Estrada – Mais de €1.1 mil milhões para o novo Seat Leon

A SEAT apresentou hoje nas suas instalações em Martorell o novo SEAT Leon, um modelo que vai animar o segmento compacto. O construtor investiu mais de 1.1 mil milhões de euros para desvendar um veículo com propulsores mais eficientes, níveis superiores de conectividade e assistência à condução, melhor dinâmica e uma estética com mais impacto no mercado.

O SEAT Leon sempre foi um elemento central na gama da marca e também uma referência no segmento, argumentos comprovados com as mais de 2.2 milhões de unidades vendidas no decurso das três gerações. A quarta geração foi desenhada e desenvolvida para dar continuidade a esta enorme façanha e levá-la ao patamar seguinte em termos de conectividade, eficiência, dinamismo e segurança.

“O SEAT Leon é o nosso modelo mais vendido e queremos que continue num excelente trajecto. Portanto, a SEAT investiu mais de 1.1 mil milhões de euros no novo SEAT Leon, maioritariamente no desenvolvimento  e melhoria dos métodos de produção.” disse Carsten Isensee, Presidente em exercício da SEAT e Vice-Presidente Financeiro e de IT. “2019 foi um ano de recordes para a empresa. Vendemos mais de 570,000 automóveis, o maior valor nos nossos 70 anos de história e também alcançamos um dos maiores valores de produção de sempre, ao completarmos mais de 500,000 automóveis em Martorell. Uma excelente base de arranque para iniciar 2020” acrescentou Isensee.

O novo Leon reúne a filosofia de design que está no centro de todos os veículos que saem da linha de produção SEAT, juntando confiança, elegância e dinâmica ao segmento compacto, enquanto acrescenta em simultâneo a coerência, serenidade e a maturidade presentes em poucos outros veículos.

O novo SEAT Leon foi desenhado, desenvolvido e é produzido em Barcelona, na fábrica da marca em Martorell.

Design: evolução geral das dimensões e uma presença ainda mais marcante

Na base da sofisticada estética está a evoluída plataforma MQB Evo que proporciona as dimensões, a flexibilidade e adaptabilidade às exigências da equipa de design, trazendo um importante sentido de proporções ao design da próxima geração.

Na variante de cinco portas, o novo SEAT Leon apresenta-se com 4,368mm de comprimento (+86mm), 1,800mm de largura (-16mm) e 1,456mm de altura (-3mm). A distância entre eixos tem 2,686mm, o que representa mais 50mm face à terceira geração do SEAT Leon.

A versão Sportstourer do novo Leon tem 4,642mm de comprimento (+93mm), 1,800mm de largura (-16mm) e 1,448mm de altura (-3mm). A distância entre eixos chega aos 2,686mm, mais 50mm do que na anterior geração.

O novo SEAT Leon nasce sobre a sensualidade do seu antecessor, mas com uma personalidade mais forte, ajudado pelas superfícies mais suaves e na perfeita fusão de cantos e curvas nos pontos certos. E enquanto a estética exterior é o que atrai o olhar, o estilo também realça a eficácia da aerodinâmica melhorada; o coeficiente de arrasto do novo SEAT Leon melhorou em cerca de 8% em relação à anterior geração.

Na frente do novo SEAT Leon, o design assume uma forte personalidade, com uma ligação tridimensional entre a grelha e os faróis dianteiros. Os faróis LED surgem recuados, formando um efeito de sobrancelha, com um foco mais pronunciado que torna instantaneamente reconhecível a assinatura luminosa.

As superfícies do novo Leon evoluíram, com formas mais marcantes, dando ao design um tratamento mais elegante, com mais mudanças e nuances de cor consoante a incidência da luz na superfície pintada, com evolução permanente ao longo da carroçaria. Isto cria um veículo com multicamadas, e com uma estética sombreada sempre diferente.

A emoção e a criatividade prosseguem na secção traseira do novo SEAT Leon. Realçada pelo filamento de iluminação LED a toda a largura e também na forma do volume da bagageira, desenhada para manter a personalidade do veículo. Tanto o sistema de iluminação como a asa criam linhas que transmitem a sensação de velocidade, mesmo quando o carro está parado.

