CPK – Campeonato de Portugal de Karting KIA já atribuiu título virtual em Viana do Castelo

Um total de 75 pilotos disputaram este fim de semana a quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, no Kartódromo de Viana do Castelo. A jornada organizada pelo Clube Automóvel do Minho já entregou o título de campeão nacional Juvenil a Adrian Malheiro, enquanto Romeu Mello (Iniciação), Noah Monteiro (Cadete), Tomás Ribeiro (Júnior), Luís Caetano (X30), Ricardo Borges (X30 Super Shifter à geral e Sénior), Hugo Marreiros (X30 Super Shifter Master) e João Dias (X30 Super Shifter Gentleman) também saíram vitoriosos na prova minhota.

Categoria Iniciação 

Os mais jovens pilotos do Karting nacional também voltaram a mostrar a sua determinação em Viana do Castelo, num pelotão onde Romeu Mello garantiu um fim de semana praticamente perfeito. O líder do campeonato venceu as duas mangas de qualificação e também triunfou na Final, onde teve forte oposição de Guilherme Morgado. O jovem piloto de Loures foi o segundo classificado nas mangas e na Final, enquanto Joana Lima completou o pódio de Viana do Castelo, ao terminar no terceiro posto.

Xavier Lázaro foi o mais rápido nos treinos cronometrados e conseguiu dois terceiros lugares nas mangas e o quarto lugar na Final. Francisco Iglesias completou o top 5 e estabeleceu a melhor volta da Final (1m21,264s), enquanto Francisco Correia foi o sexto classificado em Viana do Castelo.

Categoria Cadete 

Na categoria Cadete, que teve 17 pilotos em Viana do Castelo, Pedro Cachada começou por estabelecer a pole position nos treinos cronometrados e Maria Germano Neto impôs-se na primeira manga de qualificação. Na segunda manga, vitória para Noah Monteiro, que também triunfou na corrida decisiva, subindo ao pódio acompanhado por Tiago Lima e Tomás Gomes. Santiago Alves, o autor da volta mais rápida da corrida (52,359s), foi o quarto classificado da Final, terminando na frente de Rodrigo Seabra, que também integrou o top 5. A corrida decisiva ficou marcada por um incidente provocado por João Maria Gouveia, já na última volta, que impediu Maria Germano Neto e Martim Marques de terminarem nos dois primeiros lugares.

Categoria Juvenil 

Líder da categoria Juvenil à chegada a Viana do Castelo, Adrian Malheiro confirmou a sua superioridade na ronda minhota e sagrou-se virtual bicampeão nacional. O jovem luso-espanhol foi o mais rápido nos treinos cronometrados e depois ganhou as duas mangas de qualificação e a Final, deixando Manuel dos Santos no segundo lugar, com o jovem piloto de Lisboa a registar ainda a melhor volta da corrida (50,111s). José Pinheiro também lutou pelos primeiros lugares e completou o pódio no circuito minhoto, terminando na frente de Francisco Costa, que voltou a demonstrar evolução, e do jovem moçambicano Rúben do Vale, que fez a sua estreia absoluta a competir em Portugal.

Categoria Júnior 

A categoria Júnior chegou a Viana do Castelo com Luís Alves na frente do campeonato e o jovem piloto de Guimarães começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, vencendo depois a manga de qualificação de sábado. No domingo, Ivan Domingues foi o mais forte na segunda manga de qualificação e seriam estes dois pilotos a discutir o triunfo na Final, embora ambos tenham sido penalizados na corrida decisiva.

Tomás Ribeiro foi, assim, o vencedor da Júnior em Viana do Castelo, chegando ao seu segundo triunfo da época, depois da vitória obtida em Fátima. Henrique Cruz recuperou até ao segundo lugar final, na frente de Luís Alves e Ivan Domingues, os dois principais candidatos ao título, que será decidido em setembro, no Kartódromo de Baltar. Registo ainda para Luís Leão, que em Viana do Castelo também conseguiu terminar nos cinco primeiros.

Categoria X30 

O pelotão da categoria X30 Sénior foi o mais extenso nesta quarta prova da temporada, com um total de 21 pilotos a alinharem na pista de Viana do Castelo. O líder do campeonato, Guilherme de Oliveira, começou por garantir a pole position nos treinos cronometrados, mas foi Luís Caetano a surpreender a concorrência nas duas mangas de qualificação.

O jovem leiriense, que está apenas na sua terceira época no Karting de competição, confirmou a sua rapidez na Final minhota e chegou à primeira vitória da sua (curta) carreira. Manuel Leão foi o segundo classificado na corrida decisiva e terminou na frente de Mariana Machado. O líder Guilherme de Oliveira foi quarto classificado no final e autor da volta mais rápida (44,491s). O top 5 em Viana do Castelo ficou completo por Lourenço Monteiro, que tinha ganho a prova anterior, em Leiria.

Categoria X30 Super Shifter 

A categoria onde competem os karts equipados com caixa de velocidades viu Tiago Teixeira ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, no sábado, com o piloto de Paredes a bater depois toda a concorrência nas duas mangas de qualificação.

Na Final, foi Ricardo Borges o primeiro a ver a bandeira de xadrez, triunfando à geral e na categoria Sénior, com escassos 0,332s de vantagem sobre Tiago Teixeira. Líder do campeonato absoluto à chegada a Viana do Castelo, Hugo Marreiros foi o terceiro classificado da geral e o vencedor entre os Masters, enquanto Rodrigo Ferreira e Ana Rita Teixeira – a competir com uma lesão nas costelas – completaram o top 5. O madeirense João Dias, por sua vez, voltou a ganhar na categoria X30 Super Shifter Gentleman.

A quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA disputa-se no Kartódromo de Baltar, nos dias 14 e 15 de Setembro.

Press Info

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.