WTCR – Os estreantes em Vila Real

A 50º edição do Circuito Internacional de Vila Real tem novamente como “cabeça de cartaz” o FIA WTCR, a Taça do Mundo de carros de turismo. No entanto, são 9 pilotos da competição que vêm pela primeira vez ao circuito português. E quem são eles? Só gente conhecida com certeza.

Augusto Farfus #8

O brasileiro nascido em 1983 tem um currículo invejável. Já passou pelo ETCC, WTCC e pelo DTM, isto “apenas” nas séries de turismos. Piloto BMW, venceu no ano passado, com muita classe, a Taça do Mundo de GT’s realizada em Macau e é colega de equipa na BMW de António Félix da Costa.

Ocupa o 10º posto no WTCR aos comandos de um Hyundai i30N TCR das cores da BRC Hyundai N LUKOIL Racing Team e vai ter este fim de semana o primeiro contacto com a pista transmontana.

Attila Tassi #9

O húngaro é colega de equipa de Tiago Monteiro na KCMG e é actualmente 22º na classificação geral da competição. O jovem de 20 anos terminou em 2º no TCR International Series em 2017, lutando com Jean-Karl Vernay pelo título.

Niels Langeveld #10

Mais conhecido na Holanda e na Alemanha, onde competiu no ADAC TCR Germany, Langeveld vem a Vila Real com um dos Audi da Comtoyou Racing e ocupa o 23º posto da geral.

O holandês já venceu uma Leon Eurocopa em 2016 e tem-se mostrado aguerrido no WTCR.

Johan Kristoffersson #14

Bicampeão do WRX em 2017 e 2018, Kristoffersson tem também um curriculum assinalável nos turismos, tendo competido no STCC (Scandinavian Touring Car Championship) desde 2011 e vencendo essa competição no ano passado.

Chega a Vila Real no 14º lugar da classificação, depois de uma excelente vitória no Nordschleife na última ronda. É piloto da Sebastien Loeb Racing e apresenta-se ao volante de um VW Golf GTi TCR.

Kevin Ceccon #31

Este miúdo italiano “roubou” o lugar na Team Mulsanne a meio da temporada de 2018 do WTCR e apresentou-se logo com uma vitória. Este ano ainda não venceu nenhuma corrida com o Alfa Romeo Giulietta Veloce TCR, mas já subiu ao pódio.

Foi campeão no AutoGP em 2011.

Benjamin Leuchter #33

Outro piloto um pouco mais desconhecido do público português. Este alemão da Sebastien Loeb Racing ocupa o 13º posto da geral e vem, à semelhança de Kristoffersson, de uma vitória e uma pole position no seu traçado, na Alemanha.

No curriculum tem duas vitórias do VLN alemão, mas em classes diferentes, assim como foi primeiro nas 24h do Dubai de 2018 em TCR.

 

Daniel Haglöf #37

21º da geral com 35 pontos, Haglöf vem da Suécia e traz consigo na bagagem duas vitórias e 6 pódios no STCC em 2018, terminando em 3º no campeonato. É também co-fundador da PWR, a equipa que lhe colocou um Cupra TCR nas mãos para esta época de WTCR.

Foi várias vezes campeão em séries de iniciação, tanto na Suécia como na Alemanha e conta também, com a conquista do GT4 Nordic Cup e dos GT’s suecos.

 

Mikel Azcona #96

O piloto espanhol deverá ser mais reconhecido em Portugal ao contrário do que acontece com alguns dos nomes acima. É vencedor em título do TCR Europe em 2018, num ano que teve que lutar muito para poder festejar essa conquista.

É colega de equipa de Haglöf, mas tem mais potencial que o sueco, ou pelo menos, é-lhe reconhecido isso mesmo. Piloto oficial da Cupra, apresenta-se como não podia deixar de ser, com um Cupra TCR. Já subiu ao pódio no WTCR e ocupa a 6º posição da geral.

Andy Priaulx #111

O mais conhecido e mais experiente dos estreantes em Vila Real. Uma verdadeira lenda dos turismos, Priaulx já competiu em motocrosse, no ETCC, no BTCC, nos V8 australianos, nos GT’s, no WTCC e no DTM, tendo sido até piloto de testes da Williams na F1. Passou por pistas como Nürburgring, Macau, Sebring, Boavista e Le Mans, entre outras, faltando-lhe só mesmo Vila Real.

Foi por 3 vezes campeão do WTCC…

tudo o que pudéssemos escrever sobre Andy Priaulx seria sempre pouco, tendo em conta tudo o que este piloto já viveu dentro de pista. Ficaremos atentos durante o fim de semana para ver como o britânico se vai comportar no Lynk & Co. 03 TCR nas ruas de Vila Real.

Anúncios

2 pensamentos sobre “WTCR – Os estreantes em Vila Real

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.