339l se rebatermos os bancos. A KIA equipou este e-Soul com mais painéis em alumínio na carroçaria, reduzindo assim o peso. Há agora uma suspensão multibraço no eixo de trás, que melhora o conforto a bordo. Também a direção e a travagem foram melhoradas para reduzir os movimentos bruscos da anterior geração. Segundo a marca coreana, a regidez torsional aumentou em 25%.

Para mover este e-Soul podemos escolher dois motores diferentes. Temos a versão Mid Range com um motor de 136 cv/395 Nm e um conjunto de baterias com 39 kWh e uma autonomia de 276 km ou a versão Long Range com um motor de 204 cv/395 Nm e um conjunto de baterias com 64 kWh de capacidade que permite uma autonomia de 452 km.

Ambas as versões quando ligadas a um posto de carga com 100 kW de potência demoram 42 minutos a carregar dos 20% aos 80% de carga nas baterias. Como acontece com outros carros elétricos, este novo KIA e-Soul conta com pastilhas no volante que permitem controlar a força da regeneração nas travagens e tem ainda três modos de condução (Eco, Eco+ e Sport).

Este novo KIA e-Soul tem chegada prevista ao mercado europeu ainda no primeiro semestre mas a nível de preços, a marca coreana ainda não revelou nada. Como já é habitual a garantia é de 7 anos ou 150.000 km.

📸 NetCarShow.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.