Tudo pronto para Daytona!

Estamos a chegar ao fim de janeiro e ao fim de um período em que temos pouco para ver no que a corridas diz respeito. As 24h de Daytona estão prestes a começar e vamos poder matar saudades de uma boa corrida!

Sim é verdade, tivemos o Dakar durante duas semanas, mas pessoalmente não sou muito fã da prova. Admiro e respeito quem participa e, quem sabe, surgindo a oportunidade talvez me aventurasse a fazer o rali mais duro do mundo (talvez não, na verdade!), mas sou fã da precisão, da velocidade pura, das lutas porta com porta e das pit babes (que agora já não existem para pena nossa). As 24h de Daytona são a primeira prova de resistência do ano e provavelmente uma das melhores.

Arrisco a dizer que prefiro ver as 24h de Daytona do que as 24h de Le Mans. Le Mans é fantástico em todos os aspectos, mas Daytona tem para mim um encanto mais especial ainda… talvez sejam as saudades das corridas a falar mais alto. O desafio da pista é grande, pois é um traçado estreito, curto e que exige dos pilotos concentração máxima. Um espirro mal dado pode ser a diferença entre vencer e ficar de fora a meio da prova. E como é um traçado relativamente curto, os pilotos estão constantemente a lidar com tráfego, o que com quatro categorias e respectivos andamentos diferentes, se torna num desafio ainda maior.

A lista deste ano conta com 38 carros, o que é pouco para uma prova desta envergadura (no ano passado eram 47), mas há motivos mais que suficiente para ver a prova, nem que seja para apoiar os nossos quatro pilotos portugueses que estarão em prova.

Nos DPi, as máquinas que lutarão pela vitória à geral, teremos 8 carro em prova e dois pilotos portugueses a lutar pela vitória. Desta vez, Filipe Albuquerque e João Barbosa estarão em carros diferentes, com Albuquerque a fazer tripla com Pipo Derani e Felipe Nasr (Cadillac #31 da Action Express) e João Barbosa a fazer equipa com Sebastien Bourdais e Loic Duval (Cadillac #5 da JDC Miller-Motorsports). Ambos têm de ser considerados favoritos à vitória pois guiam a máquina que tem dominado nos últimos três anos e por terem ao seu lado companheiros de equipa de grande qualidade. Se tiver de escolher algum, tenho de me inclinar para Albuquerque, pois a equipa onde está inserida tem muita experiência e os brasileiros andam que se fartam, sendo, para mim, a dupla mais rápida do IMSA na actualidade.

É preciso também contar com os Mazda. No ano passado eram o equivalente ao Usain Bolt numa prova de 5000 metros. Muito rápidos no início, mas sem pernas para mais. A fiabilidade deu dores de cabeça à parceria Mazda/Joest, mas pelos vistos o foco nos últimos meses tem sido evitar esse tipo de problemas e se a Mazda tiver uma fiabilidade decente, poderá facilmente entrar nas contas pela vitória. Foram os mais rápidos no ROAR, teste que antecede a prova e estão fortes. Os Acura tiveram um ano 2019 muito bom (o BoP também ajudou) e este ano apesar do BoP menos favorável, também são favoritos… mas tenho o feeling que são os “menos favoritos”. Tendo em conta os meus últimos feelings, que ninguém se espante se ganharem. Afinal estamos a falar de provas de resistência.

Nos LMP2 são apenas quatro carros, por isso não vale a pena perder tempo com eles. São a classe menos interessante e a vitória há de cair para o #38 ou para o #52, os mais rápidos no ROAR. Boa corrida e aproveitem, mas vamos falar do que interessa.

Nos GTLM temos menos carros que no ano passado, mas sete carros é o suficiente para dar boas corridas (já vimos corridas de F1 começar com menos e ficamos satisfeitos). Os Porsche parecem ser os favoritos, depois de um 2019 arrasador em que ganharam tudo o que havia para ganhar. Mas cuidado com os novos Corvette, que apesar de ainda cheirarem a novo e ser a primeira prova oficial, mostraram potencial. O único Ferrari em prova fez a pole no ROAR e tem de ser tido em conta e os BMW continuam a ser os mais lentos. Não estão a milhas dos adversários, muito pelo contrário, mas para vencerem têm de ser perfeitos… e quem consegue ser perfeito em 24h?

Por fim nos GTD temos 18 carros, para todos os gostos e feitios. Os Lexus, e os Lamborghini pareceram estar em forma tal como os Acura mas há dois carros que nos interessam particularmente. O Acura #57 da Heinricher Racing de Álvaro Parente com a companhia de Misha Goikhberg, Trent Hindman, AJ Allmendinger, que esteve muito bem no ROAR e tem “cabedal” para lutar pela vitória, contando sempre com a magia de Parente.

O outro carro no qual estaremos focados será o #98 Aston Martin #98 da Aston Martin Racing com Ross Gunn, Mattias Lauda, Andrew Watson e Pedro Lamy. Este ano o português tem maiores probabilidades de lutar por um bom resultado pois Paul Dalla Lana está a recuperar de lesão e não irá pilotar, o que é uma vantagem, pois tem sido ele a estragar os planos nas últimas passagens por Daytona do português.

Se tivermos o grande azar de nenhum dos dois compatriotas estar na luta até ao final, iremos torcer pelo “Lambo” #19 da GEAR Racing, com uma equipa 100% feminina. É que esta malta além de muito gira, tem muito talento e tem uma decoração fantástica. Christina Nielsen e Katherine Legge já são conhecidas e a última já deu umas voltas com Parente (foi colega do português na época 2018 estando na luta pelo título do IMSA até ao fim – mentes maldosas). A Tatiana Calderon vai trocar os fórmulas pelos GT e a Rahel Frey completa a equipa. Se não forem portugueses que sejam caras bonitas no pódio.

Temos assim muitos motivos para ver esta prova… só falta saber as horas a que a acção começa:

Quinta, 23 de Janeiro
15:00 – Treino Livre 1
17:45 – Treino Livre 2 (GTD/ LMP2 Silver/Bronze)
18:00 – Treino Livre 2 (GTLM / DPI)
21:15 – Qualificação GTD
21:40 – Qualificação GTLM
22:05 – Qualificação DPi/LMP2

Sexta, 24 de Janeiro
0:15 – Treino Livre 3
14:50 – Treino Livre 4

Sábado, 25 de Janeiro
18:40 – Início da Corrida

 

Quanto à transmissão é fácil, é só seguir este link: https://imsatv.imsa.com/

Lista de Inscritos AQUI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.