O interior do novo SEAT Leon é o pináculo da funcionalidade, do minimalismo e da suavidade. A superfície suave, esguia, mas ampla do tablier transmite a sensação de leveza com um certo grau de “flutuabilidade”.

Tudo no habitáculo foi concebido para ser ergonomicamente preciso, aumentando o conforto interior para os ocupantes. Quer seja no lugar do condutor, como passageiro ou num lugar traseiro.

O protagonismo no interior é assumido pelo ecrã de infotainment de 10”, com reconhecimento de gestos, concebido para interagir e permitir uma interacção precisa com os ocupantes, reduzindo a necessidade de botões físicos. No entanto, as funções críticas continuam a ser controladas por comandos mais convencionais.

O novo SEAT Leon funde o seu apelativo design com o grande sentido prático. O SEAT Leon de 5 portas oferece uma bagageira com 380 litros (valor idêntico ao da anterior geração), enquanto o Sportstourer garante 617 litros de capacidade, 30 litros adicionais em relação à geração precedente.

Novo SEAT Leon: iluminando o caminho ao segmento

O novo Leon leva ao limite as possibilidades da tecnologia de iluminação possível no segmento, tanto no interior como no exterior do automóvel.

A luz branca fria dos opcionais faróis full LED com a assinatura da marca e uma luminosidade sem precedentes integram todas as funções principais: médios, máximos, luzes de dia e indicadores de mudança de direcção activos.

Os espelhos retrovisores do veículo têm integrados os indicadores LED e nos veículos com os opcionais full LED, incluem também luzes de cortesia que dão as boas vindas aos passageiros, projectando no solo a palavra “Hola!” logo que o carro é activado.

O novo Leon também inclui indicadores de direcção dinâmicos, tornando a direcção de viragem mais clara e, portanto, mais segura.

Por dentro, a próxima geração do SEAT Leon evolui a experiência a bordo com um sistema de iluminação envolvente que acrescenta personalidade ao interior. A iluminação varre toda a secção dianteira do habitáculo, de porta a porta, através do topo do tablier, criando um arco de luz que sustenta um carácter muito vivo no interior do Leon, mudando de cor e de tonalidade consoante as necessidades. Mas não são luzes apenas decorativas, uma vez que garantem as funções-chave como a iluminação do ângulo morto ou de assistência à saída.

Conectividade: o primeiro automóvel completamente conectado

O novo SEAT Leon é o primeiro automóvel da marca totalmente conectado. No coração dos sistemas do Leon está o SEAT Digital Cockpit, que junta um ecrã de 10.25” ajustável pelo utilizador, ao sistema de infotainment. O sistema normal de Media inclui um ecrã de 8.25” compatível com funcionalidade áudio do smartphone, enquanto o maior ecrã de 10” do sistema Navi oferece a navegação conectada a 3D, ecrã Retina e controlo natural de voz além do reconhecimento de gestos para simplificar a interacção com o utilizador.

O sistema Full Link é a porta de entrada para a conectividade, permitindo aos utilizadores emparelharem os seus dispositivos ao sistema de infotainment, trazendo o ecossistema digital para o veículo. Portanto, quer pretenda importar a sua lista de contactos para o automóvel, a música que ouve no dia a dia ou o sistema de mapas, ficam todos disponíveis e acessíveis numa forma controlada, intuitiva e segura, não distraindo o condutor da estrada, utilizando o sistema de infotainment ou os comandos de controlo integrados no volante.

Com a opcional Connectivity Box que permite a carga indutiva através dos protocolos Qi, os utilizadores não precisam de preocupar-se com a perda de energia nos momentos críticos.

A Unidade de Conetividade Online com um cartão SIM embutido significa que o novo SEAT Leon nunca perderá a ligação com o mundo digital. Isto significa que algumas funções do infotainment usam informação em tempo real a partir da nuvem, adicionando uma dimensão adicional ao sistema de navegação. Em futuros desenvolvimentos, o sistema permitirá aos utilizadores acederem às apps presentes no sistema de infotainment, podendo ser actualizadas a qualquer momento.

Não é apenas a possibilidade de fazer uma chamada de emergência (manual ou automática) mas também a capacidade de transferir informação importante para os serviços de emergência como a posição da viatura, o tipo de motor, a cor ou o número de passageiros, tornando mais fácil a prestação de socorro.

