CTCC – Rodolfo Ávila soma pontos importantes em Xangai Tianma

Rodolfo Ávila somou importantes pontos numa terceira jornada atribulada do Campeonato da China de Carros de Turismo (CTCC) que teve lugar este fim-de-semana no Circuito de Tianma, nos arredores da metropolitana cidade de Xangai. 

Depois do triunfo na jornada anterior, mesmo sabendo que os carros apoiados pela SAIC Volkswagen carregavam 30kg de lastro para este evebto, Ávila estava convicto que era possível obter mais um resultado positivo numa pista onde foi pole-position em 2018, no entanto, uma série de circunstâncias fora do seu controlo impediram pelo menos uma merecida subida ao pódio.

A sessão de qualificação, cujos tempos determinam a grelha de partida da segunda corrida do fim-de-semana, não correram de feição para Ávila. Devido a problemas que limitaram a performance do motor do VW Lamando, o piloto português de Macau não foi além do 10º melhor tempo, um resultado muito aquém das suas capacidades. Contudo, no sorteio das posições para primeira corrida, Ávila ficou colocado na primeira linha da grelha de partida.

Na primeira corrida do fim-de-semana, Ávila manteve a segunda posição no arranque e assumiu a liderança após um período de “safety-car”. No entanto, a quatro voltas do término, quando defendia a primeira posição, o VW Lamando nº9 foi literalmente abalroado por um oponente, entrando em pião. Ávila ainda regressou à pista para ver a bandeirada de xadrez no oitavo lugar, tendo sido promovido a sétimo classificado após aplicada uma penalização ao vencedor da corrida por uma infracção quando o “safety-car” se encontrava em pista.

“Começamos a corrida com pneus usados, pois a equipa optou por guardar os pneus novos para a corrida de domingo que é mais longa. No final da corrida estava com bastante subviragem e perdi alguma da vantagem que tinha conseguido. Já no final da corrida, quando defendia a primeira posição, levei um toque intencional e o meu carro entrou em pião. Não havia tempo para recuperar e é um pouco frustrante que mais uma vez tenha perdido um bom resultado devido a uma atitude menos correcta de um adversário”, disse Ávila no final da corrida.

Na corrida de 27 voltas de domingo, Ávila fez um bom arranque e rapidamente subiu até ao quinto lugar ao fim de três voltas. O piloto da SVW333 Racing parecia capaz de ir mais além, todavia a mecânica do seu carro não o permitiu, terminando no sexto lugar.

“Comecei a perder potência de motor logo no início da corrida e foi por isso que não consegui subir mais posições. Nas curvas e travagens chegava-me aos meus adversários, mas nas rectas fugiam todos. Com o passar das voltas, o problema agravou-se e concentrei-me apenas em levar o carro até ao fim. O fim-de-semana não correu como gostaria em termos de resultados, mas somamos importantes pontos para o campeonato de pilotos e construtores que podem ser muito relevantes quando fizermos as contas finais da temporada”, explicou Ávila.

Com estes resultados, Ávila manteve o 5º lugar na classificação de pilotos quando estão disputadas três das oito jornadas duplas do campeonato. A SAIC Volkswagen lidera a classificação de construtores, onde enfrenta a oposição da KIA, BAIC, Ford e Toyota.

O campeonato de automobilismo mais popular da República Popular da China, que este ano celebra o seu décimo quinto aniversário, prossegue dentro de quinze dias, no fim-de-semana de 6 e 7 de Julho, no circuito permanente da província costeira de Zhejiang.

Press Info

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.