50° CIVR – Muita(s) história(s) em exposição

Abriu ontem ao público no Museu do Som e a da Imagem de Vila Real, uma exposição que marca as 50 edições do Circuito Internacional de Vila Real.

Estão expostos fatos, capacetes e outros items de vários pilotos que marcaram ou continuam a marcar a vida deste Circuito. De Manuel Fernandes a Edgar Florindo, passando por Pedro Salvador, Rafael Lobato e até Esteban Guerrieri, entre outros.

Para além desses objectos, uma variada mostra fotográfica que atravessa todos os períodos do Circuito. São fotografias magníficas, que nos mostram a paixão da cidade em relação às corridas e até, o afecto dos pilotos em relação ao traçado e às suas gentes.

Pessoalmente, a fotografia de Sir Stirling Moss a receber palmadas nas costas depois de vencer a prova em Julho de 1958 e o capacete de Sidónio Cabanelas, marcam a exposição do Museu do Som e da Imagem e da C.M. de Vila Real. Não consigo explicar o porquê (e não faltam pontos fortes à exposição), mas estes dois artigos saltaram à vista. Pertencem à história de uma cidade e de um Circuito que me faz sonhar e se pudesse viajar no tempo seria a Vila Real que voltaria todos os anos de corridas desde 1931.

Com mais esta iniciativa, a história de um local obrigatório para quem gosta de desporto motorizado, é reavivado e são lembrados todos os heróis deste circuito: os que competiram e competem dentro de pista, mas também, todos aqueles anónimos que permitem que o CIVR seja uma realidade mesmo que com muitas dificuldades à mistura de ano para ano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.