O cartão eSIM embutido também significa que o SEAT Leon beneficia do serviço eCall, que contacta directamente os serviços de emergência em caso de acidente.

Acrescentem-se as capacidades da app SEAT Connect, que pode ser descarregada para o seu smartphone, que dão controlo remoto a uma panóplia de funções que ajudarão a maximizar a diversão do condutor e também a melhorar a segurança.

Motorizações: vasta gama dos motores mais avançados

O novo SEAT Leon foi desenvolvido tendo em conta o mundo real, com uma gama de motorizações que passam a incluir três variantes electrificadas que potenciam ainda mais a eficiência. A nova geração do carro compacto dispõe de unidades a gasolina (TSI), diesel (TDI), gás natural comprimido (TGI), mild-hybrid (eTSI) e híbrido plug-in (eHybrid), cada uma concebida para entregar os mais elevados padrões de performance e de condução, garantindo aos clientes a combinação ideal de veículo e motor que corresponda às necessidades específicas.

A oferta do novo Leon no âmbito dos motores a gasolina passa sempre por unidades com injecção directa e turbocompressor capazes de debitar níveis de potência entre 66kW/90CV e 140kW/190CV. Os dois níveis mais baixos de potência, que produzem 66kW/90CV e 81kW/110CV, recorrem ao 1.0 TSI de três cilindros que serão usados no SEAT Leon pela primeira vez; e os motores maiores de 1.5 litros (96kW/130CV e 110kW/150CV). No topo da pirâmide coloca-se o 2.0 TSI com 140kW/190CV, unidade de 2.0 litros associada à transmissão de dupla embraiagem.

O diesel continua a revelar-se uma tecnologia importante na redução das emissões de carbono, e o novo Leon dispõe de três opções diesel: todas as unidades de dois litros 2.0 TDI com potências de 85kW/115CV e de 110kW/150CV.

O novo SEAT Leon inclui a opção pelo 1.5 TGI a GNC, unidade de 1.5 litros que produz 96kW/130CV de potência.

Pela primeira vez, o novo SEAT Leon também recebe a tecnologia mild hybrid (sTSI), que permite ao modelo compacto um patamar de eficiência ainda superior (1.0 TSI 81kW/110CV e 1.5 litros de 110kW/150CV, ambos exclusivamente com transmissão DSG). À medida que a SEAT alarga o uso da electrificação, a quarta geração do Leon também inclui uma sofisticada variante híbrida plug-in. Casando o motor TSI de 1.4 litros com propulsor elétrico, um pack de baterias de iões de lítio de 13kWh com a caixa de seis velocidades DSG, resultando num conjunto capaz de produzir 150kW/204CV de potência e um alcance exclusivamente elétrico de 60km (WLTP).

Safety: o SEAT mais seguro de sempre introduz sofisticados sistemas de assistência

A segurança está no coração do novo SEAT Leon. Integra alguns dos mais avançados sistemas de ajuda à condução disponíveis, incluindo o cruise control adaptativo preditivo, e emergency e travel assist, tornando-o no automóvel mais seguro alguma vez fabricado pela marca.

As diversas tecnologias significam que o SEAT Leon analisa o ambiente à sua volta para oferecer a máxima protecção independentemente do cenário que possa desenvolver-se enquanto ao volante, elevando a segurança ao nível seguinte.

Graças ao DCC Dynamic Chassis Control do novo SEAT Leon, o amortecimento e o comportamento do veículo podem ser alterados dependendo das condições e das exigências do condutor, tornando o veículo mais confortável.

A tecnologia de chassis adaptativo lê em permanência as condições da estrada, levando simultaneamente em consideração o raio de viragem, grau de aceleração e de travagem, ajustando a suspensão e optimizando o amortecimento de cada roda para garantir um nível de conforto e dinâmica como nenhum outro.

O novo SEAT Leon encarna os valores da marca e assume o seu objectivo de garantir o melhor veículo possível. Com a próxima geração Leon, o segmento dos compactos sentirá uma força de mudança quando o veículo for lançado no segundo trimestre de 2020.

Press Info

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.