Estrada – VW quebra recorde dos elétricos no Nordschleife

A Volkswagen foi ao Nordschleife garantir que era a mais rápida nos automóveis elétricos. Se em 2017 ficámos estupefactos com o tempo de 6:45.90 alcançado pelo o NIO EP9, a marca alemã decidiu agora levar o seu ID.R à Alemanha e estabelecer um novo recorde na categoria dos carros 100% elétricos.

Assim o VW ID.R com o muito experiente Romain Dumas ao volante fez um tempo de 6:05.336. Menos 40s é obra!! A este novo recorde no Inferno Verde, o protótipo da VW conta ainda com o tempo mais rápido em Pikes Peak e na rampa do Goodwood Festival of Speed no seu currículo.

Como Pikes Peak e o Nordschleife têm uma morfologia de terreno totalmente diferente uma da outra, a Volkswagen teve que fazer algumas mudanças no seu ID.R. Se a nível de potência, os dois motores elétricos mantiveram os mesmos 680 cv (500 kW) e 650 Nm, já as baterias levaram uma nova calibração. Também o chassis e a aerodinâmica foram revistas e reforçadas e os pneus foram também alterados.

Claro que há gente a dizer que talvez não seja justo para o NIO, pois esse carro com “cara” de protótipo foi construído numa edição limitada de 16 unidades (mais de 1 milhão de euros cada unidade!!) e tem licença para circular na estrada, o que lhe restringe o seu formato e todos os elementos aerodinâmicos que pode usar, para se tornar mais rápido, já o VW ID.R é apenas um protótipo criado de raiz e ao pormenor para quebrar recordes.

Mas, visto de outra forma, vale a pena lembrar que o NIO EP9 tem quatro motores elétricos que debitam 1.360 cv de potência e o VW ID.R “só” tem dois motores a debitar 680 cv. Por isso aqui a aerodinâmica fez toda a diferença!

📸 Frozenspeed

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.