Open de Velocidade / Vila Real – Fábio Mota fecha fim-de-semana positivo

Fábio Mota terminou o fim-de-semana da 50º edição do Circuito Internacional de Vila Real com dois triunfos no seu nome, realizando um balanço claramente positivo da sua passagem pelo traçado citadino vilarealense. 

Depois da vitória de sábado, o domingo começou com mais um triunfo na segunda corrida do Campeonato Open de Portugal FPAK de Velocidade, apesar de ter arrancado da segunda posição da grelha de partida.

O gaiense, protagonizou um arranque fulgurante, assumindo o comando ainda nos primeiros metros de prova. A partir de então, Fábio Mota imprimiu um andamento impressionante, registou a melhor volta da corrida com o tempo de 2m00,687s, concluindo os vinte e três minutos e uma volta de corrida com uma vantagem de mais de vinte e um segundos para o segundo classificado.

Com dois triunfos nas duas primeiras provas, o piloto de Vila Nova de Gaia assegurava a pole-position para a corrida principal, de quarenta minutos e uma paragem nas boxes obrigatória.

O início da prova não correu da melhor forma ao homem da Lema Racing, que perdeu o comando no arranque. No entanto, logo na segunda volta, Fábio Mota realizou uma ultrapassagem magistral, ao suplantar o seu adversário por fora na dantesca Descida de Mateus, recuperando a liderança.

O piloto de Vila Nova de Gaia parecia caminhar para mais uma vitória certa, tal o seu andamento, construindo uma vantagem de mais de dezassete segundos para os seus perseguidores, quando estavam cumpridas nove voltas e entrou para as boxes para realizar o seu “pit-stop”. No entanto, então, já o homem do Audi R8 LMS GT3 tinha sofrido um “Drive Through” devido a uma infracção no procedimento de partida.

Para agravar ainda mais a situação do português, o seu carro entrou em “safety mode” assim que saiu das boxes, perdendo mais de dois minutos, o que o atirou para oitavo, depois de resolver o problema e de cumprir a sua penalização.

Fábio Mota não baixou os braços e encetou uma recuperação impressionante a um ritmo alucinante, ganhando consistentemente mais de três segundos por volta aos mais rápidos. Apesar do pouco tempo que faltava para a bandeirada de xadrez, o piloto de Vila Nova de Gaia, conseguiu ainda ascender a quarto, recuperando a volta que perdera para o líder, posição em que terminou a derradeira corrida do fim-de-semana.

No final da corrida, o gaiense estava satisfeito com o seu desempenho. “O dia começou muito bem, com mais um triunfo, mas na da tarde, nem tudo correu bem, com um problema técnico e uma penalização. Contudo, evidenciei um andamento forte, venci corridas e mostrei que, em circunstâncias normais, ganharia também a terceira. Contudo, existem muitas contingências nas corridas e acabei por ter algumas contrariedades que me impediram de concretizar o potencial que demonstrei ao longo de todo o fim-de-semana. Ainda assim, realizei uma recuperação muito boa e dei espetáculo para o muito público que estava no circuito, que era um dos meus objectivos”, sublinhou Fábio Mota.

O piloto de Vila Nova de Gaia, com dois triunfos, um quarto lugar, uma pole-position e três voltas mais rápidas, faz um balanço muito positivo de mais uma participação em Vila Real, até por que destaca diversos factores para além dos resultados. “Foi um grande fim-de-semana! Trouxe um carro fantástico que fortaleceu a grelha de partida do Campeonato Open de Portugal FPAK de Velocidade e entusiasmou o extraordinário público de Vila Real. Evolui muito ao longo destes três dias, fui cada vez ficando mais à-vontade com o carro e marquei tempos fantásticos, tendo sido o mais rápido ao longo do evento. Adorei o carro e seguramente que o meu futuro passa pelo regresso aos GT, depois de seis anos nos Turimos. Quero agradecer à Lema Racing por terem feito esta longa viagem e me terem apoiado em mais uma participação em Vila Real. Uma vez mais, o seu apoio foi muito importante”, concluiu Fábio Mota.

A temporada do gaiense prossegue já no próximo fim-de-semana com mais uma etapa do Campeonato de Portugal FPAK de Karting.

Press Info

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.